Uso de CPU muito alto em todas as distros que testei até agora (Mint Cinnamon e Ubuntu 20.04)

Olá pessoal, então, eu sou novato no mundo Linux apesar de ter um bom conhecimento na área de computação já que eu estudo a parte de desenvolvimento, venho testando algumas distribuições pra ver em qual me acho melhor, até agora testei Ubuntu 20.04 LTS e Cinnamon Mint, estou usando em dual boot com Windows 10, pra ter certeza de que vou me adaptar antes de mudar completamente. O problema que estou enfrentando é o alto uso de CPU nessas duas distros, minhas configs são uma GTX 1050 2GB, i3-7100 3.9Ghz, 1TB HDD e 8 GB RAM 2133Mhz, mas mesmo com uma config relativamente “boa” o uso de CPU nessas distros fica alto (pelo menos em comparação com o meu uso de Windows 10), no desktop sem nada aberto ou só com alguns apps básicos o uso fica abaixo dos 10%, mas basta eu abrir o navegador e colocar um vídeo no youtube que o uso pula pra 40%+, coisa que eu não vejo no Windows, que sempre fica abaixo dos 25% se for uso casual, outro problema que eu vejo é o clock da CPU, no Windows esse clock fica sempre acima de 3.7Ghz, por estar com a config de energia no modo máximo desempenho, já no Linux percebi que pelo perfil de energia vir como padrão em salvamento de energia o clock fica variando demais, caindo pra 0.9Ghz, o que eu fiz foi baixar um applet/extensão que regula o clock, deixando ele em modo desempenho, fazendo ele ficar 2.9Ghz + o problema é que mesmo assim o uso fica alto demais comparado com o Windows, com apenas uma aba de vídeo do youtube tocando ele chega a 50% (válido eu citar que no Mint eu cheguei a presenciar alguns travamentos em vídeos), já no Windows ele não pega isso nem com algum jogo aberto.

*OBS: desculpe pelo texto grande, tentei contar a história completa

O que devo fazer?

Olá @p-py seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

Parece que a GPU esta com preguiça de trabalhar :joy: então vejo 2 possibilidades para o começo desta investigação: