Usb para de funcionar do nada durante o uso

boa tarde pessoal, migrei recentemente do windows 11 para o pop OS, estou usando a versao lts e até então estava tudo ok, porém, estou tendo um problema extremamente irritante:

basicamente, do nada as portas usbs param de funcionar e meu teclado e mouse simplesmente sao desativados, os leds ate ficam acesos, mas os dispositivos nao funcionam mais, quando rodo um lsusb, todos eles aparecem ali (iinclusive se eu desconectar os perifericos das portas e rodar novamente o ls eles continuam aparecendo)

outra coisa que tambem tentei, foi desativar o autosuspend (com muita ajuda do claude) o que também nao resolveu o problema.

basicamente, ela so voltam a funcionar após um sudo reboot, alguém consegue me ajudar com isso ?

• uso notebook

Já tentou desligar o pc, retirar todos dispositivos de usb e deixar por 30 segundos.

Depois conecte todos e inicie e veja se o problema persiste.

eu dou rebooot so, mas remover todos e deixar um tempo desligado nao

Tente fazer o procedimento.

Pode ser um bug momentâneo

1 curtida

fiz o teste aqui, o problema persiste, algo que eu identifiquei, é que o problema sempre acontece na entrada em que o mouse esta conectado. Antes ele estava em um hub usb em que estavam conectados ele, o teclado e a webcam, quando parava, parava tudo.

tirei ele do hub e pluguei em uma entrada direto no notebook, deu o problema, mas parou só o mouse, teclado ficou funcionando normalmente, tenho um corsair harpoon.

quando dou lsusb, aparece o mouse listado nos dispositivos conectados, mesmo nao funcionando, se eu desconecto e rodo lsusb novamente, ainda assim ele aparece ali, nao estando plugado na entrada.

Esse caso merece investigação do log do sistema. Estou confiante que terá informações sobre erros com relação ao mouse.

Caso não queira ficar pesquisando, pode deixar uma janela do console aberta com o comando
sudo journalctl -f e, quando houver o problema, veja as mensagens dos últimos minutos.

Veja o log como @Deleterium falou.

Outra sugestão e ver se desabilitou o modo legacy na Bios.

Se sim, habilite e veja se o problema persiste.

Jun 27 11:59:53 pop-os kernel: acer_wmi: Unknown function number - 8 - 0

Jun 27 11:59:54 pop-os kernel: acer_wmi: Unknown function number - 8 - 1
Jun 27 11:59:55 pop-os kernel: ata1: SATA link down (SStatus 0 SControl 300)

Jun 27 12:00:01 pop-os wpa_supplicant[972]: wlp2s0: CTRL-EVENT-SIGNAL-CHANGE above=0 signal=-48 noise=9999 txrate=0
Jun 27 12:00:03 pop-os io.elementary.a[4071]: hdy_carousel_box_get_position: assertion 'HDY_IS_CAROUSEL_BOX (self)' failed
Jun 27 12:00:03 pop-os io.elementary.a[4071]: hdy_carousel_box_get_n_pages: assertion 'HDY_IS_CAROUSEL_BOX (self)' failed
Jun 27 12:00:03 pop-os io.elementary.a[4071]: hdy_carousel_box_get_position: assertion 'HDY_IS_CAROUSEL_BOX (self)' failed
Jun 27 12:00:03 pop-os io.elementary.a[4071]: hdy_carousel_box_get_nth_child: assertion 'HDY_IS_CAROUSEL_BOX (self)' failed
Jun 27 12:00:03 pop-os io.elementary.a[4071]: hdy_carousel_box_scroll_to: assertion 'HDY_IS_CAROUSEL_BOX (self)' failed
Jun 27 12:00:08 pop-os io.elementary.a[4071]: hdy_carousel_box_get_position: assertion 'HDY_IS_CAROUSEL_BOX (self)' failed
Jun 27 12:00:08 pop-os io.elementary.a[4071]: hdy_carousel_box_get_n_pages: assertion 'HDY_IS_CAROUSEL_BOX (self)' failed
Jun 27 12:00:08 pop-os io.elementary.a[4071]: hdy_carousel_box_get_position: assertion 'HDY_IS_CAROUSEL_BOX (self)' failed
Jun 27 12:00:08 pop-os io.elementary.a[4071]: hdy_carousel_box_get_nth_child: assertion 'HDY_IS_CAROUSEL_BOX (self)' failed
Jun 27 12:00:08 pop-os io.elementary.a[4071]: hdy_carousel_box_scroll_to: assertion 'HDY_IS_CAROUSEL_BOX (self)' failed
Jun 27 12:00:11 pop-os touchegg[968]: libinput error: event16 - ELAN050A:00 04F3:3158 Touchpad: kernel bug: Touch jump detected and discarded.
Jun 27 12:00:11 pop-os touchegg[968]: See https://wayland.freedesktop.org/libinput/doc/1.20.0/touchpad-jumping-cursors.html for details
Jun 27 12:00:11 pop-os /usr/libexec/gdm-x-session[2356]: (EE) event16 - ELAN050A:00 04F3:3158 Touchpad: kernel bug: Touch jump detected and discarded.
Jun 27 12:00:11 pop-os /usr/libexec/gdm-x-session[2356]: See https://wayland.freedesktop.org/libinput/doc/1.20.0/touchpad-jumping-cursors.html for details

esses foram os logs quaando ocorre o travamento. O que seria esse modo legacy na bios ?

:white_check_mark: Recomendações e Ações

:pushpin: 1. Evitar o uso do módulo acer_wmi (opcional e seguro)

Esse módulo está falhando ao acessar recursos da BIOS. Podemos desativá-lo sem impacto no uso do sistema.

Como aplicar (se desejar):

1. Abra o terminal.
  2. Execute:
echo "blacklist acer_wmi" | sudo tee /etc/modprobe.d/blacklist-acer_wmi.conf
  1. Atualize os módulos com:
sudo update-initramfs -u
  1. Reinicie o sistema.

:electric_plug: 2. Em caso de nova falha no USB (sem reiniciar), tente forçar a reativação

Se o problema voltar e você quiser evitar reiniciar, tente recarregar os módulos USB:

1. Abra o terminal.
  2. Execute:
sudo modprobe -r xhci_pci && sudo modprobe xhci_pci

Isso vai reinicializar a controladora USB.

Obs: Pode desconectar momentaneamente os dispositivos conectados ao USB, por isso é recomendado salvar seu trabalho antes de rodar esse comando.

:up_button: 3. Verificar atualizações de firmware e kernel

Certifique-se de que o sistema está atualizado, pois versões mais recentes do kernel costumam corrigir esse tipo de instabilidade em dispositivos Acer.

No terminal:

sudo apt update && sudo apt upgrade

2 curtidas