Olá pessoal!
Encontrei este tutorial na internet e achei bem interessante. Já utilizo o VeraCrypt em modo gráfico há um certo tempo. Porém queria fazer a experiência de utilizá-lo somente em modo texto.
Tudo aí deu certo de boa. Mas como costumo sempre tentar encontrar novas possibilidades, fiquei me perguntando se seria possível exibir os asteriscos no momento de digitar a senha de montagem do volume. Embora, deixando o tamanho da senha visível já viesse a ser algo visto como uma certa vulnerabilidade, dependendo do caso de uso, seria melhor para o usuário poder conferir sua senha de modo ainda seguro (asteriscos) antes de tentar montar, evitando assim um certo número de tentativas erradas.
Bora lá…
Usando o seguinte comando, tirado do tutorial acima:
veracrypt -t -k "" --pim=0 --protect-hidden=no /dev/sdb1 /mnt/sdb1/
A senha é solicitada no modo padrão, oculta.
Caso adicione --display-password
, a senha é completamente exibida.
Poderia ser diretamente pelo comando de montagem do volume ou através de um script que solicitasse a interação do usuário, armazenasse a senha digitada em uma variável “X” e em seguida, adicionando ao comando -p ${X}
ele montasse o volume. Já que a variável seria destruída após a finalização do script, não teria problema para determinadas possibilidades (novamente, dependendo do caso de uso).
A questão é que usando o read -s
para solicitar esta senha que seria armazenada na variável “X” o comportamento é o mesmo que solicitando diretamente pelo comando do VeraCrypt.
Como estou sempre procurando algo diferente para praticar encontrei este outro tutorial para fazer isso com a senha [sudo]. Daí tirei a ideia de aplicar a mesma logica ao VeraCrypt em modo texto.
Se alguém puder ajudar, agradeço muito!