Olá!
É possível fazer o upgrade do processador do Acer 1-571-6601?
Se for possível, como vejo quais são as opções compatíveis?
Seguem telas do CPU-Z com informações:
Muito obrigado!
Olá!
É possível fazer o upgrade do processador do Acer 1-571-6601?
Se for possível, como vejo quais são as opções compatíveis?
Seguem telas do CPU-Z com informações:
Muito obrigado!
Bom… Aparentemente é possível com base neste vídeo, pois o CPU não é soldado na placa mãe, mas se vale a pena é outra história, porque tu tem que catar um processador com final M (mobile) de terceira geração no mercado de usados, fora que o trabalho de abrir será bem chatinho.
Source: Possible to upgrade i3-3110M to i5-i7? | Tom's Hardware Forum
Baseado no Socket da placa mãe teria essas opções:
Socket G2 / Socket rPGA988B (cpu-world.com)
Você tem 2 cores e 4 threads.
Eu tentaria passar pra 4 cores e 8 threads.
Mas… tem q pesquisar bem isso aí. Não tenho certeza se é tão simples.
Muito obrigado, @JG22.
Concordo com você. Creio que é muito trabalho para pouco retorno.
Acho que vou esperar e montar um desktop quando a crise dos chips der uma aliviada.
Obrigado, mais uma vez.
É muito dificil/raro ter notebook que seja possível trocar de CPU (Principalmente os antigos).
Já tentou considerar aumentar a memória RAM do Notebook e trocar o HD por um SSD? (Isso se já não tiver feito um dos 2)
Já fiz os dois: SSD e memória no máximo (2x 4gb).
A máquina está aguentando bem, já que meu uso é basicamente de escritório. Contudo, faço virtualização do MacOs para usar dois programas que, apesar de leves, só têm no Mac. Estou usando o Mojave para deixar mais leve, mas passando disso já fica meio lento.
Enfim, vou aguardar mesmo. De qualquer maneira, obrigado pela indicação.
Segundo o site da intel, ele aceita no máximo mesmo 32GB DDR3…agora a questão é se da pra achar essas memorias baratas por aí (2x16GB)
Existe o fator limitante que é a placa mãe aceitar até x Gb de memória ram. Tenho um laptop similar ao do OP, porém com um i5 3230M, e o máximo que ele aceita são 2x8…
Eu já discordo, podes usar um i7 aí… tem na tabela acima. Acha pouca diferença? Com o dobro de núcleos.
Talvez o custo seja a real questão se vale a pena.
De uma olhada no fórum da Acer, tem uma lista de processadores compatíveis
Normalmente produtos da Acer são atualizáveis, então acredito que o processador não seja soldado. Agora, é algo bem raro de ser ver alguém fazer upgrade de processador em laptop, imagino que deva ser algo bem trabalhoso e delicado.
O tamanho máximo suportado depende não apenas do processador, mas também da placa-mãe. Se o processador consegue trabalhar com 32 GB, mas a placa-mãe reconhece menos, prevalece o limite da placa (que é geralmente o fator limitante em notebooks).
O i7 daria um ganho de desempenho gritante sim… Mas aí entram outras muitas questões. Primeiro, como comentado, o custo. Tem que ver se o valor do chip em si compensa. Depois, e não menos importante, compatibilidade.
Em notebooks, não basta que o socket permita a troca, precisa verificar: 1) Se a fonte fornecida teria capacidade suficiente para alimentar um processador de maior consumo; 2) Se o circuito regulador de tensão da placa-mãe suportaria fornecer tamanha corrente; 3) Se o sistema de refrigeração projetado para o notebook teria folga suficiente para acomodar o TDP extra.
São muitas variáveis aí… E, segundo o link do fórum da Acer enviado pelo colega @tiagoquintino, o notebook parece não ter estrutura para suportar processadores mais potentes.
Isso depende mais da Intel, na verdade. O socket PGA utilizado por esse processador permite a troca. Se fosse um BGA, seria soldado (e não há como o fabricante do notebook mudar isso, apenas se escolher outro chip).
Estas variáveis que vocês citaram foram determinantes na minha escolha de aguardar e comprar um outro computador mais tarde:
Preço do processador / instalação trabalhosa / detalhes técnicos de compatibilidade / minha real necessidade neste momento.
O ganho de desempenho seria apenas para melhorar a experiência de virtualização, então não é algo imprescindível. O Elementary OS está rodando perfeitamente e me atendendo bem.
As informações que todos vocês partilharam são muito úteis e agradeço a cada um pela contribuição.
Eu citei o fabricante, porque normalmente a placa-mãe dos notebooks Acer é de fabricação própria.