Usuários de Artix, qual é o motivo de vocês usarem o Artix e não o Void?
Ué, quem usa Artix quer usar o Arch sem systemD, o Void é outra distro completamente diferente
Além de ter um suporte muito mais consistente que o do Void.
São diferentes, mas muito parecidos. Ambas as distros são RR, muito enxutas, sem systemd, comunitárias e o pacman e xbps são muito parecidos, tanto em sintaxe quanto em funcionamento.
Se for para dar motivos da época que usava Artix:
- Mais opções de esquema de inicialização (s6, por exemplo, que é o esquema que mais curti, não está disponível oficialmente no Void)
- Acesso ao AUR.
- Garantia de “compatibilidade ABI” com o Arch (incluindo pacotes de terceiros), com as mesmas chaves de compilação.
- Opção de migrar do Arch em vez de reinstalar completamente
O Void tem muito mais “atrito” para quem vem do Arch.
é mais difícil acha material sobre o Void…até aqui mesmo no fórum
Void e Artix não são coisas equivalentes. – O fato de terem alguma semelhança (possibilidade de instalar por comandos, construindo um sistema personalizado) não significa que ter um deles, seja a mesma coisa que ter o outro, ou vice-versa.
Tenho Arch e Void, e nunca trocaria Arch pelo Void. – O Arch é minha melhor distro, há mais de um ano. É “a simplicidade em pessoa”. – O Void ainda é um “desafio”. Gosto de usar, mas ainda não descobri as manhas do bicho. Teria de investir um bom tempo em (mais) pesquisa, (mais) leitura etc.
Os repositórios do Arch + AUR são um diferencial enorme, como os colegas já observaram. – E a Wiki do Arch dá de 10 x 0 em qualquer outra… ou, de 300 x 0 na do Void.
Até onde consigo perceber, tudo isso se aplica igualmente ao Artix.
Bom… Também não vejo as coisas por essa ótica de filme americano – “ou um, ou o outro”. – Por que não, ambos?
Já faz meses que não encontro nada que eu queira instalar. – Já tinha pensado no Artix, depois deixei pra lá, e esqueci. – Fui ler (reler) agora as instruções de instalação por comandos, e achei interessante. Quem sabe…