Vale a pena trocar o ubuntu 20.04 pelo 21.10?

Cara, sou iniciante no mundo de linux, uso atualmente o Ubuntu 20.04 LTS, quero saber se eu deixo ele atualizar pra a 21.10, a qual não é LTS, é seguro atualizar, a versão é estável, posso atualizar sem medo?

Primeiro vamos entender os conceitos - LTS quer dizer long term release. Essas versões tem lançamentos a cada 2 anos e suporte de longo prazo. Sempre são liberadas em abril dos anos pares; por isso o 20.04 (abril de 2020).

Já as point releases, no caso do Ubuntu e sabores, são lançadas a cada 6 meses, em abril e outubro (por isso os finais 04 e 10). Tem tempo curto de suporte e são destinadas a testes.

Ou seja, respondendo de forma sumária: não atualize a versão. Espere até sair a 22.04

EDIT: Quer uma distro com tudo no mais recente? Troque por uma rolling release, como Manjaro, Solus, OpenSUSE Tumbleweed ou Arch e derivadas

5 curtidas

Mano, trocaria, mas eu já troquei de distro 3 vezes só esse ano, só me adaptei ao ubuntu memo, vou dar uma testada nessas q c falou por maquina virtual, valeu pela dica

1 curtida