Veja por que o Firefox está vendo um declínio contínuo nos últimos 12 anos

Declínio

Tem havido muita discussão ultimamente sobre o declínio do navegador Firefox e vários artigos sobre a perda de 50 milhões de usuários nos últimos dois anos .

Mas o declínio real foi ao longo de 12 anos, com uma perda total de meio bilhão de usuários e 75% da participação de mercado que já detinha.

Tudo começou no terceiro trimestre de 2009 com a decisão fatídica de forçar […]:

6 curtidas

Em que pesem as más decisões no desenvolvimento do Firefox, a perda massiva de usuários me parece mais pela ação feroz de concorrentes poderosos.

Se acionamos qualquer serviço da Google em navegador que não seja o Chrome, somos assaltados por mensagens tentando nos empurrar esse browser

3 curtidas

A inercia conta muito mas se o firefox oferecesse algum recurso inovador, repensasse a interface, algo mais limpo, minimalista e ao mesmo tempo funcional ele ganharia espaço. O que não falta é gente insatisfeita com o spyware do google que engole memoria ram. Eu sou um por exemplo que nem uso mas essa coisa mais ainda estou usando o base chromium. To usando Brave. Apesar da proposta interessa de remunerar a publicidade ao mesmo tempo que tem um poderoso adblocke ainda oferecer um carteira ethereum que por mais que não seja nada segura e ninguém deva usar aquilo é um recurso inovador. Tem boas ideias extremamente mal executadas. Se tentasse inovar… Eu vejo potencial.

2 curtidas

" somos assaltados por mensagens tentando nos empurrar esse browser …" Exagerou um pouco amigo rs.

Eu meio que desisti do Firefox assim que começaram a fazer más escolhas com relação a PWA. Como desenvolvedor tenho ele aqui para testes, mas cada vez mais tudo gira em torno do Chrome que hoje é mais que um navegador, sendo uma base para Frameworks, apps híbridos, etc, cada vez me pego trabalhando mais com Chrome e menos com Firefox.

Enfim eu desejo sorte ao projeto, que volte a ser uma casa de inovação e um motor de mudanças na tecnologia web…

1 curtida

Nunca topou com “…este serviço funciona melhor com o Google Chrome, instale agora…”? Se eu entrar numa página do Google usando o Firefox, o Opera, o Edge etc., esse recado vai estar lá.

2 curtidas

Todos esses pontos são válidos. Mas fico pensando nos usuários conscientes e críticos diluídos no oceano de usuários leigos, que nem pensam em spyware ou se o Chrome poderia ser mais econômico no uso dos recursos do computador.

O Internet Explorer foi um navegador pobre em desempenho e infame quanto à segurança, mas teve uma ampla dominância simplemente porque vinha embutido no Windows e muita gente nunca pensou em alternativas.

Pelo Firefox não (pelo menos não lembro agora). Se tiver algum link que costuma dar essa msg, se pude me mandar o link. Queria ver como é.

(Editando a msg aki pra adicionar)…
Acabei de lembrar! Quando instalei o Microsoft Edge no Windows 10 e Ubuntu para testá-lo lembro que quando entrava na pagina de buscas do Google (google.com) aparecia um pop-up recomendando a instalação do Chrome. Já nos navegadores Opera, Firefox e Vivaldi não vi essa mesma mensagem.

1 curtida

Realmente. Essa mensagem só aparece pra mim através do Edge. Nos outros navegadores não.

1 curtida

Faz sentido a Google querer focar isso no Edge já q se pensar bem como ele vem pré instalado no Windows, hj ele é a maior ameaça ao reinado do Chrome.

2 curtidas

Concordo com os pontos demostrados no artigo com exceção ao estilo de ambas e visual em geral que na minha opinião isso é algo pessoal de cada um.

Mas o calcanhar de aquiles do Firefox sempre foi o desempenho, por mais que o consumo de RAM seja menor com relação a base Chrome/Chromium precisa de uma boa CPU para segurá-lo, do contrario, ficara frustrado com o decorrer do uso a não ser que utilizem as versões ESR (Mozilla parece ter um maior carinho aqui).

1 curtida

Outro motivo possivelmente (na minha opinião) é que o Edge é o primeiro browser que o usuário do Windows vai usar após instalar o sistema ou ligar um computador novo, então oferecer o Chrome é uma tentativa de conquistar mais “um cliente”. Já o Firefox e qualquer outro navegador, o Google entende que o usuário já fez a sua escolha.

1 curtida

eu concordo com esse ponto aqui. Para mim faz mais sentido que os argumentos mais técnicos

1 curtida

Há um predomínio do webkit como motor de renderização e muito do fato de eu usar o Firefox é fugir de algum controle do Google, embora a performance seja significativamente menor se comparadas às minhas alternativas (Vivaldi, Brave e Chromium).

O bom do Firefox é que ainda que lento, “tudo” funciona com ele. Eu tenho sites de governo que são um inferno, precisa da versão x, plugin y, e o Firefox consegue resolver isto de uma forma simples, mesmo quando não há “suporte oficial”.

Claro que falta recurso e mídia para torná-lo o padrão e descolado, a Mozilla está longe de ter um potencial de grana do Google ou Microsoft, muito pelo contrário, e ainda certamente houve erros no planejamento e na própria imagem da companhia.

3 curtidas

Concordo. Muito usuário leigo não opta pelo navegador preferindo não ter o trabalho de baixar e intalar outro.
Apesar que muita gente já entra no Windows procurando o Chrome. kkkkkk

3 curtidas

E melhor ainda, ele é melhor que o Chrome haha.

1 curtida

Todo android vem com chrome instalado e só esperando o login, tomando isso como base e aliando ao crescimento de smartphones em detrimento de desktops/notebooks, além das trocentas funcionalidades by Google implementadas tem-se boa parte da receita pra queda do firefox (e de vários outros navegadores). A partir do momento que o sujeito só usa chrome no celular, é natural que ele busque replicar o uso, configurações, etc. no desktop/notebook. Considero mais uma conjuntura e tendência de mercado que aspecto ou deficiência técnica.

1 curtida

kkkk. Eu não tenho a reclamar dele exeto pelo sincronismo de configurações. Como uso computadores diferentes as configurações e personalizações ficam melhor sincronizadas pelo Chrome.
Outro problema que tive com ele foi quando fiz o download do instalador do Vivaldi uma vez e o Edge bloqueou por achar que fosse uma ameaça.
Mas fora essas coisas gosto muito do funcionamento do Edge.

Não acho que a queda do Firefox seja por não usar chromium ou por como disseram “te empurram o Chrome”. Todo mundo que ja usou pelo menos 2 navegadores diferentes sabe que tudo do Google funciona normalmente no Firefox e em outros hoje em dia. O Firefox tem alguns problemas pelo menos no Windows, vc entra no site deles e aparece lá que usam menos memoria, são mais leves e tudo mais, vc baixa e abre ele e ve o consumo 2 vezes maior que o Chrome, já foi a época em que era o navegador para PC’s modestos. Sites como a Twitch são meio quebrados nele se vc não tem um bom pc, além da falta de tardutor embutido e as mudanças de visual que só pioram a cada vez que muda, pelo menos na minha opinião

1 curtida

Mas em contrapartida hj ele é o que tem melhor suporte a GPU no Linux (Webrender + decodificação de vídeo via Vaapi), coisa que o Chrome e demais chegaram a ter na versão 88 mas que foi removido (e ainda não sei porq qual motivo).

2 curtidas