Acabei comprando um Lenovo Ideapad slim 3 e não quero colocar minha conta no lux. Eu quero saber como trocar para o Zorin os (que está sendo a minha primeira distro) sem precisar colocar a minha conta e, se eu for obrigado, como eu faço?
Faça um pendrive bootavel com a imagem do Zorin Os baixada do site oficial.
Link: Zorin OS - Make your computer better.
Baixe algum programa para fazer o pendrive bootavel, se for baixar por um PC com Linux também, tem o Balena Etcher, e o Ventoy.
Faça isso com um pendrive vazio ou formatado.
Depois plugue o pendrive em alguma porta USB do Notebook (Com ele desligado), agora inicie ele e entre na tela de boot (Pesquisando, provavelmente é a tecla F12, depois de aparecer a logo), e selecione o pendrive, daí é seguir com que o sistema pedir, e correr pro abraço!
Se eu já tiver o Zorin os no meu Pendrive, é só colocar no computador e simplesmente dar boot? Se for assim (espero), agradeço ![]()
Não, você tem que criar o arquivo que possibilita a gravação do disco, tipo o ventoy ou balena etcher.
Ventoy: https://www.ventoy.net/en/index.html
Criando o ventoy:
Lembrando que pra linux algumas distros necessitam da desativação do secure boot, em algumas(como no mint, no meu caso pois esqueci de desativar antes kkkkk) o ventoy criava um certificado que as chaves UEFI dos computadores aceitavam.
Uma retifica, acho que todas são necessarias a desativação do secure boot, ir sem deve dar dor de cabeça…
Ah entendi, mas precisaria excluir o Zorin os do pendrive e colocar o novo?
Não, você não precisa, mas tira ele do pendrive e faz o processo do ventoy, pois durante o processo o pendrive é formatado e tudo se perde.
O Ventoy simula um disco(Cd/Dvd).
Antes pra instalar sistema operacional, você precisava de um disco com UM SISTEMA SÓ.
O ventoy você pode colocar quantos puder, ele é multiboot.
E ainda serve de forma de recuperação se seu sistema for pras cucuias…Volta zerinho zerinho.
Exemplo usando Balena Etcher, detalhe que só não dei “Flash” pq esse pendrive já tem coisa dentro.
Abre o programa na pasta
Depois selecione a “ISO”, usei do Arch como exemplo, clicando em “Flash From File”
Depois selecione seu pendrive.
Marque ele…
Agora clique em “Flash”. Te lembrando novamente que ele vai apagar TUDO do pendrive, se for importante, faça backup dos dados nele.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.