Uso da CPU com Brave no ubuntu 22.04

Fala galera, to com um probleminha com o ubuntu 22.04.
Eu uso alguns programas para trabalhar e recentemente percebi que 3 deles estão me dando dor de cabeça, Figma, Miro e Gether.
Uso muito o Miro e o Figma no meu dia a dia e hoje não consigo ter os dois abertos no meu pc, pois esses sites levam o consumo da CPU a 100% ou muito próximo disso.
Já vi algumas coisas aqui e em outros foruns, mas nada me ajudou ainda, cês sabem o que posso fazer sem ser reinstalar Brave?

Print com Figma e Miro abertos:

Sem Miro e Figma, mas com 2 abas do google planilhas, gmail. youtube music, e diversas pesquisas no google abertas

Specs do PC
Dell Latitude 3410
i5-10210U
16gb de Ram
240Gb de ssd NVMe

PS: Por algum motivo alguns programas instalados da loja do Ubuntu não abrem no pc, por exemplo o Opera

1 curtida

Pergunta importante: esse comportamento se repete com outros navegadores? É importante ter este parâmetro, porque isso ajuda a direcionar um pouco possíveis testes.

Outro ponto, o computador trava ou fica instável durante o uso dos apps? Dependendo do que você estiver fazendo, o Figma não é exatamente um app leve para se utilizar.

:vulcan_salute:

O unico navegador que testei alem do Brave foi o Firefox e se repete, tenho o Opera instalado, mas ele não abre. No Firefox dá para trabalhar, o navegador não trava, porem usar o Miro no Firefox é muito ruim.

Meu uso do Figma é basico, o UX/UI monta as telas e eu apenas exporto as telas e monto um fluxo organizado e com algumas regras de negócio. Uso muito mais o Miro, faço diversos fluxogramas, discovery e os carambas no Miro

Isso tem toda pinta de problema na aceleração por hardware. No caso do Figma, ele tem em Flatpak, empacotado em Electron. Sugiro explorar o tema e testar essa alternativa

Mano e a aceleração por hardware foi desabilitada já, foi umas das primeiras coisas que fiz quando começou dar problema.
Na real eu tenho problema com Ubuntu, porque tive que reinstalar a distro, pois não conseguia abrir programas no pc, somente o Brave.
Depois de reinstalar usei o Miro por um tempo de boa, foi de uns 20 dias para cá que começou a dar esse problema

O Miro é um app de mapas mentais e coisa assim, no estilo do Draw.Io? Pq tem várias alternativas tanto online quanto flatpak, dá uma olhada

Desativar a aceleração de hardware você simplesmente está jogando carga de trabalho que é feita pela GPU toda para CPU.