Reduz ou independente do SO que se use as chances são as mesmas? Me parece que esta situação tem mais haver com os hábtos de navegação da pessoa e a segurança do navegador.
Uai, todo o sistema operacional tem risco, mas não existe muito malware desenvolvido para prejudicar o Linux.
A maioria dos malware explora vulnerabilidade de sistema, manter o seu sistema operacional atualizado isso sim aumenta a segurança.
Meio que vc respondeu a sua pergunta, mas vai do seu habito, se vc encher o software de pirataria e sair colocando suas contas em qualquer site que ve pela frente a chance de ser invadido e igual
Nem é tanto questão de malware, mas quando se instala software de fontes alternativas, ou mesmo usa algo para crackear algo legítimo, a chance de abrir brechas é imensa.
Instalar crack a chance é de 100% se o desenvolvedor do crack quiser.
contas
De que “contas” estamos falando?
Conta do Facebook? – Vejo as pessoas clicarem em todo tipo de “aplicativos” lá dentro. – Em cada um deles, a pessoa entrega praticamente tudo: acesso à lista de contatos, autorização para publicar em nome dela… O que mais precisa?
Conta de banco? – Uma vez, quando comecei a digitar a URL do banco, o navegador me levou para outra página, igualzinha à do banco! – Eu ainda usava Windows, mas não sei se no Linux isso não possa acontecer. – Se você não presta atenção, acaba entregando a senha e tudo mais.
Conta do cartão de débito ou crédito, usado em compras na internet? – Nunca consegui entender qual a segurança que existe, se é que existe alguma. – Se o cartão aceita com base nos dados que você fornece online, o que impede outra pessoa de usar esses dados?
Conta do Google, Facebook, Twitter etc. que você usa para se logar em outros sites e portais, onde você não tem conta? – Até isso, eu evito fazer. – Se me interessa, crio uma conta naquele site ou portal. Caso contrário, saio correndo.
Em todos esses casos, acho que a “segurança” do sistema operacional tem pouco a ver.
Concordo inteiramente: – Hábitos.
Aquele caso do banco foi o único que me aconteceu, nos últimos 20 anos ou mais; e felizmente percebi a tempo. – Mesmo quando passei uns 2 anos com Windows sem suporte e sem antivírus, felizmente não tive qualquer problema. Nas últimas reinstalações, só adicionei um punhado de softwares já bem conhecidos, e diretamente da origem. Nada de “Baixaki” e similares.
No Linux, hoje, me preocupam mais as pegadinhas via navegador. – Nunca clique em links recebidos por emails ou chats de origem duvidosa. Evite também links em mensagens supostamente vindas de pessoas conhecidas, mas com aspectos esquisitos. – Evite sites esquisitos. Para cada assunto, você acaba tendo uma ideia de quais sites são minimamente sérios. Não fique correndo atrás de tudo que pareça incrível, fantástico, mirabolante.
E cuidado com a viúva nigeriana que aparece do nada, querendo lhe doar uma fortuna.
Tempos atrás apareceu alguém no facebook dizendo que uma pessoa da Ásia com meu sobrenome milhonário(claro) havia morrido e queria que eu ajudasse no inventário do falecido. Detalhe ele não tinha deixado nenhum herdeiro.