Upgrade Debian 10 Para o 11

Olá pinguins. Tudo bem ?

Minha duvida é a seguinte:
Tenho um NoteBook com Debian 10 instalado. Nele tem muitos softwares que são para o Debian 10 especificamente. Se eu atualizar para o 11 (Mudando a source.list para bulleye) com o comando “apt-get dist-upgrade” . Os softwares de terceiros feitos para o 10 (como My SQL Workbench, PGadmin, Mongo Compass etc…) Vão abrir no Debian 11 ???

Além de a source.list estar com várias linhas que eu adicionei para usar softwares Backport e Firmwares non-Free. Isso iria ser apagado ou substituído ??

Este aparelho tem drivers Híbridos Nvidia com Intel HD Graphics . Teria algum problema de compatibilidade com as placas de Vídeo ??

1 curtida

Resumo da ópera: o que você está propondo é uma péssima ideia.

Não há garantia alguma (já não tinha garantia da distribuição, agora vai perder a garantia dos criadores), já que há saltos enormes dos softwares “pilares” do sistema de uma versão para a outra, muitas vezes introduzindo incompatibilidades.

Há vezes que funciona, mas na maioria dos casos os programas vão reclamar que uma parte crucial do sistema é nova demais no terminal (isso quando o apt não impede a atualização de ocorrer). Aí é buscando para ver se o fabricante atualizou o programa para o Debian 11 (e atualizar os repositórios de terceiros correspondentes no sources.list – o ideal, pois aí você tem alguma garantia do criador), ou, se o programa for de código aberto, passar pela inconveniência de compilar.

Se você adicionar os backports e nonfree do Debian 11, vai funcionar normal. Caso contrário, você vai ficar com programas proprietários antigos (talvez não funcionais) depois da atualização ou (mais provável) o apt vai impedir sua atualização de ocorrer, novamente, devido a incompatibilidades de versão.

Sem maiores detalhes não dá dizer nada. Não sabemos se sua placa, por exemplo, vai perder suporte do driver proprietário entre uma versão e outro.

2 curtidas

Obrigado.
Resumindo; Debian 10 até o fim deste Notebook então.
Obrigado amigão .