Versão beta do Linux Mint 20 já está disponível para download

Baixei a imagem ISO, e usei o K3b para gravar em DVD.

Recomenda-se usar Pendrive, mas aí, a receita é mais complicada, pois existem inúmeros modos de gravar a imagem ISO no Pendrive.

Tem tudo explicado aqui:

Mint 20 beta Xfce
https://blog.linuxmint.com/?p=3917

Mint 20 beta MATE
https://blog.linuxmint.com/?p=3916

Mint 20 beta Cinnamon
https://blog.linuxmint.com/?p=3915

Sim, a interface KDE. A ISO eu sei como instalar

Acho que é com o comando

sudo apt install kubuntu-desktop

Eu andei lendo um pouco sobre a nova versão. É uma pena que deixará de ter suporte a arquitetura de 32 bits, agora preciso fazer um senhor upgrade no meu PC para usar a nova versão do Mint.

Mas essa nova versão nem vai mudar muita coisa, se vc fazer um upgrade no pc SÓ pra rodar a nova versão do mint nem vale a pena, melhor continuar no 19.3 que vai durar uns anos ainda uai

Achei ruim eles difcultarem a instalação de snaps, tudo bem não vir por padrão, mas não precisa colocar impecilhos pra instalação do snapd. Já estava com forte vontade de instalar o Ubuntu 20.04, depois dessa minha decisão só de consolidou, vou migrar pro Ubuntu 20.04 e abandonar o Mint assim que o trabalho me permitir formatar o meu computador.

2 curtidas

Por que é um hater não vê? Nem se deu ao trabalho de justificar por que o mint não tem relevância. Além de Hater é preguiçoso, pra falar a verdade é difícil até acreditar se ele usa alguma distro linux.

1 curtida

Instalei tudo pelo Synaptic:

Primeiro, instalei o apt-xapian-index, para adicionar ao Synaptic um filtro que facilita o trabalho.

Em Sections (à esquerda), selecionei Meta Packages (universe) e filtrei kde (no alto), para ver as opções existentes.

Descartei logo o kde-full, que instala coisas demais, pois não queria a suíte PIM, nem Games etc.

Examinei kde-plasma-desktop e kde-standard, para ver o conteúdo ─ basta selecionar um dos dois, clicar com o botão direito, exibir Propriedades, e ir para a aba Dependências. ─ Nenhum desses 2 me convenceu.

(Se filtrar plasma, aparecem essas 2 opções e mais kubuntu-desktop, que não me interessou).

Depois, examinei a sessão KDE Desktop Environment, e tenho a impressão de que mandei instalar só o pacote Plasma Workspace, que tinha o menor número de dependências: “só” 401 pacotes.

Depois, instalei o pacote kde-baseapps, da mesma seção, com uns 21 pacotes básicos, que ainda faltavam.

Em seguida, instalei o SDDM (6 pacotes), ─ e durante sua instalação o dkpk / apt / Synaptic pergunta qual Display Manager você quer utilizar daí por diante. ─ É fundamental mudar do LighDM para o SDDM, para obter o melhor resultado, e isso precisava ser feito antes de sair do Xfce.

Reiniciei o computador, escolhi Plasma na tela de Login, e funcionou tudo ok.

Kate, Gwenview e outras coisas avulsas, instalei depois, já com o KDE funcionando.

1 curtida

Atualizei o Quadro neste domingo:

Falta fazer upgrade do Fedora 31 para o 32, mas isso exige uma hora de muita calma ─ é simples, mas é bom fazer com calma.

O novo Gdebi ta top, ta funcionando melhor do que o antigo

Eu estava pensando, acho que todo essa polêmica do Mint por causa dos Snaps, pode gerar algumas consequências, por exemplo, dar uma forçada na canonical a abrir o código do back end da Snapstore, gerar um certo marketing para o Mint (Vi muitos usuários considerando muito o Mint por tal atitude) e o colocando nos centro das atenções.

1 curtida

Se isso é bom ou ruim, vamos ver no futuro.

Sim… se vc acessar canais gringos vai ler comentários do tipo… "O Linux Mint age mais como uma comunidade e o Ubuntu mais como uma empresa. Mint parece se preocupar mais com os usuários, o último não. Esta é a razão pela qual eu gosto mais do Linux Mint do que do Ubuntu. Posso dizer o mesmo para outras distribuições direcionadas à “comunidade”.

Eu mesmo não gosto de Snaps… é lento pra abrir… compromete o desempenho do sistema (e há quem diga que tem telemetria embutida) e sendo assim eu encaro o snapd como um trojan comedor de memória… Então se o Clem não mudar de idéia até o lançamento da versão final, vai me poupar o trabalho de ter que remover essa praga a cada instalação…

Deixo claro que não sou contra Containers (desde que funcionem) … uso Flatpaks e mesmo reconhecendo que não são perfeitos, é o que melhor me atende

3 curtidas

Linux mint é um sistema gostoso de usar, bem fácil de se adaptar. Principalmente quem vem do windows.
Sempre que alguém opta pelo linux eu indico e instalo o Mint.

2 curtidas

Depois das declarações infelizes do Clement Lefebvre e da solução infantil de bloquear a instalação fácil do snapd me fizeram desanimar muito do Linux Mint, juntando com todo o potencial desperdiçado nesses anos todos me fizeram deixar de recomendá-lo, na minha empresa agora recomendo o Ubuntu e já comecei a ter um feedback melhor do que esperava.

Estou a ficar farto do KDE e do Kubuntu (outra vez SDA :sweat_smile:)
Será que vale a pena esperar pela versão oficial ou instalar já uma beta? O SDA é mais forte :joy:

1 curtida

Acho que esperar pela oficial é melhor, enquanto isso pode testar o Solus na versão budgie, é uma experiencia diferenciada :laughing:

1 curtida

Que tal é? O meu maior receio é o eopkg e os pacotes…

1 curtida

Não aguentei… :sweat_smile:

Espero que corra tudo bem!

2 curtidas

Cara… vai tranquilo

Estou com ele instalado desde o segundo dia após o lançamento e a versão beta tá muito mais estável do que outras distros finais que se dizem “estáveis”

Acho que o único bug que encontrei até agora foi na instalação do Mint-Meta-Codecs através do link em multimídia… mas pelo Synaptic foi de boa

Instalei ele em um PC c/ video NVidia e em 2 Notes com vídeo Intel… e tá rodando liso

1 curtida