Olá pessoal, então, eu sou novato no mundo Linux apesar de ter um bom conhecimento na área de computação já que eu estudo a parte de desenvolvimento, venho testando algumas distribuições pra ver em qual me acho melhor, até agora testei Ubuntu 20.04 LTS e Cinnamon Mint, estou usando em dual boot com Windows 10, pra ter certeza de que vou me adaptar antes de mudar completamente. O problema que estou enfrentando é o alto uso de CPU nessas duas distros, minhas configs são uma GTX 1050 2GB, i3-7100 3.9Ghz, 1TB HDD e 8 GB RAM 2133Mhz, mas mesmo com uma config relativamente “boa” o uso de CPU nessas distros fica alto (pelo menos em comparação com o meu uso de Windows 10), no desktop sem nada aberto ou só com alguns apps básicos o uso fica abaixo dos 10%, mas basta eu abrir o navegador e colocar um vídeo no youtube que o uso pula pra 40%+, coisa que eu não vejo no Windows, que sempre fica abaixo dos 25% se for uso casual, outro problema que eu vejo é o clock da CPU, no Windows esse clock fica sempre acima de 3.7Ghz, por estar com a config de energia no modo máximo desempenho, já no Linux percebi que pelo perfil de energia vir como padrão em salvamento de energia o clock fica variando demais, caindo pra 0.9Ghz, o que eu fiz foi baixar um applet/extensão que regula o clock, deixando ele em modo desempenho, fazendo ele ficar 2.9Ghz + o problema é que mesmo assim o uso fica alto demais comparado com o Windows, com apenas uma aba de vídeo do youtube tocando ele chega a 50% (válido eu citar que no Mint eu cheguei a presenciar alguns travamentos em vídeos), já no Windows ele não pega isso nem com algum jogo aberto.
*OBS: desculpe pelo texto grande, tentei contar a história completa
Parece que a GPU esta com preguiça de trabalhar então vejo 2 possibilidades para o começo desta investigação:
1st Na distro Linux qual o Navegador que você está usando, pois de repente você terá de ativar a aceleração por hardware(isso por padrão já é ativado mas não custa analisar).
2nd No Ubuntu em “Programas e Atualizações”, na aba Drivers Adicionais, veja se está o driver proprietario da Nvidia, seleciona ele para testar. No Mint tem o mesmo detalhe mas é um pouco diferente o nome.
Se nada der certo, vamos tentar procedimentos mais avançados.
Opa @RuKsu muito obrigado.
Eu estou usando o MicrosoftEdge-dev e o Firefox, testei os dois e vejo que os dois estão com esse “problema”, sei que é normal ver problemas nas fases de desenvolvimento (no caso do Edge) mas eu usava ele no Windows por ser um navegador mais leve e preferi continuar mesmo que na versão de desenvolvimento, sobre a questão do aceleramento de hardware está tudo ligado sim, eu chequei isso também. Quanto a parte dos drivers eu usei/estou usando drivers da versão mais recente disponível na parte de “programas e atualização”, não cheguei a baixar do site da NVIDIA já que pelo que vi o sistema apresenta a versão já mais atualizada, a versão que uso está apresentada como “proprietária e testada” e pelo que vi é o tipo de versão aconselhada, isso nos dois sistemas (a versão específica é a 460 se não me engano).
Sobre o clock, é legal colocar a CPU em modo performance. No Ubuntu, instala a extensão “CPU Power Manager” e fuça as preferências ali. Pro Mint é um programinha, o Slimbook, ele ajuda nisso tbm
Você fez tudo certo, vamos fazer uma analise, atualmente você esta com qual distro? Tanto o Ubuntu quanto o Mint tem um programa de “Monitor de Sistema” abre ele e abre uma página tocando um vídeo do Youtube. Então olha nele para ver oque está acontecendo. Se quiser mandar prints screen para nós vermos.
Correto, eu tinha observado isso mesmo e venho achado estranho que ele parece estar usando o processador ao invés da placa para processar vídeo, mas não sei o que faço
Pesa? Sim, mas sem travadas, rodando no Manjaro Gnome com Pulse Effects em segundo plano… mas eu mantenho a CPU na freq máxima (1.9 GHz, é um i3 3ª geração)… e tem programa carregado a dar com pau aqui, por isso o uso tão alto de RAM; ah, o vídeo é Intel HD, portanto onboard
Sim, realmente fica “utilizável” acho estranho justamento por não estar acostumado com tal comportamento, já que é algo que eu não costumo observar no Windows.
Hum, ok.
O problema é que isso vai corrigir somente com o firefox, e tá acontecendo com qualquer tipo de processamento de vídeo, por exemplo quando eu assisto um compartilhamento de tela de um amigo no discord ele também tem o mesmo comportamento, por isso comentei do estranho comportamento que parece que ele está usando o processador pra processar vídeo e não a placa dedicada.
estou fazendo umas pesquisas aqui que é este RDD process…
@p-py Abre o Edge, toca um Linus Tech Tips e manda o print de Process e Resources para nós vermos.
Se estiver do mesmo jeito, então instala o prime ou o bumblebee para controlar a GPU Nvidia.
Outra coisa, enable o processo rdd no Firefox, não quero ficar com remorso se der problema ae