Upgrade Ubuntu com do-release-upgrade em PC com dualboot

Opa galera,

Tenho algumas dúvidas em relação a melhor forma de fazer upgrade entre releases do Ubunto (mais especificamente entre a 18.04 e 20.04) de forma mais segura em um notebook com dualboot (Ubuntu e Win10). Fiz uma busca rápida aqui no fórum e não encontrei as respostas, então minhas dúvidas são as seguintes:

1. Existe diferença entre formatar a participação e fazer uma instalação nova, ou dar upgrade via linha de comando com do-release-upgrade? O resultado será o mesmo para o funcionamento do sistema ou alguma dessas opções é mais recomendada por algum motivo?
  2. Se escolher de fato fazer uma formatação e nova instalação, como proceder em relação ao dualboot? Devo formatar a participação pelo Win10 ou direto no processo de instalação da nova release?
  3. Quando fui fazer o primeiro dual tive bastante problema com por conta da minha placa da Nvidia, só funcionou depois de editar alguns parâmetros no Grub. Fazendo o upgrade eu teria esses problemas com a placa na release 20.04?
  4. Existe algum risco de eu “quebrar” o Grub nesse processo?

Bom, se alguém puder me ajudar nessas questões fico muito grato. Minha instalação do Win10 é original e apesar de usar menos hoje, ainda tenho alguns projetos que necessitam (infelizmente) do windows, não quero correr o risco de quebrar algo e ter q formatar tudo.

=)

A Diferença é que é mais pratico atualizar.

Quando o Grub te perguntar se perguntar se você quer restaurar as configuração do desenvolvedor diga que não para as configuração que você fez sejam mantidas.

É esperado que a desenvolvedora da distro tenha testado a atualização e tenha dado certo.

Use a formatação manual no instalador do Ubuntu definindo tudo manualmente.

1 curtida

Opa, obrigado pelas respostas @aguamole . Em relação a quebrar o Grub, foi por que ouvi comentários a respeito de problemas com Grub ao fazer esse tipo de atualização.

Esqueci de comentar no post original, mas já fiz esse procedimento do do-release-upgrade com sucesso no passado em outro note, mas dessa vez quiz perguntar e me certificar melhor, pois nesse note atual tive esses problemas com a placa da Nvidia e o win10 não pode crashar (um dia abandono o dualboot :sleepy:).

Obrigado novamente pelas respostas!