Vantagens e Desvantagens do Linux

Vantagens Do Linux

  • Leve,robusto,seguro,estável,transparente,confiável,flexível,personalizavel,gratuito,intuitivo,dedutivo e sem falar que a maioria das distros Linux te oferecem privacidade.

  • Liberdade para personalizar o sistema ao seu gosto e disponibilizar qualquer software criado no Linux.

  • Código aberto para aperfeiçoar o sistema.

  • Não tem crack nos programas,o que evita a pirataria de software.

  • Não tem serial number para verificar a integridade ou originalidade do software.

  • Não tem desfragmentador de disco para organizar os arquivos e deixar o sistema leve como o Windows(Windows que por sí só já é pesado e não leve que nem o Linux).

  • O Firewall IPTABLES te dá total liberdade para você criar sua própria regra de segurança.

Desvantagens Do Linux

  • Não tem muitos programas e jogos 3D como tem no Windows.

  • Não tem muita facilidade de uso,a não ser pelo gerenciador de pacotes synaptic(que facilita a vida do usuário).

  • A maioria dos jogos do Windows deveriam ser portados para Linux.

1 Curtida

Legal este comparativo. Entretanto, discordo na “muita facilidade”, gosto de desafio e conhecer formas novas de fazer algo é muito interessante. Aprender linhas de comando e tudo mais.

Valeu!

3 Curtidas

Tô com o mesmo pensamento, no começo ate caçava facilidade, agora tento fazer tudo pelo terminal.

O bom do linux e que se você tiver vontade de aprender ele é o melhor lugar, e algumas distribuiçoes acabam te forçando a isso, caçando maneiras de solucionar un problema.

Eu usava o gnome, gosto muito da DE, porem estava com um problema de congelamento da tela, fugi da DE que eu gostava por conta disso, esses dias resolvi enfrentar o bicho e arrumar a solução, cacei no Google, juntei material aqui e la, Postei em fóruns, não só atrás de perguntas, Mas de entender o problema. Achei respostas em vários lugares, coisa que no começo não encontrei ou porque nao estava realmente afim de ter trabalho para ajeitar o meu DE.

Resumindo, entendi qual era o problema. Pq ele acontecia e como resolve-lo.

3 Curtidas

É bem complicado esse tipo de análise vantagem x desvantagem, tudo depende de n fatores, por exemplo você colocou como vantagem:

Mas nem todo mundo é programador e o serial tem por finalidade suporte, se o software não tem serial é muito provável que isso se torne uma eventual desvantagem

Isso ocorre com as desvantagens também:

Apesar de eu concordar que quanto mais jogos melhor no caso de software, qualidade pesa mais que quantidade, por exemplo, no Linux nós temos o Blender que é (e vai continuar sendo por um bom tempo) o software 3D mais poderoso da história da informática e ele é focado no Linux

Aqui é um ponto muito subjetivo, até porque a maioria das pessoas quer abrir o Chrome, acessar sites e não pegar vírus, qual classe de sistemas é mais fácil conseguir isso? E no caso de alguém que gerencia os pacotes do sistema, via terminal é absurdamente mais rápido e no Mint até tem um programa “click to install” pra isso, já no Windows, a menos que você queira correr o risco de quebrar o sistema com updates duvidosos você precisa se virar na Internet pra instalar depois de achar o programa você ainda precisa se preocupar em não entupir o sistema com bloatwares…

2 Curtidas

Já eu acho muito mais fácil algumas distros linux do que o Windows. Por exemplo, o Linux Mint, eu posso instalar vários programas pela loja do mesmo, além do Mint, tem a Gnome Software no Ubuntu, Fedora e outras distros que usam Gnome, ou o Discover no Kubuntu e outras distros que usam KDE Plasma, além da App Center do Elementary (meio bugada, mas ainda é fácil), e a loja do Deepin? nem se fala :slight_smile:

A questão é: Depende da distro que você usa, pois se você usar um Arch ou Slackware da vida vai ser mais complexo mesmo
Mas aí também depende da pessoa, muitos vão achar fácil fazer tudo pelo terminal :man_shrugging: :joy:

1 Curtida

Instalei o lubuntu para meu tio, ele n sabia nada de windows e ta gostando muito do lubuntu, simples do jeito que veio.

Ensinei a ele a instalar pela loja do lubuntu e ele achou super simples e fácil, comparado ao windows ( palavras dele )

As vezes o linux e mais facil que o windows para quem esta iniciando.

Única coisa que peca é em questão dos jogos. Visto que nao tem uma grande gama para as pessoas escolherem como no windows, acho que o que ainda limita muito o linux de crescer, seja mesmo a falta de jogos, pq de resto EU ACHO ate mais fácil que no windows

1 Curtida

Sim,quando falei do gerenciador de pacotes synaptic,que facilita a vida da gente,me referi a todos os gerenciador de pacotes e inclusive a loja do Ubuntu etc…para instalar software facilmente,mas alguns não entenderam meu ponto de vista,espero que leiam mais,para interpretar texto,pois só interpretando texto na minha opinião é possível deduzir as coisas ou seja o que eu falei.Obrigado pelo retorno pessoal.

