Usuários de Openbox, Awesome, I3, Bspwm, etc... como é utilizar uma WM como ambiente de trabalho?

Eu sinceramente nunca entendi, nem nunca me imaginei usando um desses como ambiente para trabalho, porém pela comunidade eu vejo várias pessoas utilizando, mas sempre fico me perguntando o “por que que essa pessoa fez essa escolha?”, “qual a vantagem?”, “questão de desempenho?” e muitas outras.
Tudo isso é só questão de curiosidade mesmo.

3 curtidas

Acho que no meu caso, é por que comecei na década de 90 com DOS e programas pra DOS. Era tudo muito rápido e leve, e também tinha o fato de ser os meus primeiros contatos com programas de PC, então acho que me marcou muito.
Tô usando Mint como principal, porque tem tudo, e tudo funciona (ainda estou aprendendo - sou Nutela), mas sempre que dá, instalo Lubuntu e Openbox em outra partição através do Ubuntu Minimal. Tô pensando seriamente em ter OpenBox como principal.

Keyboard Driven

Poder fazer tudo sem precisar sair do teclado aumenta muito minha produtividade, ainda mais quando to em um notebook, usar touch é um saco.

Além disso WMs tendem a ser bem mais leves e customizáveis que DEs completas, não é pra pouco que alguns (muitos) dos melhores UnixPorn usam WMs

1 curtida

É como o @Fenrir já mencionou:

Keyboard Driven
Sou muito mais produtivo usando o teclado do que o mouse.

Também concordo com o Fenrir nesse aspecto:

Mas o mais importante para mim, é toda a SIMPLICIDADE que as WMs oferecem. Me sinto numa carroça quando uso DEs completas demais como GNOME e KDE, por exemplo. Esse negócio de arrastar janela me atrasa hasuahusaa. Lembrando que simples e fácil são coisas diferentes.

Além dos fatores citados (baixo uso de recursos, simplicidade, estilo, etc) tem também o apelo vintage, old school, muita gente da velha guarda (“raiz”) gosta desse padrão autenticamente retrô. Window Maker inclusive é cria de brasileiro.

3 curtidas

Resolvi instalar o i3wm aqui, senti muita dificuldade para usar os comandos (normal né, além disso nem me dei tempo parq aprender direito) porém algo muito bom que eu percebi foi que fiquei menos desperso e sem tanta frescura com o sistema, eu simplesmente abria e usava o programa que queria usar e mantinha meu foco lá.
Agora vou tentar instalar o openbox pra ver se consigo um meio termo que me agrade. Caso tenham dicas, agradeço.

4 curtidas

Tranquilo, openbox mais um navegador de janelas fica show

1 curtida

Não gosto de DEs que consomem muito da máquina, vivo pulando entre WindowMaker, LXDE, XFCE e agora FluxBox. Quero que o foco da minha máquina sejam os meus aplicativos.

Tenho maior interesse em aprender a usar o I3wm; me falta um pouco de tempo para isso hahaha

Cara, pra mim é muito bom, não é muito difícil, pelo menos pra mim, e olha que eu ainda tenho uns 14 anos e já uso até arch, o que talvez não seja normal. Mas pra mim é muito bom, ainda mais que tenho uma workspace para cada coisa.

1 curtida

Eu já sei dar uns rices nele, deixar ele mais bonito, mas se quiser eu te ensino rss

1 curtida