Vale a pena fazer faculdade?

Na minha cidade tem curso de Engenheiro de Software (só na federal) e ciência da computação, mas será que vale a pena já que vc encontra o conteúdo quase todo na net.

1 curtida

todo conhecimento que você puder obter a mais vale a pena
se você não quiser torrar dinheiro, estuda pra pegar uma bolsa numa federal

1 curtida

Se o diploma for fundamental…

Vale mesmo pelo networking.

1 curtida

Vale a pena sim, principalmente pelo networking.

Todo conhecimento vale a pena, muitas pessoas dizem que certificado não vale nada, na nossa área muitas vezes realmente “não vale”. Mas acho que o conhecimento que você adquire em uma faculdade vale mais que centenas de certificados, quem diz que faculdade não vale a pena é porque não soube aproveita-la ou escolheu uma área errada e se frustrou.

Me formei em uma federal, o ensino lá não era muito bom, mas vale lembrar que não só a matéria é conhecimento e sim todas situações vividas ali. Posso dizer com toda certeza que se eu não tivesse feito a faculdade eu não estaria onde estou hoje e não teria a mesma percepção de mundo de hoje.

4 curtidas

já que vc encontra o conteúdo quase todo na net

Essa é um afirmação comum, e que não faz muito sentido, quer dizer, sim, todo o conteúdo está na internet, mas vc saberia buscar direito? Tipo, quais matérias vc deveria estudar em qual nível de profundidade? Ou saberia qual a ordem mais eficiente e quais conteúdos dependem de outros para se ter um entendimento melhor? Ou quais são os livros mais recomendados pra estudar esses conteúdos? Tendo esses livros, vc saberia quais são os capítulos mais relevantes, já que nem sempre é necessário estudar um livro exaustivamente? Mais importante ainda, vc saberia ser honesto consigo mesmo pra saber quando vc realmente absorveu a matéria e quando vc só tá se dizendo isso pra se forçar pelas partes chatas?

Pois é, não é questão de ter conteúdo livre por aí, na própria faculdade vc vai tá usando conteúdo online direto, pegando PDF, vendo vídeos e às vezes indo estudar matérias inteiras sozinho, é questão de ter um ensino coerente, vc só não pode ter a ideia errada de achar que, sei lá, compsci vai te ensinar a fazer site em JS pra conseguir emprego, pq não vai, e é muito comum gente entrar com esse pensamento e quebrar a cara, e é exatamente essa galera que vai sair por aí dizendo que não vale a pena só pq elas que escolheram um curso errado e ficaram insatisfeitas, fora isso, vale muito a pena.

3 curtidas

É um assunto muito delicado, onde trabalho há pessoas que tem pós-graduação e são medíocres e outras que só fizeram cursinhos e são excelentes, eu sou tecnólogo e fiz graduação em 3 anos com bolsa de estudo e hoje sou Desenvolvedor Sênior e SysAdmin quase DevOps.

Então é muito relativo, depende da sua capacidade em aprender e de onde vai procurar emprego. Geralmente em empresas muito grandes que recebem muitos currículos, faculdade é um fator de eliminação, mas hoje em dia conta muito mais experiência.

3 curtidas

Sim vale. Você pode SIM aprender tudo na net, mas, no MUNDO atualmente ainda existe um barreira de entrada no mercado que só é quebrada com diploma.

“ah mas o elon musk contrata quem não tem diploma”

“ah mais não sei quantos % dos eng do google ou facebook não tem diploma”

Ok amigo, vamos ser REALISTAS. Ninguém vai trabalhar em um empresa dessas sem uma tonelada de experiência, onde vc consegue essa experiência? Em empresas menores que só contratam pessoas com diploma por essa barreira social mesmo.

Da para entrar no mercado sem diploma? DÁ, mas vai dar muito mais trabalho e vc pode se tornar mais frustado que reclama que o mercado não é justo e ninguém vê seu valor.

1 curtida

Vale a pena pelo certificado, pois como um amigo meu que é programador sem faculdade me disse ela vai vale a pena se você quiser ganha mais pois a maioria das empresas não vai paga você pelo o que você faz e sim pela sua formação (claro que tem outras coisas mas o principal motivo é esse pra mim). Eu faço ADS pela Fatec e na minha opinião é uma perca de tempo pois eles ensina algumas tecnologias muitos defasadas e se você for querer entra na área de programação essas tecnologias não vão valer nem pra inicio de carreira ou algo do tipo, ao meu ver ela meio que só te atrasa pois você quer aprende algo que sabe que ta no mercado mas não pode pois tem que estuda para as matérias da faculdade (isso acontece comigo pois trabalho e faço faculdade e tecnologias como React Native que eu queria muito aprende acaba sendo meio difícil), então resumidamente na minha opinião é só pra pega um diploma e ter base de algumas coisas que possa de ajuda pois a maioria do conteúdo principalmente programação que é o que a maioria busca é bem defasado e até hoje nunca vi nenhuma faculdade com uma grade que ensinasse algo que realmente valeria a pena nos dias de hoje.

1 curtida

Estou cursando ADS IFRO. Cara vale a pena porque você terá um norte. Agora só a faculdade não vai te dar experiência. Vc vai ter que correr atrás por conta e principalmente aproveitar o tempo como nas férias por exemplo.

1 curtida