Estou montando uma workstation para desenvolvimento, compilação de código (principalmente C++ e kernels) e virtualização, e me deparei com uma oferta de um processador Xeon E5-2690 v3 (ou similar) de 24 cores a 2.2GHz por um preço bastante atraente.
Sei que este é um hardware de plataforma antiga (provavelmente LGA 2011-3), mas a relação custo/benefício de ter 24 cores/48 threads para tarefas paralelizáveis me chamou muito a atenção.
Gostaria da opinião de vocês, especialmente de quem já teve experiência com essa geração de Xeons no Linux. Minhas principais dúvidas são:
Suporte no Linux: Existe alguma dor de cabeça conhecida com drivers ou suporte a chipsets (como o C612) nas distribuições modernas (Arch, Fedora, Ubuntu 22.04+)? ACPI, gerenciamento de energia e suporte a todas as funções do chipset funcionam bem “out-of-the-box”?
Desempenho em Tarefas Específicas: Para as minhas necessidades (compilação, VMs), o ganho com os 24 cores compensa a frequência de base mais baixa (2.2 GHz) e a IPC inferior comparado a um Ryzen mais moderno com menos cores, mas com clock mais alto? Ou seja, a paralelização massiva “quebra o galho”?
Custos Ocultos: Estou considerando o custo da CPU, mas e a plataforma como um todo? Placas-mãe X99 usadas são confiáveis? O consumo energético e a geração de calor dessa configuração são proibitivos para um uso de 8-10 horas por dia?
Comparação com Alternativas: No mesmo orçamento, vocês consideram uma plataforma mais nova, como um Ryzen 5/7 de 6ª ou 7ª geração com menos cores, uma opção mais “futura-proof” e eficiente, mesmo sacrificando a contagem de núcleos?
Em resumo: Vale a pena embarcar nessa plataforma Xeon antiga para uma workstation Linux focada em multitarefa pesada, ou é um “tiro no pé” em 2024?
Relato minha experiência pessoal com hardware: após uma falha na placa-mãe do meu computador principal (Ryzen 9 5900XT + RX 6700 XT), efetuei a substituição pelo meu sistema secundário. Este possui um Xeon 2699v3 + placa-mãe Machinist MR9S.
Mantive a placa de vídeo RX 6700XT no Xeon e o resultado superou as expectativas, oferecendo excelente desempenho e bem próximo do Ryzen em compilação cerca de 1 minuto e meio de diferença de tempo com pacotes grandes como navegadores e o kernel.
Jogo sem problemas no Xeon a 3440x1440 que é resolução do meu monitor acima do 120fps com frametime completamente estável, vai sem medo que não terá problema no linux com a plataforma Xeon.
Utilizo o Gentoo como minha distro e em relação aos clock em tarefas que não exigem tanto o cpu fica com clock a 3.6GHz, em alta carga como compilção que utilizo 34 Threads deixando 2 livres para usar o sistema fica em 3.3GHz, já em jogos geralmente fica em 3.6GHz.
OBS: Para ter uma boa experiência com Xeon, principalmente os v3 é necessário fazer o “unlock turbo boost” com undervolting, aqui utilizo -100mV no cpu e no cache -60mV (Tem que testar para saber se o processador vai suportar os -100mv), recomendo usar memórias ecc com ajuste de timmings e utilizar os quatro modulos para ativar o quad channel.
Quando for aplicar o “unlock turbo boost” pode aplicar o undervolt, sendo:
Processor: Core voltage
CLR/Ring: Cache voltage
Uncore: SystemAgent
Se tiver uma placa mãe com chipset C612 pode fazer o desbloqueio das tensões via BIOS, não sendo necessário aplicar em quanto faz o unlock, para fazer o flash e o backup do BIOS no linux pode utilizar o flashrom tudo via terminal bem rápido, indico também comprar um programador de BIOS bem barato o CH341 para caso alguma modificação que fizer não funcione, ele custa cerca de R$40 e vai te deixar mais seguro caso algo de errado.
Olha, eu também estou montando uma plataforma X99 usando 2 Xeon E5-2680 v4 + GPU RX580, inclusive já estou com todas as peças e devo montar ainda esta semana.
Irei usar principalmente como servidor de streaming com o Jellyfin, servidor de VMs com Virtual Box, servidor de backup com o LuckyBackup e como servidor de conversão de vídeo via CPU para converter meus filmes e séries para o formato HEVC/H265, e alguns gamers leves.
