Usar câmera DSLR via HDMI sem placa de captura

É possível fazer isso sem uma placa de captura? Caso não, poderiam me indicar algum hardware acessível e que funcione no Gnu/Linux? Pretendo gravar no máximo 1080p 30 fps. Tudo que tenho em mãos no momento é a camera e o cabo mini HDMI, que comprei hoje pensando que ia funcionar uma gambiarra mas não deu.

Já tentei usar o V4Linux, que é por USB, mas é inviável pra mim pela performance e por que não funcionou mesmo.

Olá @Secret.Fox tudo beleza?

Algumas câmeras não têm a função de funcionar “como uma webcam” tenho uma Cybershot da Sony que sofre desse mal. Primeiro passo é ter certeza de que sua câmera é capaz de enviar o sinal de vídeo, depois segue o baile. Qual é o modelo da câmera?

:vulcan_salute:

Eita, rapaz. Minha câmera é antiga, uma Canon EOS 600D/Rebel T3i. Não acho que vá funcionar, justamente por isso.

Ela joga a imagem perfeitamente para o monitor, mas falta a ligação com o PC.

Procurando por “Canon EOS 600D/Rebel T3i webcam” aparecem algumas respostas bem interessantes.

:vulcan_salute:

Favoritei o tópico, eu tenho uma T3… no Windows tem um software em CD da Canon que abre uma janela de captura (que pode ser recapturada por um OBS da vida, por exemplo), mas nunca vi nada pra Linux. Mas a conexão era USB e não HDMI, eu não tenho o cabo, a última vez que fiz isso faz anos e foi no W7

Então, eu até tenho um cabo USB que dá pra improvisar, mas é curto de mais. Além disso, a qualidade ia ficar limitada por causa da versão do USB. Não aguenta 1080p 30 fps, só 640x480 20fps e olhe lá.

@eddiecsilva dando uma olhada, obrigado.

Bom, pelo que eu entendi, esse software é só pra Windows e requer um cabo USB e USB pequenininho. Eu até tenho esse cabo, mas como falei, fica inviável. Não queria instalar o Win só pra isso, apesar de ter um drive sobrando. Capaz de eu instalar esse negócio, se não achar outra maneira. É isso ou a placa de captura.

1 Curtida

Eu também tenho uma T3i. Eu lembro que fuçando no Darktable tinha uma função de captura, mas não sei te dizer como funciona e para que serve. Você já chegou a testar esse app?

Bom, baixei o darktable aqui, e parece que o funcionamento dele seria com o USB. Mas o USB da Canon é meio antigo, mesmo se fosse um cabo novo não ia pegar 1080p 30 fps. Nem metade disso. Então fico ainda sem solução.

1 Curtida

Eita.

Aí já não sei como resolver. Eu tinha testado só com USB mesmo.

1 Curtida

Pra fotos até funciona bem, fica uma maravilha. Você controla a câmera pelo app, e ela não fica sacudindo por aque apertou o shutter. Pra vídeo, tem essa limitação de qualidade.

2 Curtidas