Vale a pena trocar o kernel para o 5.0

tem alguma vantagem em trocar o meu kernel atual do linux mint 4.15 para o 5? tenho alguma vantagem ou desvantagem? se sim como eu atualizo ele para o 5

Valer ou n√£o valer, eu n√£o posso dizer com certeza, creio que deixar o kernel na LTS seria melhor. Mas, caso queria trocar tem o ukuu que faz isso usando uma interface gr√°fica bem bonitinha. J√° se queres usar o terminal, n√£o posso ajudar. :slight_smile:

Se tá funcionando tudo direitinho não vale a pena, pois o 4.15 é lts, já o 5 não.
Agora se você tem um hardware que só tem suporte a partir do kernel 5.0, aí sim pode valer a pena :thinking:

6 Curtidas

Qual distribuição você usa? Qual seu Hardware?

1 Curtida

Também quero saber se vale a pena

1 Curtida

O kernel da linha 5.0.x já está disponível nos repositórios das distros derivadas do Ubuntu 18.04 LTS faz algum tempo. Você consegue atualizar usando o terminal.

Do meu ponto de vista vale muito à pena atualizar para o 5.x principalmente para quem usa micros com processadores e GPU’s da AMD como é o meu caso. Eu notei uma diferença visível de performance para abertura de arquivos, inicialização do sistema e abertura de programas após atualizar o Elementary OS 5 e o Ubuntu 18.04.2 para o kernel da versão 5.0.x. Não recomendo utilizar o UKUU porque até onde eu sei ele pega os pacotes de kernel do repositório de testes da Canonical e não dos repositórios da distribuição.

Mudar o kernel, apesar de ser muito fácil hoje em dia é uma atividade que pode requerer conhecimentos avançados em caso de problema, então recomendo pesquisar com calma antes de fazer testes em máquinas de produção.

2 Curtidas

atualiza√ß√Ķes existem por um motivo, melhorias e aprimoramentos sempre s√£o bem vindos, voc√™ sempre pode precisar sem saber de alguma outra pequena melhoria, sempre sai modifica√ß√Ķes e detalhes que passam despercebidos, mas se for pra dar dor de cabe√ßa pode valer a pena esperar um pouco.
Com o ukuu pode ser util para atualizar para distros com base ubuntu.

1 Curtida

No Linux Mint tem uma forma de atualizar para o 5.0 de forma gr√°fica. Se n√£o me engano, fica nas atualiza√ß√Ķes, em um dos menus tem a op√ß√£o de Kernel. √Č s√≥ escolher a vers√£o 5.0, depois qual voc√™ quer e mandar instalar‚Ķsimples assim.

E uma das coisas que acho melhores no Linux é justamente poder ter 100 Kerneis instalados e no boot poder escolher qual eu quero usar naquele momento, e tendo alguma perda (performance ou funcionalidade), com um boot tudo volta ao normal em outro Kernel.

2 Curtidas

Kernel é o coração do sistema, você só faz transplante de coração se o atual não funcionar mais

1 Curtida

Tamb√©m acho que se est√° tudo funcionando pra vc, n√£o √© necess√°rio trocar de kernel. No Linux Mint, no gerenciador de atualiza√ß√Ķes, da pra atualizar pro Kernel 5, mas ele s√≥ tem suporte at√© Fevereiro de 2020 ent√£o √© algo que vc precisa ficar de olho. Se todo o seu hardware √© compat√≠vel atualmente, e se vc n√£o vai ter nenhum ganho de significativo performance, n√£o vejo nenhuma vantagem e trocar de kernel.

2 Curtidas

Eu vejo assim: O ideal é utilizar um Kernel LTS. Mas sempre que sai um novo Kernel eu faço testes nele, se nada deu errado…continuo com ele. Se alguma coisa deu merd@, então volto para o que esta OK.

2 Curtidas

Depois de testar o Ubuntu 19.04 com o Kernel 5.0 no meu notebook, resolvi tentar por o mesmo Kernel no Linux Mint, até agora não tive problemas.

No print está o local onde fui para mudar o kernel no Linux Mint, não sei se é placebo mas parece que o sistema ficou mais rápido no geral depois de mudar para o 5.0.

1 Curtida

Na minha opinião só vale a pena a troca se o Kernel novo trouxer alguma vantagem para o hardware em questão. Se tudo está funcionando de boa com o Kernel atual, recomendo manter.

Como atualizar o kernel na 18.04 LTS do Ubuntu GNOME?

Segue esse tutorial que n√£o tem erro:

1 Curtida

Eu testei esse Uuku e tinha aparentemente funcionado, reiniciei o PC e tal. Mas aí dei um uname-r no Terminal e ainda estava o 4.18.

Na tela do GRUB, você selecionou para iniciar com o Kernel mais novo?

Meu notebook nem setup tem (culpe a MS)…

Hummm, nesse caso o pessoal do Ubuntu poderia dar uma for√ßa‚Ķaqui tenho usado o Manjaro, e mesmo sem aparecer o GRUB eu posso pelo aplicativo Grub Customizer setar qual √© o Kernel ‚ÄúPadr√£o‚ÄĚ.

No Ubuntu deve ter algo parecido, para que você possa configurar o Kernel novo como padrão.

Depende. O que, no Kernel 5 lhe traria benefícios? Quais deles você realmente precisa?

A atualiza√ß√£o para ele no Mint hoje em dia √© f√°cil, mas a m√©trica do ‚Äúse n√£o est√° quebrado, n√£o conserte‚ÄĚ ainda √© v√°lida. O Ubuntu 19.04 usa ele, e parece bem est√°vel e funciona dentro da minha experi√™ncia.

Se você decidir fazer a atualização, recomendo entender como funciona o modo de recuperação, para que você possa voltar ao Kernel anterior em caso de necessidade:

Abraços e boa sorte! :slight_smile:

5 Curtidas