Vale apena trocar Ubuntu pelo o Fedora

Já tem um tempinho que uso ubuntu, atualmente estou no linux mint. estava pensando o ano que vem sair da zona de conforto e ir para o fedora, sei que vem a nova LTS do ubuntu por aí 20.04 o Linux Mint 20 também, a parada é o seguinte se fosse só eu que usase esse pc aque atualmente uso tudo bem, mas meu irmão usa também e ele não tem conhecimentos de linux
gostaria de saber as dificuldades que eu possa ter antes de se jogar de cabeça. vocês que usam fedora ou já usaram podem me dizer???

1 curtida
2 curtidas
2 curtidas

Acho que se você não esta contente com sua distribuição, então mude. Mas não acho que é o caso; pelo que parece é só uma curiosidade que você tem em testar algo diferente do que já usa. Enfim, se você só usa o desktop ou note pra coisas básicas, tarefas ordinárias ou coisa do tipo, então não tem o porquê sair dessa ‘zona de conforto’. Se você trabalha com desenvolvimento, acho que o Fedora seria uma alternativa muito boa e que nesse nicho ele se destaca muito mais do que qualquer outra distribuição. As ferramentas voltadas pra devs são ótimas, a distro oferece diversos ambientes de desenvolvimento e de uma forma bem prática e fácil. Então, se for pra esse propósito: sim, vale a pena testar. Do contrário, não; fique na sua zona de conforto mesmo.

2 curtidas

Pq eu quero ampliar meus conhecimentos e tenho interesse na área de T.I pq aqui na minha região o povo só usa windows e quero um diferencial

1 curtida

Boa gostei vou ler mais sobre o fedora…antes de uma possível migração

1 curtida

Se você quiser tirar certificação “qualquer que seja” no mínimo você tem que conhecer o básico do Debian, Fedora/CentoOS/RHEL e do OpenSuse. Mesmo em cursos comuns como o da Linux Foundation no Edx é necessário saber o básico destas distros utilizadas no mercado corporativo, Oracle é compilada a partir do RHEL, a diferença do RHEL/Centos para o Fedora é que ambas “ainda” utilizam o yum ao invés do dnf, não sei se já mudaram nas últimas versões ma a sintaxe do yum e dnf são praticamente iguais.
Esses cursos são bacanas e você só paga se quiser o certificado.
https://www.edx.org/course/introduction-to-linux
Tem esse também da RedHat.
https://www.edx.org/course/fundamentals-of-red-hat-enterprise-linux

3 curtidas