Utilizar máquina virtual ".qcow2" já existente

Olá!

Eu movi um arquivo “.qcow2” para um local onde tenho mais espaço para criar outras VMs, sem utilizar a unidade de sistema, para evitar consumo desnecessário de espaço, porém, ao tentar reutilizar esse arquivo é exibido um erro:

… e não consigo inserir na interface do meu Gerenciador de Máquina Virtuais novamente.
Nessa imagem eu tenho o Windows 7 Pro instalado e configurado para algumas tarefas e testes.
Seria mais para conhecimento de como reutilizar uma VM.
Se for o caso, posso excluir, recriar e instalar o Win 7 novamente em outra VM.

Você não precisa criar uma nova máquina virtual. O correto é alterar a configuração da unidade de disco da máquina já criada.

Essa é uma tarefa já mais avançada e vc vai precisar usar uma das opções:

1. Na linha de comando, usar comando “sudo virsh edit NomeDaVM”, achar a tag <disk> e dentro dela alterar o valor do <source file>

ou

1. Habilitar a edição do XML no virt-manager:
    2.1) Vá em menu Editar -> Preferências -> Geral -> Habilitar editar o XML. Atenção que você pode ferrar o arquivo de configuração se mexer onde não deve.
    2.2) Quando você abrir a máquina virtual, vá na unidade de disco, clique na aba XML e edite ali o valor de “source file” para refletir o novo local do arquivo.
1 curtida

@Deleterium Precisa de virSH? Não seria só abrir a configurações da máquina virtual, interface gráfica mesmo, já existente e mudar a localização do disco rígido primário? Pode inclusive navegar localmente para pastas que não estão listadas.

@elviolmp Se ainda quiser criar uma nova máquina virtual com o disco que já existe, é só selecionar Windows 7 (ou Generic se não tiver) na lista de baixo. É a única mensagem de erro que tem aí (“Marque o tipo de SO que você está tentando instalar”).

1 curtida

Sim, como eu expliquei na opção 2. Ele pode escolher qual das duas opções vai usar.

Ia editar e explicar também que era só selecionar o tipo do sistema, mas vc já deu a dica!

Valeu! Consegui resolver aqui. Vou colocar o vídeo em outra resposta!

Valeu… nem editei o XML, mesmo assim, habilitei a edição… mas, era no início que eu estava tomando o caminho menos propício… depois que me liguei da forma que deveria fazer… vou colocar o vídeo em outra resposta.

Segue o vídeo da minha tela…
https://www.youtube.com/watch?v=0qTlEWq4D5A

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.