Vale à pena fazer um UP no meu pc?

Tenho no meu pc atual um i5 2500 e 8gb ram. Não tem GPU. Vale a pena pegar do aliexpress um i7 de 3ª, uma GT1030 e 16gb ram DDR3? Minha placa mãe é uma asus p8h61.

Já fiz um upgrade para um cliente que utilizava essa mesma plataforma. Pesquisamos juntos e concluímos que o melhor custo-benefício seria uma CPU core i5 3570K, que tem uma excelente GPU integrada, para essa geração. O custo do core i7 não compensava pelo desempenho extra que ele trazia. Também aumentamos a memória RAM para 16 GB. Posteriormente, ele adquiriu uma placa de vídeo RX 580. Não sei exatamente qual o seu propósito, mas suponho que seja melhor juntar mais um pouco para comprar uma placa de vídeo melhor.

1 curtida

Primeiramente, você saberia dizer qual é o modelo da fonte de alimentação dessa máquina? Dependendo, esse será o primeiro upgrade a ser feito. E seu objetivo seria jogar? Darei as sugestões a seguir imaginando que seja.

Sobre a GT 1030: se for o modelo DDR4, é terrível. Se for o modelo GDDR5, é uma placa de vídeo de entrada, com desempenho limitado (fica próximo ao nível da GTX 750 e do vídeo integrado dos Ryzen 4600G/5600G/5700G com RAM em dual channel).

Não compensa pegar o Core i7 se sua intenção for pegar a GT 1030 GDDR5. Contudo, se você for pegar uma placa de vídeo realmente adequada para jogos (como a RX 580), já poderá se divertir bastante com o Core i5 e pensar em um upgrade no processador e na RAM depois disso.

Sobre o upgrade de processador, esta é a lista de compatibilidade da sua placa-mãe: P8H61 - Suporte. Primeiramente: sua placa-mãe não faz overclock. Portanto, descarte todos os processadores de final “K”, pois esse é o diferencial deles e você não poderá usar.

Todos os processadores Core i5 disponíveis para essa plataforma são 4C/4T, têm desempenho semelhante e sofrem dos mesmos problemas. Em jogos atuais de mundo aberto, a falta de núcleos e threads penaliza muito processadores quad core sem HT/SMT.

O Core i7 3770 faria enorme diferença em jogos muito CPU bound. Battlefield 1, por exemplo, seria sofrido com qualquer i5 dessa geração, mas com o i7 você conseguiria jogar sem maiores problemas. Isso porque o i7 tem HT (é um 4C/8T). Mesmo assim, não compensaria comprá-lo. Observe que sua placa-mãe é compatível com processadores como o Xeon E3 1230v2 e o Xeon E3 1245v2. Esses processadores são 4C/8T e têm desempenho muito parecido com o do Core i7 3770, mas custam muito menos no AliExpress.

Outra alternativa seria, ao invés de tudo isso, simplesmente vender a máquina atual, somar o valor com o dinheiro do upgrade e montar um PC com algo como o Ryzen 5 5600G e duas memórias de 8GB em dual channel. Assim você poderia ir usando o vídeo integrado e teria excelente base para colocar uma placa de vídeo potente no futuro. É o caminho que considero ideal.

2 curtidas

Cara eu uso pra jogar uns games mais leves, naipe minecraft, brawhalla, mas eu preciso mais da placa de video para modelagem 3d.

Bom. Mas está geração tem problemas de DLL’s e OpenGL?

Fonte é uma boa pergunta kkkkk acho que é 350w.

Problema é achar quem compra.

Deixo a “parte técnica avançada” para os cobras do hardware, porque só faço upgrade de 10 em 10 anos, e tudo que aprendo fica superado 2 ou 3 anos depois… Nem tento lembrar, porque não serve mais.

Só quero lembrar um ponto-chave: – Se você quiser aproveitar a placa-mãe, precisa identificar quais CPUs podem funcionar com ela – e qual DDR de RAM é aceito… (mas não sei como isso influencia GPU, porque sempre foquei em iGPU da própria placa-mãe).

Se encontrar CPU e RAM que sirva – e que os colegas experts digam que valha a pena – tudo bem.

Caso contrário, a equação já irá envolver a escolha de outra placa-mãe – e conferir se seu gabinete aceita. – Mas aí, já começa tudo do zero outra vez. Aí, já se trata de montar outro computador.

