Usar HD para salvar jogos

Tenho um SSD de 256gb que eu uso o manjaro, meus apps e o dual boot c o windows, quero instalar uns jogos no meu HD de 2tb, via steam e via Lutris. mas não tenho ideia de como fazer isso. pq o sistema nem reconhece ele como uma partição. obs: eu uso uma parte dele pra fzr um dual boot no windows, então n posso formatar e deixar ele totalmente livre pro linux. Alguem pode ajudar?

Se você usa parte do HD para o Windows, imagino que esteja em NTFS. O Proton do Steam dá problema com o NTFS. O drive precisa estar em Ext4. Portanto, eu recomendaria reservar uma partição em Ext4 nesse HD para salvar os jogos no GNU/Linux.

Eu já pus em ext4

Mas não é reconhecido, sequer posso acessar pra salvar alguma coisa

se for necessário eu posso até formatar o hd inteiro. É minha ultima opção, tem alguns jogos nele dp windows. Mas caso solucione o problema…

Eu faço o seguinte: ao instalar o Linux coloco o /home em outra partição exclusiva para isso (igual vc fez a separação no print do gparted) então todos os dados pessoais de programas (incluindo steam, etc) fica nessa partição.

mas dai apps vão ficar instalados onde?, tipo o chorme, firefox, gimp, inkscape. essa galera eu quero no ssd…

os seus programas não vão pra /home, eles vão pras outras pastas, então eles ficariam no SSD

de qualquer forma, não é que vc não pode usar a partição, é que a única pessoa/usuário que pode usar essa paritção é o root, pra vc conseguir usar essa partição vc tem que dar permissão pro seu usuário, imagino que vc consiga fazer isso com esse comando:
sudo chown -R mateus /run/media/mateus/dee78f39-de39-459-8a61-d0b, dê um tab pra autocompletar e depois enter
o usuário eu não tenho certeza se é só “mateus”, então coloca o usuário certinho também