Valve explica como fazer "corretamente" para que suas compras Steam sejam consideradas "Venda Linux"

Em Fevereiro de 2020, a Valve explicou ao site GamingOnLinux as condições para que jogos comprados no Linux realmente sejam considerados “Vendas Linux”.

Condições

  • A compra deve ser realizada usando o aplicativo da Steam dentro do Linux;

  • Nas primeiras duas semanas após a compra do jogo, a plataforma que tiver mais tempo de jogo será a plataforma considerada.

E se eu comprar jogos via Android e Navegador Web?

Comprar jogos diretamente do Android e em navegador Web, ou até mesmo em navegador Web no Linux, por padrão essas compras inicialmente são consideradas “Vendas Windows”, em seguida, a plataforma que tiver mais tempo de jogo nas primeiras duas semanas será a plataforma considerada.

E se eu apenas comprar e não jogar?

Se você comprou no aplicativo da Steam dentro do Linux, será plataforma Linux.
Se você comprou no aplicativo da Steam dentro do Windows (ou Android, Navegador…), será plataforma Windows.

Como faço para garantir que minhas compras sejam consideradas plataforma Linux?

Nas primeiras duas semanas, jogue-o somente no Linux, nem que seja para deixar no Menu Principal do jogo minimizado por algumas horas.

Jogar via Steam Play 2.0 (Proton) é considerado tempo de jogo no Linux?

Existe uma declaração da Valve para o GamingOnLinux sobre este assunto, você pode ler clicando aqui.

Mas se você quer uma resposta resumida e direta, então sim, jogar via Proton no Steam é considerado tempo de jogo no Linux.


Quantos usuários Linux existem no Steam?

Para uma estimativa do número total de usuários Linux no Steam, a Valve relatou que, em Janeiro de 2021, tinha 120,4 milhões de “usuários ativos mensalmente” (fonte).

Usando os últimos meses, registrou participação (Abril-2021 - 0,85%): 1.023.400 “usuários ativos mensalmente” estimados para Linux+Steam.

Para ficar claro, isso não é o total, esse número foi “usuários ativos mensalmente”.


Para saber mais, ou se deseja visualizar a participação do Linux no mercado através de gráficos interativos, confira a matéria original: Steam Linux Market Share | GamingOnLinux

17 curtidas

Que bom! Agora sabemos como contribuir para o Linux ter mais visibilidade no mundo dos games

2 curtidas

Eu não quis adicionar este trecho abaixo na publicação para evitar excesso de informação.

Falando um pouco mais sobre Steam Play 2.0 (Proton)…

No SteamDB (site comunitário não afiliado à Valve) existe uma página chamada Steam Calculator, nela é possível verificar diversas informações sobre a tua conta Steam, inclusive o tempo de jogo por plataforma.

Já que eu jogo muitos exclusivos Windows via Proton (inclusive alguns nativos Linux também), resolvi verificar, e realmente, mesmo jogando através do Proton, as horas por plataforma sempre são adicionadas ao Linux:

image

Minha conta Steam foi criada em 2013, tenho mais de 7 mil horas jogadas, mas só aparecem 2 mil horas no Linux, isto ocorre porque a contagem de horas por plataforma iniciou-se somente a partir de Setembro de 2019.

5 curtidas

Belo texto, realmente é uma informação importante, obrigado por compartilhar :slight_smile:

3 curtidas

Bem pessoal, a Steam Summer Sale começou hoje, e achei interessante subir este artigo novamente para aqueles que ainda não viram e desejam que suas compras sejam vistas como “Vendas Linux”.

Também há este artigo com dicas úteis:

E, por fim, gostaria de acrescentar +1 dica:

Sempre que for comprar um jogo, verifique mais abaixo se há algum Bundle (pacote) disponível, as vezes um Bundle pode sair mais barato que o próprio jogo sozinho.

Boas compras!

3 curtidas