Criei 2 script que quando for fazer atividades simples eu executo o script de baixa performance e ele limita a frequência da CPU e da GPU reduzindo o consumo, o outro script é para máxima performance onde ele remove as limitações da CPU e GPU, utilizarei para alguns games (mais leves) se necessário e para converter os vídeos, a estimativa é que o consumo elétrico em uso normal (navegando e assistindo vídeos ou lendo) fique por volta dos 180W e em carga máxima fique por volta dos 480W já considerando as demais peças como HD, SSD, Fans, etc.
Esta plataforma X99 considerando apenas placa-mãe + 2 CPU E5-2680v4 saiu por aproximadamente R$ 850,00 no Aliexpress, as memórias eu já tinha.
Eu diria que as 2 cpu 2680v4 dão quase a mesma performance que um Ryzen 5800XT, o custo de placa-mãe X99 + 2 CPU Xeon + memória RAM é praticamente o valor só do Ryzen 5800XT.
Pessoal, também estou montando uma Workstation para simulação numérica.
Trata-se de um E5 2650 V4 também. Mas não vou usar dual socket… será somente uma CPU. Portanto são 12 núcleos (24 lógicos). Estou adquirindo uma Machinist X-99 B9 (C612). Colocarei uma fonte de 650W MSI 80 plus bronze. E duas memórias 16 GB REG ECC Micron. Estou colocando também um cooler de VMR, pois vi muitos relatos de até 20 graus de redução na temperatura do VMR com resfriamento ativo.
Este tópico me interessa, pois vejo que existem outras pessoas fazendo o mesmo em pleno 2025.
Tive uma dúvida que não consegui esclarecer lendo e assistindo vídeos na internet:
Em termos de custo benefício, vcs acreditam que essa configuração compensa? Ou seja, existem configurações atuais que sejam em conta e que consigam retornar o mesmo desempenho? Ou até superior com o mesmo valor investido (1450,00).
Também gostei desse tópico. ‘Apesar de estarmos em 2025’ uso um PC que já tem 12 anos. Ele segura a onda para o que eu faço (com a benção do linux tenho um sistema atualizado) Se uma tech ‘véia’ (e principalmente barata) dessas (esse xeon aí) amplificasse brutalmente o rendimento (por ex) na área da edição e modelagem 3D, edição de vídeo também, então seria bastante válido (ainda que um xeon desses não tenha vídeo integrado como meu véio 3770 ao contrário do ryzen 7 citado alí) Esse xeon fica numa área quase cinzenta, parece valer a pena para muita coisa, ainda que seja antigo. Talvez, como diz a música: ‘panela véia que faz comida boa’
Estou para saber o desempenho real. Mas não tenho duvidas que será melhor que o atual i7 7500U de meu notebook. Ele só possui dois núcleos. Trabalho com multiparalelismo, e não uso o i7 por isso. É um processador de um bom clock (3.5 GHz), mas 2 núcleos é inviável, fora a questão de aquecimento de notebook.
Se eu fosse montar um workstation atualizada com configuração similar, certamente gastaria bem mais que isso. Portanto fiquei muito satisfeito. Já coloquei o processador a prova, e realmente vale muito a pena para quem precisa de tarefas parelelas. Quanto a durabilidade, só o tempo vai responder.
Tarefas multicore e virtualização você não terá qualquer limitação, já q esses processadores já tinham as instruções nativas quando foram lançadas, aliás eles receberam em primeira mão na época.
O que faltaria é só se você precisar das novas instruções de inteligência artificial.
Pelo valor vc não encontrará nada parecido e nem próximo.
Termos de consumo é equivalente aos processadores modernos e em termos de barulho vai do sistema de refrigeração q você montar.
Invista em uma fonte gold de marca com fan silencioso, aqui é o que mais faz barulho, peguei uma gamemax 650 gold. Talvez seja interessante um water cooler da cooler master que são eficientes e silenciosos, o de 120mm aguenta até 200w de TDP, penso q um cooler para tirar o ar quente de dentro já é o suficiente, menos cooler menos barulho.
Aqui tenho uma Machinisti X99 K9, com um Xeon E2650L 10 núcleos/20 threads, com uma RX5500 8GB e 32GB de RAM, apenas 1.8 Ghz de frequência, 65w de consumo e com Pop_Os 22.04, estou com essa configuração há quase 4 anos e ainda atende muito bem.
Como disse o colega em postagem anterior, vc pode desbloquear para trabalhar em frequências acima de 3Ghz, mas vale testar e estressar a máquina em modo default para ver se tem gargalo, caso positivo é só fazer o processo de volta