Vcs estão ansiosos pro Ubuntu 22.04?

Vale lembrar que, para muita gente, estabilidade é fundamental, e o Ubuntu LTS continua sendo uma ótima opção de sistema estável. Debian e OpenSUSE Leap são duas grandes referências nessa linha, mas exigem mais experiência de uso em desktop Linux.

2 curtidas

O Ubuntu é estável principalmente por ter uma base sólida que no caso é o Debian que sempre foi renomado pela estabilidade e por ser um sistema muito sólido, acho que o Mint tbm seria uma boa opção, o Pop!_OS eu não recomendo, ficar atualizando kernel e driver pode causar problemas.

eu gosto muito do ubuntu tbm, infelizmente a versão desktop parece estar abandonada, e o incrível nisso é pensar que tantas distros importantes ainda dependam do ubuntu, isso mostra o tamanho dessa distribuição no mundo linux.
Eu estou usando fedora faz tempo e não pretendo mudar, na minha opinião, melhor distro disparada.

2 curtidas

Eu não acho que o desktop foi abandonado, eles apenas redirecionaram o foco deles para o servidor e para a nuvem, quanto a canonical não inovar eu não posso opinar muito pois eu sou novo no Linux, só tenho um ano de Linux.

Estou ansioso pela base pois uso nos meus servidores e no KDE neon, a versão desktop dispenso, ainda mais pela versão flagship ser o GNOME.

Acho que esse vídeo resume bem alguns dos comentários feitos aqui.

2 curtidas

Eu já tinha visto esse vídeo anteriormente, no entanto eu sei muito pouco sobre o Linux ainda, eu vim pro Linux faz só 1 ano, eu não deixei o Windows porque eu queria, eu deixei ele pois me decepcionou e me causou problemas que eu nunca tinha presenciado, me fez perder tempo, perder dinheiro, passar por frustrações, passar raiva, eu fui obrigado a buscar por uma alternativa, eu não queria sair do Windows principalmente por conta dos meus jogos.

Apesar de tudo o Linux acabou me surpreendendo, eu não esperava que os meus jogos rodariam melhor no Linux, eu vim pro Linux procurando estabilidade, procurando um sistema que não quebra a cada 6 meses, um sistema que não faz meu notebook não querer iniciar ou parar de funcionar, um sistema que não vem com Candy Crush e que não tem propaganda.

Por conta das minhas frustrações com o Windows 10 eu desenvolvi um ódio muito grande pelo Windows e pela Microsoft, eu sinto falta do finado Windows 7, era o SO perfeito, fácil de usar, intuitivo, sem bloat, sem propaganda, sem updates quebrados, sem bugs, já o 10 é tão instável que é capaz de quebrar hardware e outros equipamentos conectados.

Eu me lembro de uma notícia sobre uma atualização semestral que quebrou bilhões de câmeras globalmente, infelizmente não consegui encontrar uma fonte, eu canso de ver notícias de updates causando diversos problemas, BSOD, perda de arquivos, loop de reboot, máquinas que não iniciam após um update, e tudo isso vem alimentando meu ódio.

Eu temo que o Windows 11 pode ser igual o 10 ou pior em termos de estabilidade, com updates quebrados, bugs e etc, eu não recomendo mais Windows pra ninguém, já tive dores de cabeça o bastante e ninguém merece passar por isso.

Se formos se basear sempre (ou somente) nos vídeos do Dio então o Manjaro é digamos… Algo feito por duas crianças de 6 anos rs.

1 curtida

O Manjaro é uma ótima distro, no entanto peca em algum detalhes, é lento, trava, e é bugado, a minha experiência no Manjaro foi assim, e o Dio tbm passa por um bocado de frustrações sempre que ele tenta fazer uma review.

