USB 3.0/3.1 ou SSD

Tenho a intenção de ter um pendrive de 128GB 3.0/3.1 (tenho dispositivos compatíves).

Se aprofundando na parte técnica, verifiquei que há pendrives “rápidos” com velocidades pífias (próximas ao USB 2.0).

Como o preço vem caíndo dos SSD, estou pensando que um “SSD Portátil” (posteriormente, adquirir uma case com o conector USB) seja a melhor opção. Acredito que com SSD via USB, consigo extrair o máximo de velocidade das Portas USB que tenho.

Alguém já usa SSD dessa forma (como pendrive)? Outra questão importante é a alimentação do SSD… um só conector USB dá conta de enviar energia ao dispositivo?

0 Likes

Realmente, a velocidade dos pen drives USB 3.0 deixa muito a desejar, na prática eles não saturam nem o padrão USB 2.0.

SSDs consomem menos energia que HDs, então o consumo de energia não será um problema. Se você quiser algo mais portátil, pode comprar um SSD M.2 no padrão Sata, e um case desses:

Fica um pouco mais caro, mas é uma solução mais portátil.

2 Likes

Eu uso e digo que compensa!

1 Like

A pouco tempo descobri esse tal de M2… e parece ser a excelente a proposta dele (ocupar menos espaço físico e altas velocidades de transferência).

@phgsouto pode comentar mais?

0 Likes

utilizo um ssd sandisk de 128GB em conjunto com um case adaptador sata/usb3 (Case Usb 3.0 6gbps Sata Para Hd Notebook Até 3tb 2,5 + Cabo - R$ 43,50 em Mercado Livre). funciona muito rápido. é claro que ainda estamos limitados a velocidade do usb3, mas funciona mais rápido que qualquer pendrive que ja usei.

2 Likes

Um SSD M.2 no padrão Sata tem as mesmas velocidades que um SSD tradicional, os modelos mais rápidos são os SSDs M.2 padrão NVMe, eles utilizam o barramento PCI Express para transferir dados, sendo assim muito mais rápidos que os SSDs tradicionais. Para utilizar um SSD M.2 nesse case tem que ser um do padrão Sata, os modelos mais baratos geralmente são do padrão Sata.

2 Likes