Usuários de Manjaro e Arch parem de brigar!

Plena Verdade! Pois quem instalaria o Manjaro se o Arch tivesse facilidade de instalação como têm o Manjaro, o Fedora, o Ubuntu, o…

Se apegar com unhas e dentes a filosofia purista é tão importante assim? Então porquê não exigir só usar/comprar/incentivar/exigir Open Hardware então?

2 curtidas

Eu gosto dos dois sistemas huhsuahsaa.

4 curtidas

Se fosse somente a questão da facilidade da instalação, poderiamos pensar o por que o pessoal utiliza tanto o Mint ao invés do Ubuntu, já que o Ubuntu não é difícil de ser instalado.

Acredito se o pensamento do pessoal do Arch fosse um pouco diferente, ai sim poderia nunca ter existido o Manjaro, mas por causa de facilidade de instalação eu duvido. Temos uma penca de distribuição base Deb ai para provar isso.

Saudações.

2 curtidas

Na verdade não, o manjaro ganha dinheiro e popularidade pelo seu diferencial para com o Arch, se fosse em cima do trabalho do Arch, por que alguém usaria um sistema baseado se pode usar o original?

Tem outra ainda mais simples, distros como o manjaro existem por causa disso:

Liberdade 0 - Liberdade para o programa para quaisquer propósitos;

Liberdade 2 - Liberdade de redistribuir cópias de forma que você possa ajudar outras pessoas.

Isso não só diz como incentiva o que o Manjaro está fazendo (tem um texto gigante do Stallman sobre, só pesquisar)

A única solução viável é mudar a licença dos repositórios

3 curtidas

Rapaz, acho que não posso concordar mais do que já estou. Disse tudo, até usando argumentos que eu mesmo uso. :raised_hand_with_fingers_splayed: Bate aqui

Eu que o diga. Uma vez instalei o Arch usando o script archfi e depois fui entrando em alguns tópicos e pedindo ajuda no fórum oficial deles, e ainda teve um cara que disse que não estou usando arch, só porque usei um “Instalador”. Demorou algum tempo para fazer o cara entender que não passava de um script simples, e que o fato de usar um script para facilitar a instalação, não faz o Arch deixar de ser Arch.

Ué, mas o Manjaro não tem pacotes próprios já não? Se não me engano, os repositórios do Manjaro são mantidos por eles mesmos, e não os repositórios do Arch. Tipo, esse é um dos motivos que comparo tanto o Manjaro com Ubuntu.

1 curtida

mas ele usou a palavra “NOSSO” eu entendi que era ELE falando. Obrigado

1 curtida

tudo certo então =) obrigado por esclarecer

1 curtida

O Manjaro tem pacotes construídos e mantidos pela equipe ou pela comunidade do Manjaro, mas a maioria é puxado dos repositórios do Arch para os repositórios do Manjaro (mesmo processo utilizado pelo Ubuntu com o Debian).

Esses pacotes vão para os repositórios unstable, teste e só depois chegam no repositório stable. E isso é um dos argumentos utilizados para alguns falarem que o Manjaro é inseguro, claro que eles omitem que ao surgir alguma vulnerabilidade nesse meio tempo, os pacotes afetados são recostruidos com a correção.

Saudações.

3 curtidas

Imaginei que fosse assim. Mas também existem alguns outros pacotes nos repositórios oficiais do Manjaro que não existem (ou não existiam) no do Arch, esses que muitas vezes já estavam no AUR. Lembro que quando eu usava Arch, o Spotify só estava no AUR. Quando migrei para Manjaro, ele já estava no repositório oficial.

Acho que esse é mais um exemplo para colocar o Manjaro numa categoria similar ao Ubuntu, afinal ele não é “O” Arch, da mesma forma que Ubuntu não é “O” Debian.

Acho que você possa ter confundido, até onde eu lembro, o spotify nunca esteve no repositório do Manjaro (mas posso estar enganado).

Inclusive esse foi um dos motivos para eu adicionar o mesmo no repositório do blog Manjariando.

Saudações.

Exato, o Spotify ainda não esta nos repositórios do Manjaro.

E com os Snaps e Flatpaks ai, acredito que não será adicionado nos repositórios oficiais.

Então deve ter sido algum outro programa. Mas eu lembro de ter sido um que estava nos repositórios do Manjaro mas não nos do Arch.

Só sei de uma coisa, Open source é faça aquilo que melhor te agrade com aquilo que esta disponível ou que voce criar, é isso que o Manjaro faz, ele não tem obrigação nenhuma com filosofia do Arch afinal isso é ser livre, mesmo sendo baseado em Arch o sucesso do Manjaro vem do próprio trabalho, é mérito dele

5 curtidas

Sobre o Debian eu não posso opinar, mas sobre o Arch eu não acho desrespeitoso a atitude dos usuários no fórum, vejo como um “modo de forçar” a busca prévia no google, wiki ou no fórum antes de sair criando um tópico para algo que uma busca rápida no google ja acharia a solução.

“Modo de forçar” = força a ir pescar ao invés de pedir o peixe.

1 curtida

Hahaha e eu a ler essa desgraça
Abri todas as páginas em que eu tinha escrito Manjaro
Agora estou a fazer maratona de 500 paginas

Meio Off, mas o meme de Arch quebrar toda hora não passa disso, um meme. É muito raro isso acontecer, e quando acontece, é postado no archlinux.org com instruções de como resolver o problema. Eu utilizo o Arch a mais de um ano, nesse tempo, nunca, aconteceu de um pacote que eu use quebrar.

1 curtida