Olá, recentemente migrei do Ruindows 10 para o Ubuntu 20.04, baixei o Wine e o Lutris para jogar alguns jogos como League of Legends e games da Uplay e Epic Games. No entanto, os clients travam muito, pelo menos no LOL e na Uplay que foram os que eu usei até o momento. Estranho que nos jogos não trava, como exemplo o próprio LOL e osu!. Alguém sabe alguma solução pra parar esse travamento?
Depende de um monte de coisas.
Da placa de vídeo e os drivers de vídeo que você está usando, como você instalou o jogo, …
Sobre a instalação, é extremamente recomendado usar a instalação da página do Lutris, que faz diversas otimizações e usa uma versão do Wine própria para este jogo.
Já sobre os drivers e bibliotecas, depende de qual placa que você está usando. Nos dê mais informações sobre isso que poderemos ajudá-lo melhor.
A instalação e tudo foi feita corretamente pelo Lutris, a placa de vídeo é uma Nvidia 1660 Ti com os drivers mais recentes instalados. Mas como eu disse, o único momento em que se trava é no client do game, dentro do jogo mesmo não trava em momento nenhum. Pode ser que o fato de ter 8 gigas de ram cause alguma diferença considerável no desempenho, mas pretendo comprar mais um pente pra ficar com 16 gigas assim que os preços ficarem menos salgados.
Ah ta, agora que entendi melhor.
Ai eu já não sei dizer exatamente. Pode ser que o cliente em si não seja tão compatível assim com as opções usadas pelo instalador, mas eu não consigo dizer pois não tenho o jogo instalado. O seu PC realmente deveria rodar essas coisas tranquilamente, mesmo “só” com 8Gb de RAM.
Creio que seja algo com uma certa compatibilidade no próprio Lutris, mais recentemente testei a Uplay e a Epic Games no PC e também chegam a travar um pouco, mas não é nada que de fato atrapalhe, é mais uma questão de estar acostumado a ver esse tipo de coisa rodando “liso” na tela.
É assim mesmo, provavelmente devido a algum problema de compatibilidade com a aceleração gráfica. No launcher da GOG acontece a mesma coisa, o launcher fica lento, mas os jogos funcionam normalmente.