Olá amigos, bom dia!
Comprei um SSS de 240gb para instalar no meu pc, e quero colocar a /home em um hd de 1Tb que tenho aqui, para não ter que ficar me preocupando com fazer back up.
Gostaria de saber se o /home estar em um hd e não no próprio SSD vai interferir/prejudicar o desempenho desse pc.
Vou usar o Kubuntu 18.04 e o pc é um i5 com 6gb de ram.
De maneira nenhuma, o sistema indo no SSD não perde desempenho nesse aspecto
Olá @ricardotristao tudo beleza?
Só para ajudar a esclarecer quem mais estiver em uma situação parecida com a sua: qualquer arquivo que estiver no SSD será acessado na velocidade do SSD e qualquer arquivo no HDD será acessado na velocidade do HDD.
Um não interfere no outro, mas, caso você abra/salve algum arquivo muito grande que esteja armazenado no HDD você estará trabalhando dentro dos limites de performance dele.
@eddiecsilva
Olá amigo, obrigado pela resposta! Aproveitando o ensejo vou tirar outra dúvida, na reprodução de um vídeo em fullHD, ou mesmo na cópia de um arquivo para um pendrive, o HD pode ser um limitante?
A lógica é a mesma não importa qual cenário você desenhe:
- se você está gravando um arquivo o “gargalo” será a velocidade de onde você está gravando (em 99% dos casos).
- se você está lendo, o gargalo será o local de onde você está carregando esse arquivo.
Existem muitas nuances técnicas, mas a lógica é muito simples.
Deixo tudo no ssd mesmo e uso o hd para salvar arquivos mais pesados. No /home tem arquivos de configuração do sistema, também é onde fica os arquivos do steam. Então prefiro que fique no ssd.
Se o /home estiver no HDD vai comprometer um pouco o desempenho sim, nada muito significante mas compromete sim.