olá eu sei que é uma pergunta idiota e porque desde um certo tempo isso ja tem anos que o hd do notebook da positivo deu problemas ele ainda não parou de funcionar de vez eu gostaria de saber se vale a pena instalar o linux em um notebook antigo que já ta com problemas no hd ou é aconselhavel mesmo trocar o hd?
Linux não tem a capacidade de recuperar o hardware, talvez por usar menos pode lhe permitir usar por um pouco mais de tempo, mas é uma questão física, ele vai parar em algum momento, compre outro.
Bem vinda ao fórum @Jessey!
Aí vai depender da atual velocidade de escrita e leitura do seu disco, vou te dar 2 exemplos.
Eu uso a alguns anos um HD com 1691 erros que funciona muito bem, nunca tive problemas de lentidão usando uma distribuição Linux:
Um outro caso foi um outro HD que tinha 3 erros, mas começou a apresentar lentidão e hoje nem deixa acessar, trava tudo.
Resumidamente, a melhor forma de saber e testando mesmo.
Troca o HD.
O S.O não melhorará o problema do HD; pode até retardar, mas ele vai parar uma hora.
Sugestão: Importa no Aliexpress e vai usando esse até chegar. Valor mais em conta e vai substituir por algo similar aos comprados no Br.
Ou use um pendrive no lugar do hd