Tenho um pc com windows 10 e kubuntu 22.04 em dual boot. Toda vez que inicio o linux, ele demora um pouco a carregar pois mostra a seguinte mensagem por quase 1min: “Pressione ctrl+c para cancelar todas as verificações de ficheiros de sistema em progresso”. Antes do kubuntu, eu estava com o ZorinOs baseado no Ubuntu 20.04. Não havia esse problema. Quando atualizei pro ZorinOs 16, esse problema apareceu e a mensagem ficava cerca de uns 2min. Migrei para o Kubuntu e o tempo ficou menor, mas ainda incomoda. Alguém sabe o porquê e como resolve?
Então, isso não é um problema, é um comportamento padrão que as distros tem (nas baseadas no Ubuntu aparece essa mensagem, que permite interromper a verificação). Na verdade, é bom que isso aconteça. Agora, se está demorando demais, isso depende de algumas coisas: se é HD de 5400 ou 7200 rpm ou se e SSD, seu tamanho, se tem algo mais atrasando…
Três sugestões:
No grub, digite “e” na entrada do Kubuntu, tire as palavras “quiet” e “splash” e observe possíveis mensagens de erro
Uma vez no Kubuntu, abra o terminal e rode systemd-analyze blame. Caso queira algo mais detalhado, roda systemd-analyze critical-chain. O que aparecer de anormal diga aqui (snapd não é anormal de comer tempo de boot, ele demora mesmo)
Rodando um sistema em live (pode ser o Zorin ou o Kubuntu mesmo), abre o Gparted e verifica a integridade dos discos (ele é um jeito gráfico de rodar o fsck)
Não consegui acessar o grub, desculpe a falta de experiência . Pesquisando deveria ser pressionando ESC ou SHIFT na hora do boot, certo? Com ESC ele abre a bios, com shift ele fica pausado na tela que mostra marca da placa mãe;
Rodei os dois comandos e o que seria algo “anormal” de acontecer? Em anexo posto foto com as saídas (foto e não print porque não tinha tempo de na minha mesma máquina editar essa resposta)
Aparentemente tá tudo normal. Boot em cerca de 1 min num HD de 5400 é o esperado, o snapd ser o serviço mais lento tbm. Seria sim bom verfificar o disco, mas nada fora do comum aí - quando eu tinha o Manjaro instalado num HD de notebook, era mais ou menos isso que ele demorava a dar boot; ficou mt mais rápido quando instalei um SSD no laptop.
Minha opinião: tá tudo normal aí, e fique feliz que o sistema verifique a integridade antes do boot, coisa que o Windows acho que não faz. Evita problemas sérios - imagina perder teu TCC pq o disco corrompeu antes de salvar o arquivo?
Parece que esse primeiro lerda o boot pq joga os logs de uma pasta “recentes” pra uma “antigos” (isso dizendo grosso modo). Dá uma olhada no tamanho da pasta var/log e como limitar seu tamanho… esse palpite eu dei baseado nisso aqui:
rsrs
é, acho que é melhor mesmo eu juntar um dinheiro e comprar um ssd. Cronometrei 1min45s agora entre o Enter na opção linux do grub e a tela de login. Sempre tá aparecendo também essa mensagem antes da tela de login:
Talvez seja algo com o hd mesmo também, sei lá…
Prum HD de 5400 1’45" tá ruim não. Já essa mensagem aí, nunca vi. Mas não necessariamente precisa fazer algo, dá uma pesquisada pra ver se não é algo inofensivo…
Pensa, se fosse Windows 10, esses 1’45" seriam, provavelmente, uns 5 ou 6 minutos. Windows é bom em algumas coisas, tempo de boot não é uma delas, nunca foi