Versão do kernel linux

atualizar a versão do kernel linux traz alguma diferença???

Depende do hardware do PC. Tanto pode trazer melhorias, como pode nem fazer diferença como pode até ser pior. Tudo depende do hardware que usar no PC. Por exemplo o meu tem uma gráfica NVIDIA GT 720 M, as ultimas drivers diz que não é compatível então tive de instalar a versão 390 que me fez baixar a versão do kernel para 4.19 porqe o driver não era compatível com a versão 5 do kernel que vinha no Linux Ubuntu 19.04.

Cumpz

1 Curtida

se seu pc for mais novo, ele vai ser mais beneficiado que um pc antigo, mas a vantagem é ter os patches de correção de alguma vulnerabilidade atualizados

1 Curtida

O assunto kernel é bem extenso! Resumindo: Se seu computador está funcionando bem, não vai ter vantagem significativa. Se algum hardware não está funcionando, talvez o novo kernel dê suporte melhor para ele.

Entrando no detalhe, o kernel tem diversas opções para configuração. São mais de 6000 itens para decidir quais estarão presentes. Uma recompilação do mesmo kernel já pode trazer mudanças significativas. Quem decide a configuração o kernel é a distribuição. Por isso que as vezes alguem encontra problema com uma distro, muda e o problema é resolvido. Quem se habilitar pode fazer o próprio kernel, adicionando módulos, dizendo quais recursos estarão disponiveis. Isso é uma tarefa avançada que toma tempo (inclusive leva horas a compilação do código) e escolhas erradas podem fazer que o seu computador nem inicie com o novo kernel.

1 Curtida

Fica a dica de leitura: https://www.diolinux.com.br/2019/03/kernel-linux-50-lancado-mas-voce-realmente-precisa-atualizar.html

3 Curtidas