Não é “basear-se empre nos vídeos do Dio”.
É apresentar uma boa síntese de boas críticas ao desenvolvimento do Ubuntu.
E são boas críticas porque são justas.
O Ubuntu desktop, hoje, está virando o Debian, ou seja, uma distro ótima para servir de base a projetos outros. Porque seu desenvolvimento caiu na acomodação.
Irônico, não? Dado que o Ubuntu é uma derivação do Debian…

1 curtida

Irônico? Vou te falar o que é irônico:
1 - Irônico é o Manjaro ser péssimo em coesão visual, ter updates problemáticos e ainda ser indicado para usuários comuns e iniciantes no Linux.
2 - Irônico é o PoP ter quebrado ao instalar um pacote da Steam.
3 - Irônico é o Fedora e um monte de outras distros não terem uma renderização de fontes decente ou mesmo (se tratando do Fedora) ter uma simples bandeja de ícones.
4 - Irônico é o Mint por filosofias pessoais do Líder do projeto dificultar o uso de Snaps.
5 - Irônico são distros que após um simples update quebram o driver de video ou wifi.

Ou sejam enquanto várias distros enganam usuários entregando perfumarias visuais, o Ubuntu entrega algo profissional e solido pra ser usado no dia a dia.

Já fui bastante pulador de distros, e não vou nem citar os vários problemas q encontrei nas mesmas. Se parei no Ubuntu hj não é por acaso e sim porq simplesmente eu vejo o profissionalismo que há por trás do desenvolvimento dessa distro.

Você está incorrendo no clássico engano de tentar o justificar o erro de um com base nos erros dos outros.

Pop!_OS quebrando na instalação de pacote da Steam não apaga as críticas à falta de inovação e de energia no desenvolvimento do Ubuntu, nem à dificuldade do Ubuntu de incorporar logo as novidades do GNOME, nem aos engasgos da loja de aplicativos do Ubuntu (que são evidentes até em vídeos de simples resenha do sistema).

1 curtida

Não importa quantos pontos eu coloque ou vc coloque, essa discussão só irá se alongar. Então aqui termino meus argumentos q acredito ficaram bem estabelecidos. N desejo fugir (mais ainda) do foco de assunto do tópico.

Minha experiência pessoal.

Manjaro é o estado da arte do Linux, mas é como aquele piloto de F1 que é gênio se o carro tiver perfeito. inclusive a experiência de vida associada à minha necessária rotina de saltar de distros de vez em quando, descobri que um bom teste de medir a saúde da máquina é tentar instalá-lo.
Curiosamente, meu Avell que faz uma década neste ano o roda lisa e lindamente.

Ubuntu, por sua vez, é aquele que não será tão performático, mas que não vai dar problema para rodar de tudo.
Então, imaginando duas máquinas, na de jogar teria manjaro ou arch.
Já na de trabalho provavelmente iria de Ubuntu ou Debian.

Isto é um fórum. É para a gente debater mesmo.

Não fugiu tanto, porque é parte da resposta “Não” apontar os problemas do Ubuntu para explicar a falta de grandes expectativas quanto à nova versão LTS.

Não, ja desanimei com a Canonical :face_with_diagonal_mouth:

Sim, mas não nesse tópico. Se vc ler o titulo é uma pergunta sobre estar ansioso pela nova versão do Ubuntu e não uma discussão entre distros.

Um ponto que vale salientar, Graça a Steam mais especificamente o Steam Deck fez a Canonical começar se mexer com relação ao Ubuntu Desktop, abriram vaga para trabalhar na parte de gráfica, abriram vaga trabalhar na área “gaming” ( A equipe do Fedora esta fazendo algo semelhante também ), estão revisando toda a parte de snaps/snapd desde código a servidores. Provavelmente teremos novidades no Futuro.

Minha única queixa com o Ubuntu é com relação a lentidão dos snaps, no entanto, o mesmo não acontece no servidores eles são uma mão na roda nesse caso.

3 curtidas

Tenho concordar com todos os pontos que mencionou, o Manjaro travava e fica lento de forma aleatória, e o Pamac crashava, tbm já tive problemas de ícones em branco ou duplicados ambos no KDE e XFCE.

O Pop fez minha tela piscar depois de atualizar o kernel para a versão 5.15 e eu não conseguia mais iniciar o kernel 5.13 que funcionava normalmente.

O Kubuntu não me causou nenhuma dor de cabeça porém o KDE não é pra mim.

O Ubuntu foi onde me encontrei, ele é sólido, estável, e o GNOME é bastante minimalista, não troco o Ubuntu por nada.

O tema do meu tópico é simplesmente isso, quero saber se todo munto tá ansioso pra nova LTS do Ubuntu, caso não eu estou aberto a ouvir as opiniões, porém acabou começando uma briga pra ver qual distro é melhor.