Pessoal vi essa noticia recentemente no sempre update: https://sempreupdate.com.br/vaza-codigo-fonte-do-windows-microsoft-office-e-azure/
E achei que iria ser um alvoroço em vários lugares, principalmente em foruns linux, por causa dos benefícios que acho que são muitos, pois assim daria pra aumentar a compatibilidade com o Wine, arquivos do Office e etc.
Mas a realidade é completamente outra, não vejo ninguém falando sobre isso, essa é uma noticia verdadeira?
A questão é que tem muito achismo “alguém disse que vazou algo e que era sobre isso”, ninguém realmente viu nada e não a primeira vez que aparece alguém falando de ter conseguido código “secreto” do Windows. A gente costuma trabalhar com coisas que temos certeza apenas, se se confirmar ou tivermos alguma informação fidedigna publicaremos também, cuidado para não ser desinformado sem querer. Abraços
Edit: Aliás, fiquei curioso, você consegue o link da fonte da informação, seja do Tweet ou da ZDNet? É falado em “mídia internacional”, mas não é dado nome aos bois. Valeu brother!
Bom, costumo confiar em sites de noticias como o seu, o do Sempre Update e do Edivaldo brito, como vi que era do sempre update, e a matéria em si, não tinha nada que pudesse se contradizer, acabei acreditando.
Até pq lá fala sobre um “reconhecimento” da própria Microsoft que isso aconteceu.
Não confie em ninguém cegamente, nem na gente, se a Microsoft reconheceu isso, deve ter um comunicado público, onde ele está será? Eu conheço a nossa ética profissional de jornalismo na redação, não posso falar pelos outros, mas uma notícia “bombástica” assim deveria ter fontes pra facilitar o nosso aprendizado.
Já vi essa mesma notícia, anos atrás. De qualquer forma, a equipe do Wine não poderia se beneficiar disso por motivos legais.
Mas seria louco ver uma galera criando uma versão “Lite” do Windows 10, sem qualquer bloatware, e a lançasse nos torrrent da vida com o código fonte junto.
Problema é que esse site não tem fontes também hehe
Ele tem um tweet, mas o tweet não me parece super confiável também. Pra deixar claro, não estou duvidando que tenha acontecido em algum momento, mas por exemplo, ambos os sites ficam dizendo que “a MS reconheceu isso”, mas eu não vi nada relacionado vindo de alguma fonte oficial deles. Nada é mais fácil que forjar screenshots hoje em dia.
Bom, creio que a única opção é esperar, se realmente estiver a venda na Deepweb, uma hora ou outra vamos ver saindo por aí.
Não desejo o mal da MS, mas se já aconteceu ou algo assim, não há o que fazer, vão ter muitos aproveitadores em cima, e de certa forma creio que vai ser bom pro mundo linux, tanto pelo wine, tanto pros Office’s, e sabe-se lá onde terá mais ainda aproveito.
Pessoal da Bleepping disse que o tal hacker entrou em contato com eles e ofereceu uma amostra para verificação, assim como ele fez em alguns fóruns.
Aparentemente os códigos são verdadeiros sim, mas longe de ser códigos sensíveis como Windows ou Office.
A bleeping DIZ que teve confirmação de funcionários legítimos da Microsoft.
Não é a primeira vez que isso acontece, quem tá reclamando que a Microsoft não posta uma matéria no seu site dizendo sobre o ocorrido deveria saber que é justamente pra evitar que pessoas mal intencionadas saibam disso e tentem procurar os dados; é possivel que estes dados estejam na deep web se o hacker espalhou.
Não dá pra negar que isso poderia beneficiar projetos como React OS e até o Linux. Por uma lado mostra que ninguem está seguro, nem mesmo a Microsoft.
Se realmente isso aconteceu, bem… então muito provavelmente estão ferrados, 500 GB de dados é muita coisa.