Usar Smartphones android sem conta google activa bom ou mau?

Quais as vantagens e desvantagens de utilizarmos o sistema android sem ter a necessidade de adicionar uma conta da google, alguém já testou um equipamento sem conta google activa.

1 Curtida

Eu já testei. Fiquei uns meses com o lineageOS sem o Google services. Você vai ter um pouquinho mais de trabalho para conseguir os aplicativos, mas com a Aurora Store, F-droid e Aptoide facilita bastante conseguir os apps. De todos os apps que usei, incluindo Uber, 99, apps de banco e etc, tudo funcionou normalmente. No geral é bem viável, o único serviço que não encontrei substituto foi o Maps ou Waze com o update de trafego em tempo real, mas se você não dirige muito ou mora em cidade pequena não deve fazer falta.
A vantagem é que você tem mais privacidade, tendo a certeza que seus dados não estão sendo coletados continuamente pelo Google. Outro ponto é que o celular pode ficar mais leve já que não vai ter um monte de coisa do Google rodando em plano de fundo.

Só parei de usar o celular sem google porque troquei de celular e fiquei com preguiça de desbloquear o bootloader para colocar o LineageOS.

6 Curtidas

matar o google service faz alguma diferença no desempenho do aparelho? LineageOS a parte.

Se você for usar uma custom room do Android que não precisa de uma conta google (como o @czr fez), você não irá ter problemas (caso não use nenhum serviço da Google).
Mas se você for usar o Android em si e quer usar os serviços da Google, você terá problemas, já que você precisa de uma conta google para usar esses serviços. :thinking: :slight_smile:

Basicamente, você peede acesso a playstore

Se você optar em usar ROMs customizadas, a conta é totalmente dispensável. O problema é quando você vai usar algum smartphone com o Android em si, ele requer a conta Google para ser configurado e utilizado, e tem mais outros serviços que ficam atrelados a conta.