Essa parte de Crack e originalidade do softer, eu discordo, no Linux não tem crack porque não se faz necessário a maioria dos usuários de Linux usam softer livre, vale lembrar que vários softer livres estão disponíveis no Windows, pirataria não é uma particularidade do Windows.

1 Curtida

Tu não entendeu,no Linux não precisa colar a pasta crack do programa/jogo,a não ser que você tem o Wine instalado,o Wine permite executar programas do Windows no Linux,não a maioria,entretanto alguns na minha opinião.

Desvantagem é que não tem como usar para trabalho como engenharia civil, arquitetura e tantos outros que dependem de softwares como o da Adobe que por enquanto não esta presente no mundo Linux.

Outra desvantagem é se você comprar um mouse baratão por exemplo com dois botoes extras você não vai conseguir configurar estes botoes no Linux só no Windows, por que falta software.

Não precisa colocar crack porque a maioria dos programas oferecidos para o Linux são grátis, não faz sentido piratear algo gratuito.

1 Curtida

Desculpe,mas não tinha entendido seu ponto de vista,desculpe o transtorno.

1 Curtida

Sei mas quis deixar o MEU ponto de vista

1 Curtida

OK,obrigado pelo retorno,desculpe, tenho dificuldade para entender e dificuldade de aprendizado devido a síndrome de noonan(Dr.Jacqueline Noonan 1963 Estados Unidos) e meu endócrinologista quando diagnosticou essa doença em mim em 2001 quando eu tinha 14 anos,disse que eu seria o mestre dos mestres,o professor dos professores,pois tenho credibilidade na opinião, apesar de todos os defeitos e problemas que tenho,e meu medico do estômago não sei como diz na medicina,o especialista em estômago ou coisa do tipo, disse que eu tenho por causa dessa síndrome, inteligência mais técnica do que dos outros por isso faço o difícil=mexer no Linux e ser filosofo e não consigo fazer o fácil que é decorar a tabuada.

Eu realmente prefiro fazer as atualizações pelo terminal acho bem fácil e rápido independente da distro :upside_down_face:

2 Curtidas

Na verdade Linux tem softwares proprietários e pagos, mas eu diria que 99% dos usuários Linux são honestos demais pra crackear

2 Curtidas

Entendi agora,bem explicado.

1 Curtida

Às vezes (quase sempre) eu fico com preguiça de abrir um gerenciador de atualizações e faço a atualização via terminal mesmo :joy:

2 Curtidas

Tipo de lista que pode mudar com o tempo ou pode ter pontos relevantes ou não para outras pessoas. No meu ponto de vista como usuário comum de desktop, gamer, criador de conteúdo…vantagens e desvantagens ao usar uma distribuição linux:

Vantagens:

  • possibilidade de escolhas, você não fica preso a 1 empresa /comunidade, isso vale para tanto distribuições como aplicações. Temos sistemas intuitivos, simples, complexos etc… Temos aplicações profissionais, casuais, meio termo etc…pra tudo.
  • segurança
  • qualidade dos softwares em geral, falo de tudo, do kernel e sistemas de arquivos ao tema de icones… (tem suas acessões claro…)
  • estabilidade
  • interação/contribuição com comunidades de usuários e desenvolvedores.
  • possibilidade de aprender mais sobre o sistema
  • temos Steam com mais de 6k de jogos rodando atualmente + vários emuladores.

Desvantagens:

  • não que a Valve seja ruim, mas dependemos tipo 98% dela para games, pois sou fã da possibilidade da escolha e acredito que concorrência gera mais qualidade e possibilidade de escolha. Origin, Uplay, EpicStore, Battle net… não suportam linux.
  • Falta de documentação nonUbuntu. Você pesquisa como instalar algo e encontra 3 ppa’s diferentes (mesmo não citando o ubuntu as vezes). Também não gostaria de ver tutoriais para qualquer “refisifuque” por aí. Mas isso volta no ponto da “concorrência”. É um dos motivos de eu criar o blog fastoslinux.com focado em Fedora/OpenSUSE.

Bom, vi que citaram coisas como “crack”, isso existe no Linux também, tanto via wine ou não. Alguns falam que a fragmentação de distros prejudica o Linux, creio que prejudica para quem propaga ou cai na “ladainha” desses “refisefuquiseiros”.

Quer apostar em projetos sem planos sustentáveis, amadores ou que claramente não possuem um plano bem estruturado, que vai de acordo com o tamanho do projeto visado? o problema é seu e tem toda a liberdade para tal…

Sobre programas da adobe e microsoft office, não é uma desvantagem para mim, mas tenho certeza que pode ser pra muitos que “dependem” dos produtos dessas empresas.

1 Curtida