Versão Tumbleweed OpenSUSE

Olá pessoal.

Eu estava satisfeito com Ubuntu, até que começaram a surgir uns probleminhas e fui “contaminado” pelo Distro Hopping novamente… hahahha

A ideia do Tumbleweed é ficar atualizando infinitamente, correto? Então quer dizer que eu teria todos os recursos do Leap antes e não precisaria ficar instalando uma nova versão 15.2, 15.3, etc?

Uma coisa me preocupa: a questão de atualizar e quebrar alguns pacotes. Existe alguma opção de pausar a atualização ou ter uma opção fácil de snapshot?

Obrigado.

O Tumbleweed é uma distro Rolling Release sem ser Bleedding Edge. Ou seja, é de atualização contínua, sem versionamento, ao contrário do Leap. Traz os pacotes mais recentes sim, mas relativamente testados pela curadoria da distro e por usuários-cobaia (que optam pela versão BE, o Krypton). O seu padrão de formato de arquivos é btrfs, daí fica fácil fazer rollbacks (voltar atrás se der pau). E como em toda distro, há um bom controle sobre quando atualizar - elas aparecem mas por padrão só são baixadas e instaladas sob comando do usuário.
É uma distro muito bem arrumada, bonita, testei-a algumas vezes em máquina virtual, mas ainda não coloquei em produção - foi por pouco, o distrohopping andou chiando por aqui faz uns dias! Não é das mais simples de usar, acho as da base Arch (Manjaro/Endeavour/Garuda/Reborn etc.) um pouco mais fáceis de mexer. Mas acho que o estudo para seu uso super vale a pena

3 curtidas
3 curtidas