Uma duvida sobre Steam Session

Tenho observado um comportamento bastante específico em alguns jogos, principalmente os que utilizam a Unreal Engine 5. Desde o lançamento, venho jogando Oblivion Remastered e, como já comentei aqui no fórum, ele apresenta muito menos bugs no Linux em comparação ao Windows, embora com um desempenho um pouco inferior. No entanto, ao executar esses mesmos jogos no Linux dentro de uma Steam Session utilizando o gamescope como compositor, o desempenho praticamente dobra, chegando muitas vezes a superar o próprio Windows. Gostaria de saber: vocês também têm notado essas circunstâncias ou isso acontece apenas no meu sistema?

Eu não vou saber te responder, mas eu gostaria de saber como você faz para ter uma Steam Session para executar jogos pelo GameScope, pode compartilhar seu método?

Eu uso Bazzite, ele cria automaticamente uma sessão steam com gamescope, qual método você usa?

Depende do sistema. Pelo que sei, tanto o Fedora quanto o Arch (que estou usando), junto com seus derivados, já vêm com os pacotes necessários prontos. No Arch, basicamente é preciso ativar o Chaotic-AUR, o YAY e o repositório Multilib — que são essenciais para jogos. Depois, é só instalar os pacotes do Steam, o gamescope-git (versão mais atualizada) e, em seguida, o gamescope-session-steam-git. Com isso, tudo já esta funcionando.
Ao ligar o PC, na hora do login, aparecerá a opção de iniciar a sessão Steam. Basta trocar — no meu caso, troco da sessão GNOME para a sessão Steam.

1 curtida

Por quê há a necessidade do Chaotic-AUR?

Steam Session dele funciona melhor, tem no padrão mas o dele é mais completa

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.