Vale a pena ir para o KDE com essas configurações

Meu PC é um Intel atom 1.8ghz 2gb RAM uso Mate ou Xfce não fui muito com a cara do lxqt…eu sei que muitos vão dizer que é melhor ficar no xfce pq KDE consome outros recursos etc… Com tanta gente falando no KDE fiquei em dúvida se vale apena?

1 Curtida

meu pc tambem é um Atom D2550 dual core (4x) 1.86GHZ tô com 8GB de ram e acabei de testar o KDE neon e pelo meno em modo LIVE CD rodou liso tô me peparando pra instalar pra ver se roda melhor que no live CD mas pra ficar legalzinho mesmo eu tô usando o Xubuntu 20.04.1

1 Curtida

Olá @Totti, tudo beleza?

Você só vai saber se testar :slight_smile: faça um live pendrive e utilize por algum tempo para ver como se comporta. O modo live não é exatamente igual ao sistema instalado (tende a ser mais leve) mas já vai dar uma ideia de como as coisas podem ser.

No atual nível de qualidade técnica do KDE, acredito que você não terá problemas. Mas, talvez precise desligar alguns efeitos no sistema para ter uma performance mais homogênea.

:vulcan_salute:t2:

5 Curtidas

Cara nem XFCE é bom nesse caso, tu deveria buscar uma interface bem leve mesmo, tipo um GNUStep ou WindowMaker. Talvez um LXDE puro e sem lixos rode bem!

Não, não vale a pena, KDE vai fritar seu PC, na verdade nem o Mate ou o XFCE são ideais para esse hardware, o melhor mesmo é instalar um debian puro sem interface gráfica e instalar windowmaker.

Dá para rodar sim, é só não abusar dos efeitos gráficos de animação.

1 Curtida

Mas, não é o ideal.
Se for do seu agrado, poderia usar o TDE que é um fork do KDE Plasma 3:

2 Curtidas

Vai de Xfce numa boa, Mint mesmo é uma ótima opção.

1 Curtida

Melhor não XFCE não é bom para está máquina, ele deveria colocar um WindowMaker no minimo

Poderia tentar o Elive com Enlightment, deve rodar suave

2 Curtidas

Durante o teste, se você achar que a interface está lenta, experimente aumentar a “velocidade de animação” para “Instantânea”.

Existem alguns usuários que, mesmo tendo um hardware bom, possuem a falsa sensação de “interface lenta”, isso é um caso que varia de pessoa para pessoa, neste caso, só aumentar a velocidade de animação para um tempo que lhe agrade.

1 Curtida

Tenta o Elive com disse o @Rodrigo_Chile .Testei em um Pentium Dual Core antigo (2ª geração) e funcionou super bem, talvez seja a DE mais bonita entre as leves.

Tenho outra opção como citei. Já que você gosta do KDE, tente usar uma distro com TDE (Trinity), como o Q4OS:

2 Curtidas

Até esqueço q essa birosca ainda existe. Até hj não chegou na versão 1.0

Já tive 1 netbook nesse estilo, funcionava o Xfce numa boa, mas talvez o TDE seja uma boa alternativa.

2 Curtidas

O Trinity (TDE) é o mais próximo que você terá de um KDE Plasma atual dentre as DEs leves, porque basicamente ele é o KDE 3 com evidentemente o esquema visual da primeira década desse século. Já usei através do Ubuntu também em um Pentium e era muito leve e cheio de recursos. Como você pode ver nos vídeos em que postei em um Atom com apenas 2GB ele teve um desempenho muito interessante, evidentemente com seus 8 GB ele ficará ainda melhor.
Algumas imagens:

1 Curtida

Eu não arriscaria o TDE em uma máquina dessa não, colocaria o WindowMaker mesmo

Lembra bastante o saudoso Kurumin

2 Curtidas

Sobre o XFCE: eu rodo o Mint 19.3 XFCE num Atom de 2 núcleos 32 bits, 2 GB de RAM e HDD mecânico e ele vai bem. Só engasga em reunião online, no mais vai bem

2 Curtidas

No meu sim! Xfce roda liso aqui até mate eu uso debian

2 Curtidas

Vc está falando da máquina do criador do tópico? Isso é hardware de netbook, eu conseguia usar o Debian com Xfce sem engasgos.

2 Curtidas

O TDE é mais moderno e completo que o WindowMaker, sem falar que o WM é inspirado nos sistemas da primeira metade dos anos 90: NEXTSTEP e Windows 3.1, se ele não usou computador nessa época vai estranhar muita coisa.

1 Curtida