Pessoal boa noite. Estou no Debian 13 e hj ao abrir a loja de apps deparo com updates. O debian 13 vem com Gnome 48, mas na loja apareceu update para o Gnome 50…isso vai atualizar mesmo pro 50? Fiquei meio confuso pq achei que o Debia era “Travado” pra upgrades em função de preservar a estabilidade….ou isso se refere a outra coisa?
Testing?
Ou
Stable?
Apt ou flatpak?
Dependendo é do flatpak para algum pacote instalado
Repare que é plataforma e não desktop
![]()
Bem era pra ser Stable…se não cometi nenhum erro…foi Stable com Gnome….então vc acha que não é o DE?
Não , acho que é flatpak.
Clique no icone para abrir a janela do pacote e vê da onde é.
Veja com
flatpak update
Repara que só aparece estes pacotes.
Plataform
Você atualizou flatpak?
Veja se aparece com flatpak list
flatpak list
![]()
Não atualizei. E não apareceu na lista….vou ficar de olho se acaso aparecer de novo. Obrigado!!
Tente
flatpak update
![]()
fiz agora e deu Nothing to do.
Estranho.
![]()
O que aparece com
flatpak list --runtime
Ok.
Era do flatpak
![]()
Ele roda com plataformas atuais por causa das atualizações
Show! Obrigado.
Será que se instalar sem DE e depois, via backports instalaria?
Não sei nem se consigo, mas o fato é q eu gostaria de ficar no 48 mesmo pra ter o drive no Nautilus…pelo q entendi o 50 removeu isso devido a falta de apoio
É uma curiosidade que me ocorreu. Amanhã vou testar numa vm.
Tem o rclone
Como configurar e usar:
- Instalação: Instale o rclone via terminal:
sudo apt install rclone(ou snap/copr) [1]. - Configuração: Execute
rclone configpara adicionar seu provedor de nuvem (ex: OneDrive, Google Drive) [1, 2]. - Montagem: Crie uma pasta local e monte o remoto, por exemplo:
rclone mount nome_remoto: /caminho/da/pasta --vfs-cache-mode full[1]. - Acesso no Nautilus: Abra o Nautilus e navegue até a pasta local para acessar seus arquivos.
- GUI Alternativa: É possível usar o RClone Manager (FlatHub) para gerenciar remotas e visualizar arquivos com interface gráfica [1, 2].
Dicas Importantes:
- Desempenho: Se a listagem de arquivos for lenta, o uso da opção
--vfs-cache-mode fullajuda a melhorar a experiência no Nautilus [1]. - Permissões: O comando
rclone deleteremove arquivos, enquantopurgeremove diretórios inteiros [1]. - Alternativas de OneDrive: Para uma integração nativa apenas do OneDrive, ferramentas como o onedriver podem ser mais simples que o rclone [1]