Uso o Windows há muito tempo e quero mudar pra Linux

Esqueci de postar as especificações do meu PC, ai estão.

1 Curtida

Se você quiser deixar o Pop com uma carinha mais de Windows, dá uma chance para o Dash to Panel. Pode ser que lhe agrade mais ainda :smiley:

Tutorial simple que o Dio fez a um tempo atrás: Pop!_OS com interface Windows Like (Dash to Panel + Arc Menu) - YouTube

• Disclaimer: o Arc menu pode não funcionar, mesmo baixando o Fork.
4 Curtidas

Se vc é totalmente leigo, tem um PC simples quer algo só pra navegar pela internet, Fedora Silverblue. Distro só com o necessário e inquebrável pela forma como é construída.
Se tem uma máquina um pouco melhor e necessidade de instalar drivers prioritários mais difíceis de obter, vai de Ubuntu. Opte pelas versões LTS e seja feliz. Vc terá estabilidade, acesso a maioria dos programas disponíveis para Linux e um bom suporte da comunidade.
Caso contrário, vc tenha algum conhecimento, se vc for jogar: Pop OS. A distro é simples de usar, baseada no Ubuntu, têm ISOs já com os drivers de vídeo e dificilmente vai quebrar.
Se vc for mais hardcore, pode instalar o Arch usando o script archinstall, terá uma distro extremamente limpa, acesso a tudo que existe pra Linux em questão de software através da AUR e não tem necessidade de fazer upgrades para a próxima versão (ela é Rolling Release). O problema do Arch é que ele pode quebrar algo em alguma atualização e é esperado pela comunidade que, se vc não souber, primeiro leia bastante e tente resolver antes de perguntar hahaha.
Tem várias outras distros ótimas, mas pra quem tá começando, normalmente indico as baseadas no Debian ou Ubuntu, pq tem muito material de ajuda na internet e as com interface GTK, pq abre pra um leque de costumização fácil. Dos Desktops, prefiro o Gnome por ter todas as configurações centralizadas e de fácil acesso (apesar do Gnome 40 exigir uma curva de aprendizado bem maior) ou talvez um Cinnamon (Linux Mint) que se assemelha ao Windows.
Evite cair no conto das distros maravilhosas, como Elementary ou Deepin. Ainda se encontra muita instabilidade nas mesmas.

3 Curtidas

Obrigado pela ajuda!

1 Curtida

Bom, na minha opinião, a melhor distro para iniciantes, seria algo como Ubuntu, pq apesar de ser uma das distros mais “manjadas”, seria um ótimo começo, pq vai ser uma das distros que(provavelmente) vai te dar menos dores de cabeça, ele usa apt como base que, apesar de n ser o melhor package manager na minha opinião, funciona muito bem e, bom, tem o kde se vc tem muito tempo sobrando, pq, apesar de o kde padrão ser muito bonito, provavelmente vai te tirar muito tempo com customizações, algo que pode afetar a sua produtividade. Mas no geral seria interessante vc experimentar por conta própria, já que eh gratis

2 Curtidas