Vcs estão ansiosos pro Ubuntu 22.04?

Ao meu ver não existe perfeição, tudo tem seus pros e contras incluindo software.

Windows 10 é inflado e infestado de bugs e atualizações quebradas

Ubuntu estende o dock e coloca ele na esquerda e obriga o usuário a usar snaps

distros rolling release podem apresentar bugs, problemas de dependência, glitches, problemas de performance

Pop!_OS pode bugar as vezes pelo fato de atualizar o kernel e os drivers com frequência

Fedora tem upgrade a cada 6 meses

Arch é instalado manualmente por linha de comando

Manjaro é bugado e lento

Endeavor falta polimento e dá uma impressão de amadorismo

Elementary é bugado

Acima eu mencionei defeitos de diversos SOs diferentes, todos tem seus pontos fortes e fracos, o Windows 10 deu pau no meu notebook duas vezes, da última vez ele tava na garantia, ficou 2 semanas na assistência só pra formatar, quando chegou instalei o Manjaro.

O Manjaro aleatoriamente travava ou ficava lento, o som ficava distorcido, o bluetooth desconectava sozinho, o Pamac crashava ou congelava, eu ficava saltando entre o Kubuntu e o Manjaro KDE, tbm já usei o Manjaro XFCE e o GNOME, todos travavam e ficavam lentos.

Usei o Pop!_OS por um mês, depois que ele atualizou o kernel pra versão 5.15.8 a tela do meu notebook começou piscar por conta de um problema do kernel em específico, não conseguia mais bootar o kernel 5.13 que funcionava, fui pro Ubuntu e finalmente sosseguei, eu deveria ter usado o Ubuntu desde o começo.

Se alguém me pedir recomendação de distro as únicas que eu recomendo são Ubuntu e Mint Cinnamon, não recomendo nenhuma outra distro, tbm nunca recomendaria uma distro rolling release como Manjaro, Endeavor, Solus e etc, o Ubuntu é a principal porta de entrada do Linux.

Apesar das críticas o Ubuntu é uma excelente distro, fácil de usar, intuitivo, fluído, amigável para iniciantes, eu não tive nenhum problema sequer com o Ubuntu até agora, foi a única distro com a qual não tive problemas, todas as outras que eu usei com exceção do Kubuntu não me deram quaisquer dores de cabeça.

O Ubuntu me agrada e atende minhas necessidades, depois do estrago que o Windows 10 fez no meu notebook eu não volto mais pro Windows, sinto falta do Windows 7 que em 10 anos nunca deu nenhum problema, já o 10 quebrou em 6 meses de uso.

2 curtidas

Você precisa entender a diferença entre falacia e relato, vc nunca teve esse tipo de problema mas alguém vai ter, é estatística… Ele disse que “pra ele” no ‘notebook dele’ em momento algum ele inferiorizou o Manjaro de forma generalizada só falou que não funciona bem no hardware dele, eu tô a 7 releases do Ubuntu atualizando sem problema algum, com módulos e parâmetros customizados no kernel repositórios customizados… E não tive problemas, já você disse que vários usuários tem… Percebe que é a mesma coisa?

5 curtidas

Falar que o Ubuntu, Windows Mint, Mac é lento configura uma falacia pois além de ser uma afirmação genérica que não leva em conta problemas no hardware da pessoa, não é apresentado logs, prints ou argumentos técnicos que possa consolidar a afirmação. É diferente de dizer que atualizações podem gerar problemas já que isso está amplamente documentado aqui no fórum e internet a fora.
Percebe que não são a mesma coisa?

1 curtida

Algumas pessoas só sabem criticar e reclamar, as pessoas tem o costume de reclamar daquilo que é popular, muitas vezes sem embasamento, sem fundamento, no Ubuntu eu não tenho nenhum dos problemas que tanta gente aponta.

Eu particularmente não gosto de rolling releases, já tive problemas o bastante com o Manjaro.

1 curtida

Cara, sinceramente? Tô nem um pouco ansioso, o Ubuntu meio que parou no tempo, todas as novidades são do GNOME e do Kernel basicamente, foi se o tempo que a Canonical tentava tirar o atraso das outras distros em relação a evolução do Desktop… Ubuntu pra mim virou uma meta-distribuição é ou uma flavour ou Ubuntu Minimal… Se eu vou ter que fazer o trabalho da Canonical, eu prefiro fazer da base

1 curtida

É o que sempre falo. Ngc é q o pessoal foca muito na parte estética hj e se esquece da parte interna nos sistemas que é muito importante. Fato é que hj tem distros muitos bonitas mas que quebram fácil, tem problemas com atualizações ou simplesmente “morrem” por falta de suporte.

1 curtida

Pois é, pra mim o SO não precisa ser aquela boniteza de melar os olhos, eu só quero que o sistema seja estável, fácil de usar, e que ele simplesmente funcione.

1 curtida

Estou ansioso não pelo Gnome, mas pela repaginada do tema Yaru que eu acho lindo no tema escuro e fora que tudo funciona muito bem no sistema da canonical, a impressora sempre funciona, o computador sempre fica leve.

