Uma opinião justa sobre o Mint

2 Curtidas

Sim! Eu vi esse vídeo nesses dias e concordo bastante com o cara. O Mint não tem tanto “glamour” quanto o Ubuntu, mas faz tudo muito bem.

1 Curtida

Traduzindo: uma empresa com muita grana para investir.

Não necessariamente. Não me refiro sobre o potencial econômico das duas, mas sim do sistema. O Ubuntu parece se focar mais no tema, no visual dos ícones, nos efeitos, … Enquanto o Mint é mais prático, resolvendo os problemas mais sérios.

O Mint já vem com o Firewall e o Backup já instalados, tem o melhor atualizador do sistema, oferece várias cores de temas, … Agora tem o recurso de cópia, que acho que vai ajudar muito especialmente numa situação de escritório/laboratório, em que uma pessoa quer transferir um arquivo só para outra, sem ter que configurar um monte de coisas no Samba ou ter que enviar pra um Driver na Nuvem. Tem pouquíssimos bugs no geral, e alguns detalhes como mudar a entrada/saída de som, sem precisar de uma extensão de terceiro, fornecer o instalador do Wine já com tudo preparado (pacote wine-installer), …

São pequenos caprichos que o Ubuntu fazia la no início, e que o tornaram tão conhecido, mas que depois simplesmente pararam de fazer, passando a focar mais em outros aspectos, principalmente o comercial e servidores.

2 Curtidas

Então… sempre ouço coisas do tipo… “Ah… mas o Mint não sai disso… não tem Marketing forte, não correm atrás de parcerias pra fornecer o sistema instalado em PC’s, Notebooks e etc”

Mas ninguém parou pra pensar… “É isso o que eles realmente querem ?” Será possível que uma distro que está a esse tempo na estrada, reconhecida por canais internacionais teria dificuldades de expandir, ou achar alguma distribuidora de hardware que vendesse os produtos com o Mint pré-instalado, inclusive online ?

Na minha opinião o foco deles não é competir com Canonical, Suse, Redhat etc, e sim fornecer a todos os usuários um sistema prático e funcional tanto para quem está caindo de pára-quedas no mundo Linux, como usuários intermediários e avançados que querem simplesmente que o sistema funcione para executar suas atividades profissionais ou recreativas.

Eu mesmo torci muito o nariz p/ o Mint, justamente pela interface “Like Windows”, mas com o passar do tempo fui entendendo o porque a interface é assim… Ex… no Cinnamon, você pode desinstalar um app direto do menu de aplicativos, sem precisar acessar a loja e tão pouco ter que ficar caçando pasta pra deletar ícones e resíduos de apps / apps wine já desinstalados… já devem ter entendido a referência :wink:

Enfim… depois de muitos acontecimentos eu chego na conclusão que é uma das distros mais focadas na filosofia Linux… no usuário como prioridade… e se o foco deles são as melhorias sob o capô, do que encher o sistema de firulas que podem trazer problemas, eu prefiro o meu sistema funcionando, visto que ele é só uma ferramenta p/ eu executar o meu trabalho.

Não quero ter que ficar decorando teclas de atalho, pra mim basta a tecla Super + nome do app que vou utilizar que está ótimo… o fator milisegundos pra mim é irrelevante, não estou numa linha de produção com soldados pressionando psicologicamente rs.

8 Curtidas

Exatamente, cara! Concordo com tudo.

1 Curtida

O mint é um excelente sistema pra quem ta começando no mundo linux, inclusive foi o meu primeiro sistema.

Eu não sei se existe alguma estatística, mas tenho quase certeza que o mint é o sistema linux mais usado no Brasil olhando os fóruns e comentários no yt, tenho a impressão que a grande maioria é Mint e justamente por causa desses pontos.

Eu saí do mint mais por causa de “perfumaria” mesmo, acho ele um pouco feio e meio estranho, mas ele funciona pro que se propõem e sempre que aparece alguém com um notebook velho de guerra querendo dar uma sobrevida eu coloco um mint pra pessoa

Olhando no Google Trends, não é bem isso não.

O Trends é apenas uma estatística de pesquisa e não de uso… se fosse se basear por ele, então as pessoas teriam mais BMW do que FIAT no Brasil :roll_eyes:

Pra uma informação precisa só se tivesse Telemetria obrigatória em todos os sistemas operacionais… como o Ubuntu é referência aos .deb (como a Redhat aos .rpm), é mais do que lógico aparecer lá em cima… sem contar a documentação ampla (que serve para a maioria das flavours)

1 Curtida

A mesma coisa comigo, cara.
Foi minha primeira distro.
Saí dela por não me adaptar e, também, por causa de “perfumaria”. Acho ele horroroso!!
Saí dele, foi pro Kubuntu e agora estou usando o Pop!_OS 20.04.
Mas assim, tanto com o Mint quanto com o Kubuntu, eu tive que aplicar temas pra deixar com a aparência legal pro meu gosto.
A única distro que não senti necessidade disso, já que ela é bonita pra caramba out-of-the-box, foi o Pop!_OS, mesmo.
Ontem baixei a ISO do Mint 20 pra dar uma olhada em VM e não me chamou nenhum pouco a atenção.

Faço das palavras do Fábio as minhas.

Eu acho incrível como bastante coisa vem facilitada no Mint. Um iniciante no mundo Linux não vai precisar abrir um terminal na maioria das vezes que ele tiver um problema. É um sistema para iniciantes se sentir “em casa”, não para power users esperando um Arch da vida.

2 Curtidas

Concordo com o que disse e gosto do Mint como ele é!

Eu instalei o Mint 20 na minha máquina (estava com o Mint 19.3 antes) e estou muito satisfeito. Percebi melhorias sutis que tornaram o Mint ainda melhor sem alterar sua essência. Estou fazendo tudo que fazia antes com muita fluidez. Uso LibreOffice, Gimp, Inkscape, Microsoft Teams (faculdade), Google Chrome, Jogos da Steam e Lutris tudo com perfeição e sem problemas, apenas um “probleminha” com o cursor do mouse que postei nesse tópico: Cursor do mouse some sozinho Mint 20
Estou muito feliz com o Mint 20 como sempre!

1 Curtida

Eu até tentei sair do mint, mas eu gosto da facilidade dele, já instalei um arch, mas voltei ao mint, fazendo uma comparação meio ruim, mint é um miojo, simples e pratico, e rapidão ta pronto, mas eu não sou fã do tempero q vem junto, então faço um outro tempero do meu jeito, q demorou mais pra ficar pronto.

Personalizo tanto q quando fui ver a 20 estranhei aquilo

7 Curtidas

A comparação com miojo fez o meu dia.

2 Curtidas

Fiquei curioso, vou ver o vídeo depois e instalar o Linux Mint 20 aqui pra ver como ele tá.

Eu não consigo instalar o Mint 20 no meu notebook,

Lenovo, ideapad L340 Gamer

Ele sempre trava, mesmo quando eu inicio com compatibilidade e segurança do boot desativada.

Verifica se ele instalou arquivo de Swap, tem tópico aqui no fórum

Mostra pra gente como ficou seu desktop personalizado.

imagem velha q postei aqui a um tempo, mudei o wallpaper mais o resto é o mesmo, botei mais alguns apps e applets
image

3 Curtidas