Bom, recentemente comecei a me aventurar no munda da Inteligência Artificial (Machine Learning e Deep Learning) e, devido a alguns problemas ao rodar o TensorFlow GPU, acabei largando o Deepin e passei a utilizar o Ubuntu 18.04.2 (para quem não conhece e explicando muito basicamente, Tensorflow é uma biblioteca Open Source desenvolvida pela equipe do Google Brain que, na versão GPU, permite utilizar todo o poder de uma placa de video NVIDIA para o treinamento do modelo de inteligência artificial).
Até o momento, não tenho do que reclamar, tudo está funcionando perfeitamente. Porém, ao assistir o vídeo do Dio sobre o Ubuntu 19.04 (Ubuntu 19.04 Disco Dingo - Preview - YouTube) confesso que fiquei tentado a atualizar quando lançar, foi então que fiquei com a seguinte dúvida: Para quais tipos de situação é recomendado se manter na versão LTS da distro? Eu sei que a versão LTS possui um maior tempo de suporte, porém em relação aos Drivers da Nvidia (que é a parte que mais me interessa) muda algo? Qual seria a(s) grande(s) desvantagem(s) de se utilizar uma versão que não a LTS?
Na verdade os drivers da nvidia mais novos podem ser instalados facilmente. As versões não LTS são versos menos estáveis que as LTS. Se você é desenvolvedor uma coisa que você tem que presar é a estabilidade, caso você precise de um driver mais novo instale ele manualmente que se não funcionar tão bem você pode voltar para o antigo.
Se você estiver atrás de desempenho, não deve valer a pena, a última versão LTS deve ser satisfatória. Versões de desenvolvimento não necessariamente tem melhorias notáveis, pois eles se ocupam com muitas outras coisas. Os drivers atualizados devem ser suficientes…
Por receber implementações primeiro, as versões não LTS são sujeitas a instabilidades, pois é o seu papel refinar as aplicações que serão incluídas nas versões de longo prazo.
Particularmente, uso o Debian Testing e não sofro com isso. Também uso o Ubuntu 18.10 (que está excelente!). Gosto de receber as novidades rápido e, nessas distribuições, tenho observado ótima estabilidade.
Além de terem melhorado muito a qualidade das implementações nas versões não longo prazo, existem muitos recursos que mitigam bem o risco da instabilidade, como backups automáticos, timeshift e armazenamento em nuvem.
Não sendo uso como servidor, acho que dá para correr o risco.
Abraço