Olá.
Queria saber se vale a pena comprar um RPi 4 para aprender mais sobre Linux e sobre o mundo da informática em geral e também para aprender programação?
Já tenho um portátil/Notebook e por isso é que faço esta pergunta.
E ai Francisco,
Olha, eu pessoalmente acho que vale a pena. É uma forma interessante de você poder testar vários projetos. o 3 também é muito bom, mas o quatro tem as facilidades de ter duas saídas HDMI e mais ram (mas ouvi dizer que esquenta muito), e de qualquer maneira, são relativamente baratas.
Enfim, depende do que você quer fazer. Se você for programar algo mais voltado para hardware, como sistemas embarcados ou utilizar o Pi para depois passar para um arduino e coisas assim acho que vale a pena, agora se for para programar para PC, acho que você pode ficar só com o note mesmo
Acredito que se for só para aprender a programar, não vale a pena se você já tem onde praticar.
O RP ele é interessante por ser um computador de ótimo custo benefício, mas para aqueles que não tem recursos ou para aqueles que querem realizar um investimento de baixo custo.
No seu caso, não existe uma lógica (A não ser por sonho de consumo!) exata para se investir em um RP sendo que você já possui o necessário para se aprender a programar.
Dependendo do tipo de servidor dá tranquilamente.
A parte de aprofundar seus conhecimentos em tecnologia é um tanto genérico… Depende de qual é o seu intuito quando você diz tecnologia. Mas de forma genérica, sim! Ele é um “mini pc”, existem diversas coisas que você consegue fazer com ele além de um servidor. Existem vários projetos que você encontra na infernet… Instalar desde de telas touch nele como criar super computadores com vários RP interligados
Ola
Possuo um Raspberry Pi 3 e utilizo como midia center.
Tenho instalado no NOOBS com o Raspbian, Librelec e OSMC
Prefiro assistir os canais de YouTube na televisão da sala de 46"
Para utiliza-lo como aprendizado de Linux é muito limitado nas distros que são compativeis com ele
tinha um raspberry pi 2 que queimou o chip de ethernet
e tenho um 3 que uso para Librelec e para brincar com Homeassistant.
Já tentei por o ubuntu MATE, mas fica sofrível é inviável o uso. Até o proprio Raspbian fica a desejar, apesar de ser mais rapido.
Na minha opinião raspberry é so prototipagem casual. Não recomendaria pro seu uso.
Alem do mais o raspberry 4 veio com problema no design da placa (super aquecimento e defeito no usb C).
O unico uso viavel pra mim foi pra usar o Kodi como central multimidia no librelec.
Nesse 4 não conferi a performance ao vivo.
outra coisa é sobre usar ele como armazenamento. Não tem porta SATA. Aí fica limitado a velocidade baixa do USB.
Acho que seria melhor pegar um mini pc um pouco mais potente que viesse com Sata nativo
Basicamente “aprender programação” é o jeito errado de entrar nesse mundo.
Existem vááárias vertentes, e tentar entender em qual delas você pretende atuar/qual você tem mais interesse é o primeiro passo.
Você quer desenvolvimento web? Você quer desenvolver para embarcados? Quer criar programas desktop? Quer programar pra mobile?
Se quiser uma resposta única: Java, serve pra tudo, não é a “melhor de todas” mas ela tem um ramo pra cada vertente que falei. E antes de virem falar merda: sim, java tem uma versão pra embarcados menos pesada, pesquise.
Sobre o Raspi: O Guanabara inaugurou recentemente (tem 3 dias) um curso de Raspi, procure no youtube e veja se consegue responder suas perguntas. O processador é ARM (RISC), funciona diferente dos comuns de desktop e laptop, e as versões de software são diferentes.
Pra você ter uma ideia: tem como criar umas stack de raspi pra fazer uns servidores bem capazes.