Usar Linux reduz a chance de ter contas rackeadas?

Reduz ou independente do SO que se use as chances são as mesmas? Me parece que esta situação tem mais haver com os hábtos de navegação da pessoa e a segurança do navegador.

1 curtida

Uai, todo o sistema operacional tem risco, mas não existe muito malware desenvolvido para prejudicar o Linux.
A maioria dos malware explora vulnerabilidade de sistema, manter o seu sistema operacional atualizado isso sim aumenta a segurança.

1 curtida

Meio que vc respondeu a sua pergunta, mas vai do seu habito, se vc encher o software de pirataria e sair colocando suas contas em qualquer site que ve pela frente a chance de ser invadido e igual

1 curtida

Nem é tanto questão de malware, mas quando se instala software de fontes alternativas, ou mesmo usa algo para crackear algo legítimo, a chance de abrir brechas é imensa.

1 curtida

Instalar crack a chance é de 100% se o desenvolvedor do crack quiser.

1 curtida

contas

De que “contas” estamos falando?

Conta do Facebook? – Vejo as pessoas clicarem em todo tipo de “aplicativos” lá dentro. – Em cada um deles, a pessoa entrega praticamente tudo: acesso à lista de contatos, autorização para publicar em nome dela… O que mais precisa?

Conta de banco? – Uma vez, quando comecei a digitar a URL do banco, o navegador me levou para outra página, igualzinha à do banco! – Eu ainda usava Windows, mas não sei se no Linux isso não possa acontecer. – Se você não presta atenção, acaba entregando a senha e tudo mais.

Conta do cartão de débito ou crédito, usado em compras na internet? – Nunca consegui entender qual a segurança que existe, se é que existe alguma. – Se o cartão aceita com base nos dados que você fornece online, o que impede outra pessoa de usar esses dados?

Conta do Google, Facebook, Twitter etc. que você usa para se logar em outros sites e portais, onde você não tem conta? – Até isso, eu evito fazer. – Se me interessa, crio uma conta naquele site ou portal. Caso contrário, saio correndo.

Em todos esses casos, acho que a “segurança” do sistema operacional tem pouco a ver.

Concordo inteiramente: – Hábitos.

Aquele caso do banco foi o único que me aconteceu, nos últimos 20 anos ou mais; e felizmente percebi a tempo. – Mesmo quando passei uns 2 anos com Windows sem suporte e sem antivírus, felizmente não tive qualquer problema. Nas últimas reinstalações, só adicionei um punhado de softwares já bem conhecidos, e diretamente da origem. Nada de “Baixaki” e similares.

No Linux, hoje, me preocupam mais as pegadinhas via navegador. – Nunca clique em links recebidos por emails ou chats de origem duvidosa. Evite também links em mensagens supostamente vindas de pessoas conhecidas, mas com aspectos esquisitos. – Evite sites esquisitos. Para cada assunto, você acaba tendo uma ideia de quais sites são minimamente sérios. Não fique correndo atrás de tudo que pareça incrível, fantástico, mirabolante.

E cuidado com a viúva nigeriana que aparece do nada, querendo lhe doar uma fortuna.

1 curtida

Tempos atrás apareceu alguém no facebook dizendo que uma pessoa da Ásia com meu sobrenome milhonário(claro) havia morrido e queria que eu ajudasse no inventário do falecido. Detalhe ele não tinha deixado nenhum herdeiro.

2 curtidas