Opa galera,
Tenho algumas dúvidas em relação a melhor forma de fazer upgrade entre releases do Ubunto (mais especificamente entre a 18.04 e 20.04) de forma mais segura em um notebook com dualboot (Ubuntu e Win10). Fiz uma busca rápida aqui no fórum e não encontrei as respostas, então minhas dúvidas são as seguintes:
- Existe diferença entre formatar a participação e fazer uma instalação nova, ou dar upgrade via linha de comando com
do-release-upgrade
? O resultado será o mesmo para o funcionamento do sistema ou alguma dessas opções é mais recomendada por algum motivo? - Se escolher de fato fazer uma formatação e nova instalação, como proceder em relação ao dualboot? Devo formatar a participação pelo Win10 ou direto no processo de instalação da nova release?
- Quando fui fazer o primeiro dual tive bastante problema com por conta da minha placa da Nvidia, só funcionou depois de editar alguns parâmetros no Grub. Fazendo o upgrade eu teria esses problemas com a placa na release 20.04?
- Existe algum risco de eu “quebrar” o Grub nesse processo?
Bom, se alguém puder me ajudar nessas questões fico muito grato. Minha instalação do Win10 é original e apesar de usar menos hoje, ainda tenho alguns projetos que necessitam (infelizmente) do windows, não quero correr o risco de quebrar algo e ter q formatar tudo.
=)