Existe algum aplicativo ou comando para verificar a Porcentagem de Bateria de Dispositivos Bluetooth?
Utilizo Zorin OS 17.1 Core
Existe algum aplicativo ou comando para verificar a Porcentagem de Bateria de Dispositivos Bluetooth?
Utilizo Zorin OS 17.1 Core
A forma mais fácil, é instalar a extensão Bluetooth Battery Meter, que esta disponível no site de extensões do Gnome.
E provavelmente você vai ter que instalar o Extensions Manager. E se mesmo assim não funcionar, aí temos que habilitar um recurso que vai habilitar o nível de bateria de dispositivos Bluetooth.
A forma que conheço para isso, envolve o Terminal e editar um arquivo de configuração do Bluetooth.
Primeiramente, devemos editar o arquivo /etc/bluetooth/main.conf
. Você pode usar o nano
, que é o editor de texto via Terminal mais amigável que eu conheço. Nesse caso o comando seria:
sudo nano /etc/bluetooth/main.conf
E ao abrir o Nano procure pela linha #KernelExperimental = false
. Se estiver com a cerquilha (#
), retire ela e mude o false
para true
, ficando desse jeito:
KernelExperimental = true
Salve o arquivo no nano com o Ctrl + O e saia do nano com Ctrl + X.
Reinicie o sistema. Isso deve fazer o sistema mostrar o nível de bateria tanto por meio da extensão Bluetooth Battery Meter quanto pelo Configurações > Energia.
Eu usei esse tutorial na época aqui no diolinux, tem uma matéria explicando sobre isso.
Usei no linux mint que tenho no meu Tri-boot e em seguida usei no peppermintOS mas o peppermint não veio instalado o gerenciador bluetooth, daí usei o comando “sudo apt-get install blueman” para instalar o gerenciador, depois disso usei o tutorial e resolvido.