Boa noite rapaziada. Vejam bem, eu tenho um plano de internet de 300Mb, e queria saber qual deveria ser a velocidade total de download com esse plano. Eu fiz um teste online e lá foi fornecido um valor de 7,5Mb de download, mas nos downloads feitos aqui o máximo que bate é 3,5Mb. Já me foi dito que tem que bater exatamente 300Mb de download também (igual a do link de conexão), mas um amigo meu, uma vez, me explicou que tem que fazer uma divisão por bits (8). Por ex: Uma net de 1Mb de conexão teria que entregar uma velocidade de download de 128Kb, pois, 1024Mb / 8bits=128. E realemente, quando eu tinha uma net de 1Mb, na época, era essa velocidade que batia. Alguém pode me explicar isso? Os 300Mbs tem que entregar os 300Mbs ou tem que fazer essa divisão por 8bits?
300 Mbps = 37.5 MB/s
Sobre o “tem que entregar”. Aqui é Brasil
Média mensal: 80%
Teste de velocidade: 40%
Exato @Pio.
@rodrigob0k2 acompanhe aqui: Net Claro é a pior internet que existe? - #16 by nandoLima
Moderação, podemos unir os tópicos?
É, por esse padrão tá tudo errado aqui. Nunca cheguei a 10MB de download. O máximo foi 7.5 e nem se mantém, sempre fica alternando.
Olá! O objetivo aqui era entender a velocidade da conexão o que é válido para qualquer operadora, o que me pareceu que já foi atingido.
Para estender o assunto sobre a Claro, utilizem o outro tópico existente.
Antes de mais nada, vale lembrar que os “megas” de velocidade oferecidos pelas operadoras significam “Megabits por segundo” — Mbit/s, — Mbps, — ou Mb/s, — sempre com “b ” minúsculo.
O “B” maiúsculo é usado para “byte” = 8 bits.
Para converter “Megas” (Mbps ) em “Megabytes por segundo” (MB/s ), você precisa dividir por 8, — e para converter em “Mebibytes por segundo” (MiB/s ), dividir por 8 + fração:
10 “megas” = 10 Mbit/s = 1,25 MB/s = 1,19 MiB/s ~ na prática: 1,31 MiB/s
200 “megas” = 200 Mbit/s = 25,0 MB/s = 23,84 MiB/s ~ na prática: 26,1 MiB/s
480 "megas" = 480 Mbit/s = 60,0 MB/s = 57,22 MiB/s ~ na prática: 62,9 MiB/s
Na prática, minha conexão de “10 megas” chegava a 1,31 MiB/s, — e a de “200 megas” costuma esbarrar em 26,1 MiB/s.
Mas hoje, que contratei 480 “megas”, dificilmente consigo 50 MiB/s.
Resumindo, no meu caso, algo está errado, certo? Uma vez que , tenho 300 “megas” de conexão e só consigo 7MB/s de download (isso em dias bons).
Acho que deveria dar uns 37 MB/s de download, nos sites de teste – como Simet, EAQ, Speedtest-PT, Fast etc. – ou uns 36 MiB/s.
Medidas dos meus 480 “megas”, que monitoro pelo Conky (à esquerda), para conferir.
No EAQ, deu 349 / 100 – entre meu provedor (Brasília) e SP-SP:
No Simet, deu 265 / 219 – entre Brasília e SP-SP:
No Speedtest-PT, 505 / 206 – entre Brasília e Brasília (um passeio!) – e o Conky confirma que chegou a 64,4 MiB/s, portanto acima dos 62,9 MiB/s que era o máximo que eu poderia esperar:
De novo pelo Simet, 297 / 191 – agora, mostrando que foi entre Brasília e SP-SP:
Agora pelo Fast, da Netflix, que deve utilizar compressão, para afirmar que deu 580 / 170 – pois o Conky desmente! – Não passou de 64,5 MiB/s, portanto, os mesmos 505 do Speedtest-PT:
Antes & depois desses testes, executei o speedtest-cli
– que deu 380 / 116, e no final, 355 / 114 – contra um servidor de Ipatinga (MG), supostamente a 1.511 km de Brasília, por rotas do interior:
Agora, o download de atualizações do Arch Linux – a partir da UFPR (ótimo desempenho em ISOs, e ótima rota PR-SP-DF), numa noite de Sábado. – A velocidade é maior com pacotes maiores, e menor com pacotes pequenos. – Chegou a 63,5 MiB/s (acima do máximo que eu podia esperar), mas na média geral ficou em 12,1 MiB/s:
A velocidade de download de arquivos, vai depender do fornecedor dos arquivos, e de onde ele está. – Baixo imagens ISO da UFPR com velocidade quase máxima, mas quando baixo de Princeton (EUA) a velocidade costuma ser 66% do máximo, e quando baixo da Europa a velocidade costuma ser uns 33% do máximo – pois o Brasil praticamente só tem conexão com os EUA, e a conexão com a Europa depende dos EUA no meio do caminho.
Fiz várias anotações sobre isso (provedores de 200 “megas”), mas algumas coisas mudaram desde a última atualização.
A maior mudança, é que a Speedtest-NET está sabotando cada vez mais o speedtest-cli
.
Interessante. Antes de ir mais a fundo eu vou tentar trocar o meu adaptador wifi-USB por um PCI-ex. O meu é um da encore N300 (não sei se pode ser ele o problema), pois, ás vezes, ele desconecata -perde a conexão mesmo, sabe? - e quando uso linux, Meu Deus, a taxa de download chega a ser revoltante, principalmente no fedora, não da pra fazer nada (por isso me limito a Vms, que puxa a 7MB no terminal).
Mas quando uso ubuntu, ou distros baseadas nele, o download flue melhor. E tava até pensando em me aventurar no arch pra ver se teria esse problema de conexão, mas vou esperar umpouco.
Nunca usei Wifi.
Tudo que falei aqui (e nas anotações do link) é com o PC cabeado ao Modem.
Fiz agora um teste do Fast pelo celular, e deu apenas 40 / 47 Mbps (“megas”).
Sobre Wifi, seria melhor ouvirmos o que os colegas possam dizer.
Beleza! Eu até tenho uma conexão cabeada disponível, mas não é minha (primo), hoje vou fazer um teste pra ver como se comporta.