Usar CentOS no Desktop

Eu achei um tópico parecido, mas estava fechado.
Estou pensando sériamente em usar o CentOS (Rocky Linux) como OS principal num Desktop.
Atualmente estou usando o Fedora Workstation, mas faço todas minhas tarefas num sistema virtualizado com virt-manager.
Estava pensando em colocar uma base mais sólida (talvez aumentando a segurança?), mas vocês acham que no meu caso vale a pena usat o CentOS no lugar do Fedora?

Pessoalmente acho q não vale a pena, ou talvez vá muito do q vc costuma fazer e os programas usados. O ‘Rochoso’ Linux tem um repositório completo como o Fedora? Muitas vezes vc pode precisar e ter dificuldades para conseguir instalar algo no Rocky.

Já tive esse tipo de problema com o Debian, então acabo usando a base Ubuntu por ser mais completa.

bom o CentOS não é mais um sistema “estável” ele agora é um laboratório beta teste do RHEL. ao meu ver não compensa usar o Centos se vc procura estabilidade.

depende oq vc procura e o pq usar essas distros.
no meu caso eu escolhi elas pq queria um OS estável sem surpresas e sem precisar configurar atualizações e segurança , aquele instalar esquece, e pra mim essas distro seguem bem esse conceito.

se vc busca isso um sistema sólido sem preocupação de configurar segurança e atualizações. mete a cara nessas distros!

no meu caso que não sou programador e nem experte em Linux. instalei o RHEL8 (que está ótimo reconheu todos meu hardware do notebook), a única coisa que eu fiz foi habilitar flatpak que é facílimo pra poder usar os programas do dia a dia voltado pra desktop, essas distro Server vem bem pelada em relação a aplicações de desktop.

Mas veja q foi especificado se tratar do Rocky Linux, entre ( ). Se compreendi direito, foi usado o termo CentOS para facilitar a compreensão.

2 curtidas

se não me engano o rocky linux, pelo que eu andei lendo, a produção dele é bem fundo de quintal. quem está por tras dele é o restante da equipe do centos que só consegue trabalhar nele nas horas vagas já que a equipe está dedicada aos centos stream. então suponho que o rocky está a raspa do tacho provavelmente não tera futuro.

a melhor alternativa mesmo ao centos é o Oracle Linux, que é odiado por uns 60% da comunidade linux (o que é uma bobagem os motivos), ou o Alma Linux. Pois essas 2 tem toda uma equipe de profissionais dedicado a somente a construção e manutenção do sistema. ao meu ver isso pesa bastante pois passa confiança e credibilidade!

O q “a Oracle” fez com o Open Office e MySql deixou geral com o pé atrás.

oq não deixa de ser uma bobagem. fora que tem muitos “linuxstan” que nem sabem os os motivos reais e compraram a briga contra a Oracle pq pegam pra si as falas desses YouTubes Linuxs que vivem metendo o pau na Oracle e dizendo que seu OS não devem ser um opção pq a Oracle não segue o open-source a risca.

obs: Oracle Linux é praticamente o RHEL. ao meu ver deve ser considerado a 1ª opção na substituição do CENTOS

1 curtida

Por que não usar o próprio Red Hat 8 nesse caso já que você só quer um sistema hospedeiro?
Você também pode usar um sistema mais universal (que pode ser usado como Desktop ou Servidor tranquilamente ) como o Debian 11 vai ser até mais pratico que CentOS e Red Hat.

Eu prefiro o “lado RPM da força”, por isso não uso mais Debian/Ubuntu, etc.
Também gosto da maior segurança que o SELinux proporciona.
Não me sinto confortável usando um sistema atrelado diretamente a uma conta (RHEL).

O que vocês acham do OpenSUSE Leap? Neste caso seria uma boa?

Sem duvidas Leap é uma ótima opção, acho até mais interessante que CentOS, Rocky no seu caso.

Com toda certeza. Única particularidade que não sou muito fã do Leap é de seu lançamento ser anual e, o suporte, ser de um ano e meio por versão. Ponto positivo é que, para fazer upgrade de versão, basta baixar a a ISO offline e clicar na opção “Upgrade”.

Não sei qual motivo vc busca ao usar o CentOS (Distro voltada para servidores) em Desktop. Ao meu ver não faz sentido e tmb n teria muita vantagem. Vc pode usar? Claro! É linux, tudo é possível. Agr tendo distros voltadas especificamente para Desktop, n vejo sentido em usar uma distro como CentOS, Redhat, ou um Ubuntu server da vida em ambiente de Desktop.

OK então, acho que vou ficar com o Leap. @thespation pode fechar se quiser.

Obrigado pelas respostas.

1 curtida