Upgrade para o Gnome 50 no Debian?

Pessoal boa noite. Estou no Debian 13 e hj ao abrir a loja de apps deparo com updates. O debian 13 vem com Gnome 48, mas na loja apareceu update para o Gnome 50…isso vai atualizar mesmo pro 50? Fiquei meio confuso pq achei que o Debia era “Travado” pra upgrades em função de preservar a estabilidade….ou isso se refere a outra coisa?

Testing?

Ou

Stable?

Apt ou flatpak?

Dependendo é do flatpak para algum pacote instalado

Repare que é plataforma e não desktop

:+1:

Bem era pra ser Stable…se não cometi nenhum erro…foi Stable com Gnome….então vc acha que não é o DE?

Não , acho que é flatpak.

Clique no icone para abrir a janela do pacote e vê da onde é.

Veja com

flatpak update

Repara que só aparece estes pacotes.

Plataform

Mano que coisa esquisita kkkkk O negócio sumiu e juro q não cliquei em nada….vida própria? Pelo menos continuo no 48 kkkk

Você atualizou flatpak?

Veja se aparece com flatpak list

flatpak list

Não atualizei. E não apareceu na lista….vou ficar de olho se acaso aparecer de novo. Obrigado!!

Tente

flatpak update

fiz agora e deu Nothing to do.

Estranho.

O que aparece com

flatpak list --runtime

Agora o mizerávi apareceu!!!

Ok.

Era do flatpak

Ele roda com plataformas atuais por causa das atualizações

Show! Obrigado.

Será que se instalar sem DE e depois, via backports instalaria?

Não sei nem se consigo, mas o fato é q eu gostaria de ficar no 48 mesmo pra ter o drive no Nautilus…pelo q entendi o 50 removeu isso devido a falta de apoio

É uma curiosidade que me ocorreu. Amanhã vou testar numa vm.

Tem o rclone

Como configurar e usar:

1. Instalação: Instale o rclone via terminal: sudo apt install rclone (ou snap/copr) [1].
  2. Configuração: Execute rclone config para adicionar seu provedor de nuvem (ex: OneDrive, Google Drive) [1, 2].
  3. Montagem: Crie uma pasta local e monte o remoto, por exemplo: rclone mount nome_remoto: /caminho/da/pasta --vfs-cache-mode full [1].
  4. Acesso no Nautilus: Abra o Nautilus e navegue até a pasta local para acessar seus arquivos.
  5. GUI Alternativa: É possível usar o RClone Manager (FlatHub) para gerenciar remotas e visualizar arquivos com interface gráfica [1, 2].

Dicas Importantes:

• Desempenho: Se a listagem de arquivos for lenta, o uso da opção --vfs-cache-mode full ajuda a melhorar a experiência no Nautilus [1].
  • Permissões: O comando rclone delete remove arquivos, enquanto purge remove diretórios inteiros [1].
  • Alternativas de OneDrive: Para uma integração nativa apenas do OneDrive, ferramentas como o onedriver podem ser mais simples que o rclone [1]