Edit: o Kubuntu poderia fazer uma versão do yaru adaptado pro KDE Plasma. Seria top!

4 curtidas

Eu tbm acho o tema Yaru muito bonito, e eu instalei o tema de ícones Papirus só pra dar aquele retoque.

1 curtida

É a mesma coisa… “No meu hardware X distro funciona e Y distro não”, foi essa a afirmação, já eliminou a necessidade de tudo que tu citou, então é a mesma coisa, se fosse problema de hardware as duas apresentariam o mesmo problema… milhões de pessoas relatam problemas de lentidão com distros ao redor do mundo (só o linux mint são 1.5 milhão de relatos vide Google), milhões afirmam que atualizar a release de forma automatizada não da problema… Então, sim, dá na mesma, se o problema for número de relatos

Nesse caso eu acho importante especificar essa diferença. Pois, se o usuário não faz essas modificações no sistema, é pouco provável que ocorram problemas, e a formatação se torna um trabalho desnecessário.

Já tive problemas logo após a formatação quando instalei o Ubuntu. Mais de uma vez no meu notebook eu fui agraciado com uma tela preta porque ele instalou apenas pedaço do driver da Nvidia, sendo que precisei arrumar isso em modo texto. Mas com updates não me lembro de ter tido problemas severos (não usava PPAs e nem modificava o kernel, contudo).

Quis dizer no sentido de que, se a pessoa testou uma distro e está satisfeita com ela, então essa é a distro ideal para o tipo de uso dela. Não no sentido de ter que sair testando zilhões de distros. :wink:

Se o colega @Julio_Sordi testou o Ubuntu e atendeu muito bem, então é uma opção bacana para ele. Naturalmente que existem sistemas mais adequados para cada perfil de usuário.

Em qualquer circunstância as coisas podem não ser o que parecem e por isso é necessário sempre ir atrás. Mas daí a dizer “ignore qualquer comentário negativo, pessoas com opiniões contrárias são haters” é outra história… Não é legal sugerir isso. E nem amigável.

Como eu disse, acho que ninguém aqui “odeia” o Ubuntu.

Eu concordo totalmente que o Ubuntu representou - e ainda representa - algo extremamente importante para o mundo Linux. E, sim, ele é fortemente responsável pela popularização do GNU/Linux em computadores domésticos.

Não tenho nada contra a Canonical precisar gerar lucros. Inclusive, ter uma empresa forte por trás é algo que eu acho positivo. Mas isso não me impede de ficar insatisfeito com algumas decisões dela. Ou com algumas características do sistema. Quanto a ser diferente, acho que o Ubuntu deixou de inovar como fazia antigamente.

Poderíamos também apontar o comentário do colega @Julio_Sordi , de que o Manjaro é lento, como uma falácia. Ou quando alguém diz que o Manjaro tem tendência a quebrar facilmente. Como foi dito, contexto e hardware - quem sabe sorte - podem influenciar, e isso equivale à experiência da pessoa.

Algumas coisas, contudo, acabam aparecendo frequentemente, independentemente do hardware: por exemplo, a lentidão da Snap Store. Eu tive uma experiência ruim lidando com a loja de aplicativos do Ubuntu ao longo do tempo em que usei ele (em três computadores diferentes). Demorava para encontrar aplicativos na pesquisa e às vezes era necessário ir e voltar várias e várias vezes até aparecerem. Para um usuário novato, poderia ser frustrante.

1 curtida

não estou não.

Eu não tive nenhum problema com a Snap Store, porém eu uso a gnome-software por conta do suporte a flatpaks.

Acredito que pra tudo tem uma solução, se há um problema há como resolver, se um software não funciona bem ou não atende as suas necessidades existem alternativas.

1 curtida

O Ubuntu desktop pode ser esnobado pelo pessoal experiente em Linux, mas é um sistema muito bom para novatos e usuários intermediários.

Sistemas mais amigáveis que o Ubuntu em si são “montados” tendo o Ubuntu como base, com poucas exceções. (Não sei se o Manjaro é mais amigável que o Ubuntu. Parece-me equivalente em facilidades.)

2 curtidas

O Dio já mencionou que no Manjaro tem alguns detalhes que podem confundir um novato.

1 curtida

Eu estou ansioso, mas não vou usar. Gosto muito de vê esses lançamentos, mas não tive boas experiências com o ubunto desktop e por isso não pretendo voltar nem tão cedo.

1 curtida

Eu uso o Ubuntu 20.04 faz alguns meses e a minha experiência foi melhor do que eu esperava, tinha receio pelo GNOME ter fama de ser pesado, achei que ia ser lento ou ficar travando mais não tive nenhum problema.

1 curtida

Eu ainda uso o GNOME, mas no pop_os! e gosto bastante. Não lembro ao certo oq ouve, mas não me dei bem com o ubuntu.

A LTS 20.04 é muito boa, 21 de abril sai a 22.04, acho que vale a pena dar mais uma tentativa, qual foi a versão que vc usou da última vez? A quanto tempo?