Velocidade nextcloud

Eai gente, vou ser direto, fiz um servidor nextcloud e ja consigo me conectar tanto na rede local como fora dela utilizando o no-ip, só que notei uma coisa, a velocidade fora da rede local parece reduzida mesmo tendo uma boa conexão, existe alguma configuração de limitação ou tudo isso está relacionado com o hardware da maquina? Pq o hardware que eu coloquei o servidor a principio para testes é oq eu estou utilizando e julgo dizer que não é ruim não, está conectado a cabo numa porta de rede 10/100/1000 e tem 8 gb de ram e ainda é um processador amd de 8 nucleos, rodando manjaro, saberiam me dizer oq poderia estar limitando a transferência?

Obs por exemplo, baixo dois arquivos iguais, um no google drive e o outro no nextcloud, utilizo o 4G do celular pra testar a rede de fora, os dois baixam, mas o do google drive baixa um arquivo de 10 megas em 2 segundos, enquanto no nextcloud baixa em uns 20 segundos

Isso é limitação de rede cara, acredito que você não tenha um link dedicado para expor o Nextcloud para Internet, não adianta, haverá um atraso para efetuar o download por conta de vários fatores como latência e limitação de banda por exemplo.
É até uma “covardia” você comparar o Google Drive com o seu Nextcloud, o Drive tem uma infraestrutura gigantesca por baixo como CDN, Datacenter, link dedicado etc. Mas enfim, não é um problema de hardware e sim uma limitação de rede.

Tinha até esquecido desse tópico, eu ja tinha me respondido no mesmo dia que fiz o tópico kkk, mas tinha notado mesmo que a limitação estava na minha rede, eu por exemplo tenho 5 megas de upload, ja fiz teste externos e meu envio e o download está sendo de 5 megas sem oscilação, então a limitação está na minha rede que não consegue enviar mais que 5, e por consequência por eu enviar 5 a pessoa só consegue baixar no máximo 5 também, mesmo tento uma internet melhor. Então ouso dizer que se eu tivesse mais upload a velocidade poderia sim se equiparar com a do google drive, pq mesmo utilizando o no-ip não tive até agora nenhuma queda e nenhuma oscilação desses 5 megas.

Existe uma grande diferença entre rede interna (intranet) e rede externa (internet), na rede interna você pode alcançar velocidades de até 125Mbps dentro de uma rede gigabit, na rede externa você será limitado pela velocidade de upload do seu plano de internet residencial. Se você possuir 10Mb de upload no seu plano residencial, terá uma taxa de transferência de apenas 1.25Mbps, é 1/5 da velocidade de um pendrive barato.

1 curtida

Tem um outro fator tbm.

Se vc olha lá no guia de instalação do servidor na própria documentação no site deles, vai ver que assim que termina de fazer a instalação ainda tem mais alguns ajustes finos pra fazer, um desses ajuste é justamente a limitação de banda no servidor.

Tem um arquivo de configuração em PHP dentro do nextcloud, vc precisa alterar lá algumas coisas.

Dá um pulo dentro do sei nextcloud (web) em overview (o meu está em ingles, não sei como seria em portugues) e lá são mostrados os problemas que talvez possa estar ocorrendo no seu servidor

Exemplo do meu, aqui ele está reclamando de um monte de coisas, entre essas coisas estava o problema de banda maxima pra upload que eu já concertei.

Está tudo na documentação explicando direitinho como fazer, é bem facil msm. E o próprio problema quando é acusado mostra um link que te leva direto pro site deles na documentação.

1 curtida

Sim, ja tinha notado

Eu ja resolvi, tinha esquecido que meu upload era de 5 megas, então óbvio que não iam conseguir baixar mais que isso kkk e aparentemente está enviando tudo, então ja estou satisfeito pq nenhuma outra limitação está em vigor por parte de hardware e software.

Boas,
Voce conseguiu instalar e configurar pelo snap ?

Sim, precisa de ajuda?

Sim… obrigado…
Gostaria de saber se posso deixar o servidor nextcloud e servidor de paginas no mesmo pc.
Se sim como posso fazer isso…

Obrigado.

Como assim um servidor de páginas?

um servidor web + servidor nextcloud

Tem como sim, mas como o nextcloud também funciona como um servidor web é preciso fazer uma configuração no apache para que ele consiga gerenciar os dois servidores.
Eu nunca mexi com isso e nem pretendo mexer, mas deve ter tutoriais na net

Voce poderia me ajudar a pelo menos colocar o Nexcloud no ar ?

É basicamente seguir esse tutorial, segui passo a passo e tudo ficou certinho:

no sei o que faco mas nao funcionou de novo

1 curtida

Em qual parte não deu certo? Se chegou até o final do tutorial teve alguma parte que ficou diferente u teve que fazer diferente? As vezes isso importa

Teria como deletar tudo e comecar de novo ?

Para remover o nextcloud
sudo snap remove nextcloud

Boas,
Consegui instalar pelo site youtube : Como Instalar o NextCloud - YouTube
mas agora estou com problemas na configuracao : NextCloud - Wiki Projeto Root

• Seu diretório de dados e arquivos provavelmente podem ser acessados pela Internet. O arquivo .htaccess não está funcionando. É altamente recomendado que você configure seu servidor web para que o diretório de dados não seja mais acessível ou mova o diretório de dados fora da raiz de documentos do servidor web.

• O limite de memória do PHP está abaixo do valor recomendado de 512MB.

• O cabeçalho HTTP “Strict-Transport-Security” não está definido para ao menos “15552000” segundos. Para maior segurança, é recomendado ativar o HSTS conforme descrito nas dicas de segurança :arrow_upper_right:.

• Seu servidor web não está configurado corretamente para resolver “/.well-known/caldav”. Mais informações podem ser encontradas na documentação.

• Seu servidor web não está configurado corretamente para resolver “/.well-known/carddav”. Mais informações podem ser encontradas na documentação.

obrigado