Olá, por que há tanta variação nas velocidades de conexão da internet, tipo, medindo com o speedtest no terminal, dá 300 e medindo em sites de medição dá 600, 700?
Eu sempre uso esse aqui https://www.brasilbandalarga.com.br/ que é recomendação da Anatel.
O “speedtest-cli” – software aberto e livre, disponível nos repositórios da maioria das distros Linux – depende da rede de servidores coordenada pela Ookla.
Desde quando a Ookla lançou seu próprio “Speedtest® CLI”, em Outubro 2019, a alternativa FOSS foi sendo degradada, cada vez mais. – Hoje, deixou de ser confiável.
Resta utilizar sites de medição on-line:
-
speedtest.net – da Ookla
-
EAQ – dos operadoras – que exibe a logomarca da Anatel, dando a sugestão subliminar de que seria “recomendado” por ela
-
Simet – do órgão regulador NIC-BR
Em todos os casos, é preciso verificar qual servidor é utilizado.
-
Se o teste for feito “contra” um servidor na sua cidade, o resultado refletirá a qualidade da sua conexão.
-
Se o teste for feito “contra” um servidor a centenas de quilômetros de distância, o resultado poderá ser degradado por outros fatores.
Antigamente, o “speedtest-cli” FOSS escolhia sempre um servidor da minha cidade – e o resultado correspondia à velocidade contratada. – Agora, a rede da Ookla direciona o “speedtest-cli” FOSS para servidores a centenas de quilômetros da minha casa
Por exemplo – para Monte Carmelo (MG), a 330 km de distância – e o resultado de 264 Mbit/s parece muito inferior aos 480 Mbit/s contratados:
Aí, eu vou para o site “Speedtest.net” (da Ookla)… e ele me dá um resultado maravilhoso, de 505 Mbit/s… porque fez o teste “contra” um servidor da minha cidade!
Fiz o teste pelo EAQ (das Operadoras, agora chamado ESAQ), e também deu uma velocidade insatisfatória – apenas 333 Mbit/s – porque testou “contra” um servidor em São Paulo, SP… a 800 km de distância!
Testei pelo Simet (NIC-BR), e dessa vez deu quase 480 Mbit/s – embora tenha testado “contra” um servidor em São Paulo, SP, a 800 km de distância:
Tornei a testar pelo “speedtest-cli” (FOSS), e tornou a dar apenas 357 Mbit/s – novamente, “contra” um servidor em Monte Carmelo, MG, a 333 km de distância.
Em todos os casos, eu sempre confiro pelo Conky – dividir os Mbit/s por 8,39, para conferir “MiB/s”. – O Fast (Netflix) costuma dar resultados maravilhosos – que são desmentidos pelo Conky.
Fiz muitas observações sobre isso, ao longo de vários anos, usando várias operadoras (200 Mbit/s, 480 Mbit/s) – desde a época em que o “speedtest-cli” (FOSS) ainda funcionava bem – e quando começou a ser degradado pela sua dependência da rede de servidores coordenados pela Ookla. – Aqui.