Usuários do KDE NEON, vamos falar sobre a distro?

Se o intuito do KDE Neon era dá a experiência do Windows, conseguiram… passei absurdos 30 min numa tela preta de atualizações, pois desliguei a máquina ontem sem reiniciar para aplicar as atualizações e ao ligar hoje a mesma efeituou o update. Péssima experiência… e o pior já entro na sessão de usuário com notificação de novas atualizações disponíveis. Um dia mesmo atualizei, reiniciei a máquina, e quando voltei atualizei mais pacotes, e tive que reiniciar duas vezes seguida … esse sistema de atualizações do Neon vai afastar todo usuário comum do Discover, se era essa a intenção, conseguirão!

3 Curtidas

Parece que até nisso eles dão uma experiência parecida…

1 Curtida

Meu hardware não ajuda mas mesmo assim, no uso diário meu Core i3 6006U com 4GB roda bem o Plasma 5; só não posso exigir um multitarefa eficiente ou que rode apps mais pesados.

1 Curtida

o Plasma até roda bem em 4gb de ram, eu não uso porque não sou muito chegado a ele.

1 Curtida

Na minha opinião foi a pior decisão que a equipe do KDE tomou até hoje, estava pensando em migrar do Kubuntu para o KDE Neon mas desisti quando vi o anúncio, tomara que coloquem uma opção para desabilitar isso aí.

1 Curtida

De fato a opção é não usar o Discover, pelo que li e entendi as atualizações via terminal não teriam isso.

você sabe que isso é opcional, né? que pode ser desativado mas configurações.

1 Curtida

Já tem, desde o inicio.

1 Curtida

1 Curtida

Eu sempre tento usar o padrão do sistema, porque tento usar da maneira que os desenvolvedores acharam ser melhor ao usuário final, pelo menos quanto a experiência do Plasma Shell, não tenho nada a reclamar. Quanto as atualizações da distro, creio que a escolha foi infeliz, pensando seriamente que o Linux como desktop tem sim condições de atrair o consumidor leigo, que não necessariamente irá modificar o sistema que utiliza. E a melhor maneira para um usuário iniciante é concentrar sua tudo numa central, que seja fácil e rápida, sendo esta a maneira mais prática de instalar programas e atualizar o sistema. E o Discover não tá sendo essa experiência boa ao usuário!

Minhas atualizações estão manualmente, como na sua imagem… o padrão é vir manual, não automaticamente. Entretanto mesmo assim se vc não efetuar o reboot, ao ligar o sistema, ele vai aplicar as atualizações pendentes, como foi meu caso de hoje.

Mas por padrão essa configuração é desabilitada, você deve ter ativado ela.

Desde que o Plasma colocou essa opção de atualizações automáticas, ele vem por padrão em manual. Não me lembro, mas creio que foi no 5.21 que começou a ter atualizações automáticas como opção.

*E são para aplicativos, não pro sistema. Ao menos a tradução tá dizendo isso.

Faz uma limpeza de cache no sistema, aqui esta funcionado normalmente eu tenho 3 maquinas com KDE Neon e todos estão em manual.

Mas está manual aqui! O problema é que agora as atualizações no Discover pedem o reboot do sistema, tem no fórum do Neon sobre as atualizações offline um tópico.

Acabei de atualizar aqui através do Discover e não pediu reinicio

1 Curtida

Interessante que aqui está pedindo reboot, mesmo igualmente ao seu com atualizações manualmente.

Talvez eles tenha tirado isso em algum patcher e to usando e não prestei atenção já que compilei o plasma manualmente com o kdesrc-build

1 Curtida

Do Reddit ─ para desativar atualizações “offline”:

Edit the config file /etc/xdg/discoverrc

Change UseOfflineUpdates to false

Desde 2016, me acostumei a evitar o “Discover” (Plasma-Discover), tal como antes já evitava o “Muon Discover” e o “Muon Package Manager” (e todos os “updaters”).

Ultimamente, até removo o Plasma-Discover ─ e nas outras distros, também o PackageKit, para não ter o menor risco de “verificações automáticas”, durante o boot ou de tantas em tantas horas. ─ Só no KDE Neon, deixo o PackageKit, devido à recomendação de usar o comando pkcon, mas sem o Plasma-Discover ele não bota as unhas de fora.

Desde 2007, meu gerenciador-padrão de pacotes nas distros “.deb” é o Synaptic.

Nenhuma demora ao reiniciar o KDE Neon. ─ Só no dia 8 (Quinta), houve uma demora ao sair, mas acho que foi o SystemD, nada a ver com atualizações offline.

2 Curtidas