Uplay e clients em geral travando no Ubuntu 20.04

Olá, recentemente migrei do Ruindows 10 para o Ubuntu 20.04, baixei o Wine e o Lutris para jogar alguns jogos como League of Legends e games da Uplay e Epic Games. No entanto, os clients travam muito, pelo menos no LOL e na Uplay que foram os que eu usei até o momento. Estranho que nos jogos não trava, como exemplo o próprio LOL e osu!. Alguém sabe alguma solução pra parar esse travamento?

Depende de um monte de coisas.
Da placa de vídeo e os drivers de vídeo que você está usando, como você instalou o jogo, …

Sobre a instalação, é extremamente recomendado usar a instalação da página do Lutris, que faz diversas otimizações e usa uma versão do Wine própria para este jogo.

Já sobre os drivers e bibliotecas, depende de qual placa que você está usando. Nos dê mais informações sobre isso que poderemos ajudá-lo melhor.

A instalação e tudo foi feita corretamente pelo Lutris, a placa de vídeo é uma Nvidia 1660 Ti com os drivers mais recentes instalados. Mas como eu disse, o único momento em que se trava é no client do game, dentro do jogo mesmo não trava em momento nenhum. Pode ser que o fato de ter 8 gigas de ram cause alguma diferença considerável no desempenho, mas pretendo comprar mais um pente pra ficar com 16 gigas assim que os preços ficarem menos salgados.

1 curtida

Ah ta, agora que entendi melhor.
Ai eu já não sei dizer exatamente. Pode ser que o cliente em si não seja tão compatível assim com as opções usadas pelo instalador, mas eu não consigo dizer pois não tenho o jogo instalado. O seu PC realmente deveria rodar essas coisas tranquilamente, mesmo “só” com 8Gb de RAM.

Creio que seja algo com uma certa compatibilidade no próprio Lutris, mais recentemente testei a Uplay e a Epic Games no PC e também chegam a travar um pouco, mas não é nada que de fato atrapalhe, é mais uma questão de estar acostumado a ver esse tipo de coisa rodando “liso” na tela.

É assim mesmo, provavelmente devido a algum problema de compatibilidade com a aceleração gráfica. No launcher da GOG acontece a mesma coisa, o launcher fica lento, mas os jogos funcionam normalmente.