Usar uma iso linux para organizar arquivos em um windows

Eae pessoal.

Estou com o seguinte problema, estou com um computador windows 7 com 2gb de ram super lento e travando, nele tenho um pasta com mais de 20.000 imagens, todas dentro de uma pasta.
Meu objetivo é organizar essa pasta e dividir as imagens em varias outras pastas (sem necessidade de ordem pois são imagens aleatórias), o problema é que sempre que tento fazer isso o computador trava, fica lento e muitas vezes nem consegue concluir o serviço.
Gostaria de saber se consigo rodar uma iso como a do Arch Linux por exemplo e utilizar algo como o ranger para organizar essas imagens em um pendrive, ou se teria alguma alternativa mais eficaz para fazer isso.

Desde já obrigado!

1 Curtida

Utiliza alguma distro Linux em Live USB.
Ubuntu, Manjaro, Mint… A maioria dispõe dessa possibilidade, faça um pendrive bootável e use.
Não sei se tem como rodar o Arch em Live USB (provavelmente tem), mas tem o Manjaro que é derivado dele.

2 Curtidas

Que tal tirar o hd e arrumar um case pra HD externo?

Aí você coloca ele na sua máquina principal e voilá, lá estão seus arquivos

1 Curtida

É o que eu faria se tivesse um outro computador disponível.

Segundo ponto é fazer backup de tudo, desorganizado mesmo, para garantir qualquer erro que aconteça durante a movimentação dos arquivos. A princípio pode somente duplicar a pasta se o espaço livre permitir.

Mas se não tiver outro computador a ideia do boot live é interessante. Da até pra instalar um programa pra ajudar, mesmo que não fique salva.

1 Curtida