Uso de CPU muito alto em todas as distros que testei até agora (Mint Cinnamon e Ubuntu 20.04)

Olá pessoal, então, eu sou novato no mundo Linux apesar de ter um bom conhecimento na área de computação já que eu estudo a parte de desenvolvimento, venho testando algumas distribuições pra ver em qual me acho melhor, até agora testei Ubuntu 20.04 LTS e Cinnamon Mint, estou usando em dual boot com Windows 10, pra ter certeza de que vou me adaptar antes de mudar completamente. O problema que estou enfrentando é o alto uso de CPU nessas duas distros, minhas configs são uma GTX 1050 2GB, i3-7100 3.9Ghz, 1TB HDD e 8 GB RAM 2133Mhz, mas mesmo com uma config relativamente “boa” o uso de CPU nessas distros fica alto (pelo menos em comparação com o meu uso de Windows 10), no desktop sem nada aberto ou só com alguns apps básicos o uso fica abaixo dos 10%, mas basta eu abrir o navegador e colocar um vídeo no youtube que o uso pula pra 40%+, coisa que eu não vejo no Windows, que sempre fica abaixo dos 25% se for uso casual, outro problema que eu vejo é o clock da CPU, no Windows esse clock fica sempre acima de 3.7Ghz, por estar com a config de energia no modo máximo desempenho, já no Linux percebi que pelo perfil de energia vir como padrão em salvamento de energia o clock fica variando demais, caindo pra 0.9Ghz, o que eu fiz foi baixar um applet/extensão que regula o clock, deixando ele em modo desempenho, fazendo ele ficar 2.9Ghz + o problema é que mesmo assim o uso fica alto demais comparado com o Windows, com apenas uma aba de vídeo do youtube tocando ele chega a 50% (válido eu citar que no Mint eu cheguei a presenciar alguns travamentos em vídeos), já no Windows ele não pega isso nem com algum jogo aberto.

*OBS: desculpe pelo texto grande, tentei contar a história completa

O que devo fazer?

Olá @p-py seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

Parece que a GPU esta com preguiça de trabalhar :joy: então vejo 2 possibilidades para o começo desta investigação:

1st Na distro Linux qual o Navegador que você está usando, pois de repente você terá de ativar a aceleração por hardware(isso por padrão já é ativado mas não custa analisar).

2nd No Ubuntu em “Programas e Atualizações”, na aba Drivers Adicionais, veja se está o driver proprietario da Nvidia, seleciona ele para testar. No Mint tem o mesmo detalhe mas é um pouco diferente o nome.

Se nada der certo, vamos tentar procedimentos mais avançados.

:pray:t2:

1 curtida

Opa @RuKsu muito obrigado.
Eu estou usando o MicrosoftEdge-dev e o Firefox, testei os dois e vejo que os dois estão com esse “problema”, sei que é normal ver problemas nas fases de desenvolvimento (no caso do Edge) mas eu usava ele no Windows por ser um navegador mais leve e preferi continuar mesmo que na versão de desenvolvimento, sobre a questão do aceleramento de hardware está tudo ligado sim, eu chequei isso também. Quanto a parte dos drivers eu usei/estou usando drivers da versão mais recente disponível na parte de “programas e atualização”, não cheguei a baixar do site da NVIDIA já que pelo que vi o sistema apresenta a versão já mais atualizada, a versão que uso está apresentada como “proprietária e testada” e pelo que vi é o tipo de versão aconselhada, isso nos dois sistemas (a versão específica é a 460 se não me engano).

1 curtida

Sobre o clock, é legal colocar a CPU em modo performance. No Ubuntu, instala a extensão “CPU Power Manager” e fuça as preferências ali. Pro Mint é um programinha, o Slimbook, ele ajuda nisso tbm

2 curtidas

Alright.

Você fez tudo certo, vamos fazer uma analise, atualmente você esta com qual distro? Tanto o Ubuntu quanto o Mint tem um programa de “Monitor de Sistema” abre ele e abre uma página tocando um vídeo do Youtube. Então olha nele para ver oque está acontecendo. Se quiser mandar prints screen para nós vermos. :smile:

2 curtidas

Onde posso encontrar esse programa pro mint? Não achei na loja de aplicativos e pelo que pesquisei não achei aqui também.

*(Eu deixei as snaps na blacklist, então se ele for snap me avise)

Eu estou atualmente no Cinnamon Mint 20, aqui vão algumas screenshots:

1 curtida

Linus Tech Tips e seus canais derivados, um dos meus favoritos!

Bom da uma olhada como esta na aba “Processos” com o vídeo tocando.

1 curtida

Um dos melhores canais de tech do youtube!

Os processos:

Vale acrescentar que isso fica ainda pior em tela cheia ou se a aplicação do Firefox está na tela toda e não só na metade.

Tá na mão

https://diolinux.com.br/aplicativos/slimbook-battery-3-bateria-linux.html

2 curtidas

Valeu :smiley:

1 curtida

Aquele RDD process está pesando. Olha o meu em 2 pictures:

Perdão eu não tenho terminal instalado, então vai TTY mas não da para tirar print screen então vai na foto do smartphone.

Veja que tocando vídeo PIP mode e usando Diolinux Plus e mais 2 abas de pesquisas que esqueci de fechar 27%

RDD process dele esta muito alto.

Correto, eu tinha observado isso mesmo e venho achado estranho que ele parece estar usando o processador ao invés da placa para processar vídeo, mas não sei o que faço

@p-py, olha, vendo aqui os prints, nem me parece tãoooo grave.

Netflix rodando pelo Electron Player (ou seja, com um Chromium encapsulado)

Brave rodando YouTube (com aceleração ativada, se não me engano) em 1080p

Pesa? Sim, mas sem travadas, rodando no Manjaro Gnome com Pulse Effects em segundo plano… mas eu mantenho a CPU na freq máxima (1.9 GHz, é um i3 3ª geração)… e tem programa carregado a dar com pau aqui, por isso o uso tão alto de RAM; ah, o vídeo é Intel HD, portanto onboard

1 curtida

Aí tem que ver no driver da placa… acho que pode ser o caso de instalar o driver pra híbridas

Sim, realmente fica “utilizável” acho estranho justamento por não estar acostumado com tal comportamento, já que é algo que eu não costumo observar no Windows.

1 curtida

No Firefox digita about:config depois cole esta string media.rdd-process.enabled e muda o valor para false clicando na seta que vai e vem.

Isso é para maquear, vai ficar leve mas causa problemas de segurança.

1 curtida

@RuKsu, instalar o prime ou o bumblebee não seria uma boa ideia pra ele?

1 curtida

Hum, ok.
O problema é que isso vai corrigir somente com o firefox, e tá acontecendo com qualquer tipo de processamento de vídeo, por exemplo quando eu assisto um compartilhamento de tela de um amigo no discord ele também tem o mesmo comportamento, por isso comentei do estranho comportamento que parece que ele está usando o processador pra processar vídeo e não a placa dedicada.

1 curtida

@Rodrigo_Chile Acredito que sim.

estou fazendo umas pesquisas aqui que é este RDD process…

@p-py Abre o Edge, toca um Linus Tech Tips e manda o print de Process e Resources para nós vermos.
Se estiver do mesmo jeito, então instala o prime ou o bumblebee para controlar a GPU Nvidia.

Outra coisa, enable o processo rdd no Firefox, não quero ficar com remorso se der problema ae :joy:

2 curtidas