Sigo acompanhando a conversa, na expectativa de aprender – pois daí pra frente, não posso oferecer mais nenhum pitaco específico.

rsrs meu pc ja fai fazer 12kkkkkk

eu ja sei o q serve na minha placa -mem. ddr3 1333mhz e processadores lga1155 (2A e 3A gen intel)

1 curtida

E quais programas você usa para modelagem 3D? Sabe se eles se beneficiam da tecnologia CUDA da Nvidia?

Pessoalmente, eu não consideraria o Core i5 3570K (ou qualquer outro Core i5) como opção. O desempenho dele como processador é praticamente igual ao do seu Core i5 2500 (a diferença pode chegar a uns 15% ~ 20% no pior dos casos), e o vídeo integrado continuaria na categoria de “dar vídeo” (é melhor, mas continua lento).

Talvez a solução mais “fácil e rápida” para você seria realmente pegar uma boa placa de vídeo que tenha a capacidade de acelerar os programas que você usa. A fonte muito provavelmente precisará ser trocada.

Por sinal, você já tem SSD?

Você precisaria descobrir o modelo da fonte mesmo… Pois apenas a potência não diz nada. Veja se há uma etiqueta colada nela com informações.

Sobre a venda do computador antigo, você deve conseguir se anunciar em sites como OLX. Seu kit ainda funciona extremamente bem para usos mais cotidianos.

Veja que, ao fazer upgrades nesse kit (kit = placa-mãe, processador e RAM), você estará investindo em uma plataforma muito antiga. Precisa manter isso em mente e não gastar muito dinheiro (do contrário, melhor pegar um kit novo). Por isso, em termos de processador, eu consideraria apenas os Xeon 4C/8T do AliExpress, que costumam custar menos de R$ 150,00. A RAM você encontra lá com bom preço também.

É importante ressaltar que esses Xeon não têm vídeo integrado. Ou seja, você precisaria de uma placa de vídeo.

Também costumo ficar muito tempo com a mesma máquina. Meu último kit (Core i5 4670K, 16GB (4x4GB) DDR3 1600 MHz, GA-Z87-D3HP) eu acabei de trocar. Ele ainda estava funcionando muito bem (para uso cotidiano era um foguete e não teria diferença perceptível para hardware atual), mas por conta de alguns poucos jogos específicos (como Battlefield 1 e Cyberpunk 2077), resolvi trocar.

Havia a opção de fazer upgrade para um Xeon (quase o mesmo desempenho de um Core i7 4770 por R$ 210,00 na época), mas resolvi ir para outra plataforma para ter longevidade com a troca. O Xeon me permitiria rodar os jogos que mencionei, mas dentro de algum tempo eu esbarraria em outra situação limitante.

A Intel “surfou” muito na época em que “não tinha concorrência”. Os Core i5 quad core, da 2ª geração até a 7ª geração, acabam todos tendo um patamar de desempenho semelhante. Isso porque os ganhos de arquitetura em IPC (instructions per clock) foram muito pequenos entre as gerações. A situação começou a mudar assim que os primeiros AMD Ryzen foram lançados e as plataformas Intel se tornaram más opções de compra. Aí a Intel “acordou” e começou a adicionar núcleos e melhorar o IPC.

Eu aqui, com foco em jogos, peguei um kit com AMD Ryzen 7 5700X (8C/16T), 32GB DDR4 3600 MHz e placa-mãe B550 Tomahawk. Espero só ter que pensar em upgrade novamente dentro de 10 anos, rs.

Quanto ao kit antigo? Continua operando feliz e sorridente em outro gabinete que eu tinha. Dei de presente ao meu pai. Para o uso dele, o Core i5 4670K não deve nada a qualquer hardware moderno e o computador responde extremamente rápido (com SSD, é claro).

Nosso amigo @Leon1 também pode seguir esse caminho: talvez pegar a placa de vídeo (e provavelmente a fonte) agora e ir usando no kit atual como está. Depois ele pode acabar pegando um kit novo. Aí transfere a placa de vídeo para o novo e usa o antigo como PC secundário.

2 curtidas

Cara, eu uso o blender e a unity para falar a vdd.
Sobre a venda eu vou ver direitinho se consigo fazer.
Na questão de desempenho entendi o que rola.
Uma boa ideia do último parágrafo!